Sobre a Revista

A Revista Diversidade & Educação é um periódico de divulgação científica, semestral, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola, da Universidade Federal do Rio Grande do Rio Grande - FURG. A revista tem por objetivo divulgar pesquisas e relatos de experiências educativas inéditos, nas temáticas de corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais. Tem como foco textos que tratem dessas temáticas, no espaço escolar e em outros espaços educativos. Recebe artigos para dossiês e fluxo contínuo para as 03 seções da Revista: Diversidade em Debate, Cotidiano da Escola e Espaços Educativos. O público-alvo são estudantes, professores/as, pesquisadores/as da área da educação, além do público interessado na área. A Revista é Qualis A4 da Capes.

Anúncios

Novo número publicado!! Dossiê Resistências criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários

18-08-2025

Foi publicado o volume 13, número 1 de 2025 que apresenta textos e uma entrevista com a Profa. Dra. Nilma Lino Gomes no Dossiê Resistências criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários. Também foram publicados textos da demanda contínua nas 3 seções da revista: Diversidade em Debate, Cotidiano da Escola e Espaços Educativos.

Saiba mais sobre Novo número publicado!! Dossiê Resistências criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários

Edição Atual

v. 13 n. 1 (2025): Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários
Publicado: 16-08-2025

Expediente

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19818
    Joanalira Corpes Magalhães
    1-4

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários

  • APRESENTAÇÃO DOSSIÊ TEMÁTICO RESISTÊNCIAS CRIATIVAS: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA EM TEMPOS REACIONÁRIOS.

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19931
    Alexandre Bortolini, Alexsandro Rodrigues, Cláudia Vianna
    5-9
  • ENTREVISTA NILMA LINO GOMES EQUIDADE RACIAL E DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DESAFIOS PERSISTENTES E PERSPECTIVAS DE TRANSFORMAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19944
    Alexandre Bortolini, Alexsandro Rodrigues, Cláudia Vianna
    10-29
  • TRANS-VERSALIZAR A CISNORMATIVIDADE ESCOLAR COM OS CONTOS DAS DIFERENÇAS

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19123
    Fernando Seffner, Freda Corteze
    30-50
  • “COM VIADO NEM O DIABO PODE” ‘GONGAÇÕES’ CRIATIVAS EM TEMPOS REACIONÁRIOS DE DISPUTAS COM GÊNEROSEXUALIDADES

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19126
    José Rodolfo Pereira, Jeane Félix, Ana Cláudia Rodrigues
    51-72
  • ORÁCULOS NA SALA DE AULA RESISTÊNCIAS CRIATIVAS EM EDUCAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19143
    Ana Rita Mayer, Martha Narvaz
    73-93
  • INCLUSÃO EM DISPUTA CAMINHOS DA EDUCAÇÃO LGBTQIAPN+ NO BRASIL E NA ESCÓCIA

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19134
    Amanda de Mendonca, Denize Sepulveda
    94-116
  • GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISPUTA POR UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA EM TEMPOS DE RETROCESSO

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19199
    Camila Borges dos Anjos, Natan Canever
    117-140
  • EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE PERSPECTIVA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE BELÉM DO PARÁ

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19196
    Hanna Tamires Gomes Corrêa Leão Teixeira
    141-162
  • EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS BRASILEIRAS UMA BREVE ANÁLISE DOS DOCUMENTOS NORTEADORES

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18947
    Nathaly Martinez Alves, Andreza Marques de Castro Leão, Raul Aragão Martins
    163-180
  • TRAJETÓRIAS EM EDUCAÇÃO SEXUAL DE JOVENS ADULTOS NO DISTRITO FEDERAL, BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19057
    Silvia Beatriz Moreno Diniz, Alice Salgado Oliveira, Cláudia de Oliveira Alves
    181-205
  • GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA COMO RESISTIR E ACOLHER

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19026
    Luana Pires Barbosa, Cláudia Pereira Vianna
    206-228
  • CORPOS EM MOVIMENTO NA ESCOLA ROMPENDO BARREIRAS DE GÊNERO ATRAVÉS DAS PRÁTICAS CORPORAIS

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19176
    Amanda Dória de Assis
    229-243
  • PRETAGOGIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO COTIDIANO ESCOLAR DAS REFLEXÕES ÀS PRÁTICAS

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19116
    Josimar Santana Silva
    244-262
  • “EU TINHA MEDO DE FALAR SOBRE ISSO” GÊNERO, SEXUALIDADE E DOCENTES LGBTQIA+ NA ESCOLA

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19103
    Janivaldo Cordeiro, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
    263-287
  • PRÁTICAS CORPORAIS E GÊNERO A PRODUÇÃO DA SUBJETIVIDADE VIRIL NA ESCOLA

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19128
    Sra. Jerlane Santos Abreu, Sr. André Luiz França Alves, Lívia de Rezende Cardoso
    288-310
  • GRUPO DE APOIO PSICOSSOCIAL A JOVENS LGBTQIA+ A PRODUÇÃO DE ESPAÇOS COLETIVOS COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS CISHETERONORMATIVAS EM UMA ESCOLA DA PERIFERIA DE FORTALEZA(CE)

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19184
    Laisa Forte Cavalcante, João Paulo Pereira Barros, Natália Matos de Souza, Lívia Lima Gurgel
    311-331
  • NÃO É IDEOLOGIA, É LEI FUNDAMENTOS LEGAIS PARA AÇÃO DOCENTE EM GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19098
    Gabriela Bieger Reyes, Cristiane Rollsing Teixeira, Denise Quaresma da Silva
    332-355
  • DIVERSIDADE E EMPATIA UMA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19033
    Bruno de Alencastro Louzada, Francieli Luana Sganzerla, Carla Beatriz Spohr, Thais Menezes de Oliveira Soruco
    356-374
  • GÊNERO UMA CATEGORIA PARA A CIÊNCIA E PARA A POLÍTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA DO PNLD 2018

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19165
    Marcia Menezes
    375-394
  • EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE E PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE) DIÁLOGOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO OESTE CATARINENSE

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19162
    Bruna Bruna Bartolomey, Eduarda Luiza Maciel da Silva, Claudio Caludino da Silva Filho, Jonatan Pellenz
    395-412
  • A MOLECAGEM COMO A ARTE DE FAZER DAS MENINAS EM DISSIDÊNCIA DE GÊNERO

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19097
    Fernanda de Oliveira, Alexsandro Rodrigues
    413-433
  • A EDUCAÇÃO PARA AS SEXUALIDADES PELA ÓTICA DE MÃES, PAIS E RESPONSÁVEIS POR ESTUDANTES

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18648
    Fernando Soares da Silva Neto, Joseval dos Reis Miranda
    434-459
  • TRANSGREDINDO O ENSINO DISCUSSÕES SOBRE O PROCESSO EDUCATIVO A PARTIR DE BELL HOOKS

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19073
    Ana Carolina Cerqueira Medrado, Virgínia da Silva Corrêa
    460-483
  • DESAFIANDO A PRETENSA NEUTRALIDADE DA MATEMÁTICA DEBATES INTERSECCIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18873
    Monike Alves Gouvea
    484-506
  • A POESIA SALVA JUVENTUDE(S), SARAU DA ONÇA E A EDUCAÇÃO POPULAR

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18905
    Tatiane Pereira dos Santos, Marcos Luciano Lopes Messeder
    507-532
  • A CIÊNCIA REIMAGINADA NARRATIVAS DE INCLUSÃO E REFLEXÕES ESTUDANTIS

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18872
    Artur Antunes Valgas, Tatiane Alves Gonçalves , Luan Nascimento Pires, Daniela Letícia Knob, Andrea Pires da Rosa
    533-559
  • “OS HOMOSSEXUAIS NÃO ENTRARÃO NO REINO DOS CÉUS” NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DE UMA BICHA, PRETA E PROFESSOR CURIOSO

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19138
    Joatan Nunes Machado Junior, Camila Altivo, Margareth Diniz
    560-583
  • CORPO-TERRITÓRIO ENTRELAÇANDO GÊNEROS E SEXUALIDADES NO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DE UM CURSO DE (FORM)AÇÃO DOCENTE

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19125
    Nil Sacramento de Sousa, Rafael Chaves, Tiago Dionisio
    584-608
  • FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL ANÁLISE DA DISCIPLINA "GÊNERO, RAÇA/ETNIA E POLÍTICA SOCIAL" EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19149
    Dyana Helena Souza, Carolina Alves Leite, Lucélia Luiz Pereira, Stephany Cecília Rocha Damasceno
    609-626
  • A QUEM INTERESSA O SILÊNCIO? UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA DIVERSIDADE SEXUAL NA GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19081
    Jaqueline de Melo Barros , Nilza Rogéria de Andrade Nunes
    627-652
  • NOME SOCIAL COMO PRINCÍPIO IDENTITÁRIO PARA PRESERVAÇÃO DA PERMANÊNCIA DE TRAVESTIS E TRANSSEXUAIS NO ENSINO SUPERIOR

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19085
    Thiago Luiz Sartori, Cláudia Rosa Acevedo
    653-666
  • AS POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUTOS FEDERAIS DO SUDESTE DO BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19121
    Maria Auxiliadora de Almeida Arruda, Marcelo Moraes
    667-688
  • BICHASPRETASPERIFÉRICAS EM DIÁLOGO CARTAS PEDAGÓGICAS COMO DOCUMENTAÇÃO NARRATIVA DE EXPERIÊNCIAS NA PÓS-GRADUAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19147
    Antônio Cícero de Andrade Pereira, Daniel Amâncio de Oliveira
    689-714
  • EDUCAÇÃO EM GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NO IFRS CAMPUS BENTO GONÇALVES

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19129
    Robert Reiziger de Melo Rodrigues, Leticia Schneider Ferreira
    715-733
  • A INTELIGIBILIDADES DISCENTES SOBRE GÊNERO E VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E SUAS RELAÇÕES COM AS AÇÕES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA PÚBLICA INTEGRANTE DO NÚCLEO DE ESTUDOS DE GÊNERO E ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER (NEG)

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19141
    Fernanda Sardelich Nascimento, Julyana Kalyne Henrique da Silva
    734-758
  • BANHO DE LUA MOVIMENTOSSABERES SAPATÃO NA TRAVESSIA POÉTICAERÓTICA ENTRE EXTENSÃO, PESQUISA, AFETO E INSUBMISSÃO

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19191
    Maria Lizandra Mendes de Sousa, Zuleide Paiva da Silva
    759-784
  • EDUCAÇÃO EM GÊNERO NA SAÚDE FORMAÇÃO PARA O ATENDIMENTO DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E SEUS EFEITOS NOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19136
    Francisca Talicia Vasconcelos Pereira, Natália Santos Marques
    785-807
  • DE QUANDO ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO ENCONTRA UM VESTIDO DE NOIVA O TEATRO PERFORMATIVO COMO PRÁTICA EDUCATIVA A DESFIAR A MULHER DO PATRIARCADO

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19163
    Kelly Helena Santos Caldas, Michele de Freitas Faria de Vasconcelos
    808-831
  • LITERATURA E ARPILLERAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES BORDANDO REFLEXÕES E AFETOS COM AGULHAS E LINHAS

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18751
    Brenna Izabella Rodrigues Barbosa, Gabriel Barra Falconieri Oliveira, Denise Stefanoni Combinato, Silvia Maria Cintra da Silva
    832-850
  • ENTRE SILENCIAMENTOS E CONQUISTAS ESCREVIVÊNCIA DE UMA DOCENTE NEGRA COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19079
    Driele Luize Silva, Raquel Brandão Pereira
    851-869
  • REIMAGINANDO A SALA DE AULA CINEMA INDÍGENA E TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NA PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18651
    Janine Monteiro Moreira Bonanno Gomes, Ana Lucia Nunes de Sousa
    870-891
  • SABERES QUE LIBERTAM O PAPEL DA UNIVERSIDADE NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E AUTONOMIA DAS MULHERES NEGRAS

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18919
    Aline Matos Santos, Adriana Carneiro da Silva
    892-911
  • AÇÕES AFIRMATIVAS E RELAÇÕES RACIAIS NO ENSINO SUPERIOR ACESSO, PERMANÊNCIA E EXPERIÊNCIAS

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18951
    Luiz Gustavo Borges do Rosario
    912-926
  • EDUCAÇÃO INTEGRAL EM SEXUALIDADE NA PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS POSSIBILIDADES DIDÁTICAS A PARTIR DE ESCREVIVÊNCIAS

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19168
    Luciana do Nascimento Dantas de Cesar, Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda
    927-948
  • DA HISTÓRIA (NÃO) CONTADA À FABULAÇÃO CRÍTICA POSSIBILIDADES DE UM RECRIAR DE HISTÓRIAS DE MULHERES NEGRAS

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18976
    Juliana Farias Santos
    949-965
  • EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA EM AÇÃO O PAPEL DE UM SINDICATO DOCENTE NA DESCONSTRUÇÃO DO RACISMO ESTRUTURAL EM CURITIBA

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19022
    João Paulo de Souza da Silva, Vanessa Ascenção Monteiro
    966-985
  • IMPACTOS DO SOFRIMENTO PSÍQUICO E ÉTICO - POLÍTICO EM MULHERES AMAZÔNIDAS, RACIALIZADAS E RETERRITORIALIZADAS NO ENSINO SUPERIOR UMA ANÁLISE INTERSECCIONAL

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19189
    Janaina Leia Passos da Silva, Jhanine Magalhães Cabral, Rafaele Cristina de Souza Queiroz, Breno de Oliveira Ferreira, Adria de Lima Sousa, Iolete Ribeiro da Silva
    986-1012
  • DA ZONA SUL PARA O MUNDO TRÊS ARTISTAS NEGRAS E A POTENCIALIDADE PEDAGÓGICA DE SUAS PRODUÇÕES NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19151
    Camila Nunes da Costa, Monique Priscila de Abreu Reis, Tatiane Cosentino Rodrigues
    1013-1039
  • SAMBA NA ESCOLA CULTURA POPULAR E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19150
    Albert Alan de Sousa Cordeiro, Lucia Isabel da Conceição Silva
    1040-1060
  • RESISTÊNCIAS E RESSIGNIFICAÇÕES DE VIVÊNCIAS DE RACISMO FORMAÇÃO CRIATIVA EM PESQUISA-DOCUMENTÁRIO

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19115
    Eliane Alves, Ronaldo Gomes-Souza, Valexa Moraes de Barros, Lilianny Carvalho de Oliveira Costa, Mariana Rosa Rocha da Silva
    1061-1084
  • RETRATOS AFRODIASPÓRICOS E EDUCAÇÃO UM RELATO DA EXPERIÊNCIA-PILOTO DE ELABORAÇÃO DA IMAGEM DE SUJEITOS ESCRAVIZADOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19064
    Carolina Dantas de Figueiredo, Ivan da Costa Alecrim Neto
    1085-1102
  • FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EQUIDADE RACIAL E A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO EM REDE

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19198
    Maria Aparecida Cirilo, Viviane Ines Weschenfelder
    1103-1125
  • A PRÁXIS DO SABER-FAZER HISTÓRICO ANTIRRACISTA NOS USOS DE OBRAS ARTÍSTICAS DE ANTONIO OBÁ PARA O ENSINO DOS VALORES CIVILIZATÓRIOS AFRO-BRASILEIROS

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18902
    Pedro Alves de Souza Neto, Tatiana Silva de Lima, Ana Meire Tibúrcio
    1126-1148

Diversidade em Debate

  • PERSPECTIVAS E EXPERIÊNCIAS DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.17244
    Leticia Marques Valli, Sabrina Mazo D'Affoseca, Maria Beatriz Reis Dionísio
    1149-1175
  • EDUCAÇÃO POPULAR, LEGADO FREIREANO E INDÍCIOS DE UMA EDUCAÇÃO SEXUAL TRANSGRESSORA

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.17542
    Fabiana Rodrigues de Sousa, Julio Cesar Souto
    1176-1191
  • CÂNCER NA COMUNIDADE LGBTQ+ UMA REVISÃO DE ESCOPO E ANÁLISE DE MANEJOS, PREVALÊNCIA E DESAFIOS

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18037
    Thiago Ferreira Abreu, Clarice Alves Bonow, Luciano Silveira Pacheco de Medeiros, Paula Regina Humbelino de Melo, Tatiana Souza de Camargo
    1192-1213
  • “DIZEM QUE LÁ É MELHOR” LUTO E RESISTÊNCIA NO FILME “MULHER DO PAI” DE CRISTIANE OLIVEIRA

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18028
    Héctor Luis Baz Reyes, Augusto Claudio Andrés Obando Cid
    1214-1236
  • TEMÁTICAS SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA OBTIDAS POR MEIO DE GRUPOS FOCAIS UMA REVISÃO INTEGRATIVA

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18302
    Beatriz Sousa da Fonseca, Mayara Almeida Martins, Guilherme Malaquias Silva, Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic, Maria de Fátima Garcia Lopes Merino
    1237-1259
  • EXPLORANDO FRONTEIRAS UMA ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18521
    Uanderson da Silva Lima, Morgana Domênica Hattge
    1260-1280
  • SANGRAR É VERBO NARRATIVAS MENSTRUAIS E OS SILÊNCIOS ROMPIDOS NA LITERATURA INFANTOJUVENIL

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18432
    Michelle Brugnera Cruz Cechin, Cristianne Maria Famer da Rocha
    1281-1305
  • AÇÕES E POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA DE GÊNERO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18554
    Giordana Rodrigues Chaves, Yáscara Koga, Evandro Guindani
    1306-1330
  • AS VOZES DAS FILÓSOFAS O SILENCIAMENTO DAS MULHERES EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA COMO FORMA DE VIOLÊNCIA EPISTEMOLÓGICA

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18602
    Carolina Romanazzi
    1331-1345
  • A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NO PROCESSO TRANSEXUALIZADOR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18694
    Amanda Neves da Costa, Gabriel Felipe da Silva Tardin Alves, Débora Andrade Caetano
    1346-1368
  • A EDUCAÇÃO FÍSICA E DIVERSIDADES OS ESPORTES NAS FRONTEIRAS DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL QUEER

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19001
    Rafael Santiago de Souza
    1369-1395
  • PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL NAS SALAS DE REFERÊNCIA RELATOS E REFLEXÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18739
    Leandro Antunes
    1396-1418
  • SEXO COMO FALSO OBJETO EMPÍRICO UMA CRÍTICA A PARTIR DO CONCEITO DE GÊNERO COMO PRÁTICA DISCURSIVA E CORPORAL

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19061
    Juliane Priscila Diniz Sachs, Clair de Luma Capiberibe Nunes, Denise Caroline de Souza, Irinea de Lourdes Batista
    1419-1443
  • A TRANSVERSALIDADE DO TRANSFEMINISMO NAS CIÊNCIAS

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18532
    Isabela Figueiredo da Rosa, Janes Specht Marchand da Silva, Angélica Conceição Dias Miranda
    1444-1465
  • ENSINO RELIGIOSO NÃO CONFESSIONAL E ORIENTADO POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA IMPRESCINDIBILIDADE, DOCUMENTOS E EXPERIÊNCIAS

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.16930
    Elen Sabrina Assis Costa, Heiberle Hirsgberg Horácio
    1466-1490

Cotidiano da Escola

  • O PAPEL DO DOCENTE NO ENFRENTAMENTO DO BULLYING LGBTFÓBICO

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.17185
    Samuel Santos da Silva, Daniel Silva Alvarenga Costa , Daniara Rayane e Silva, Fausto de Melo Faria Filho
    1491-1505
  • POR UM CURRÍCULO INTERCULTURAL NOS ANOS INICIAIS A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 11.645/08 NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UMA ESCOLA DE JUARA-MT

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.16770
    Amanda Pereira da Silva Azinari, Waldineia Antunes de Alcântara Ferreira, Andresa Fernanda Almeida de Oliveira
    1506-1521

Espaços Educativos

  • BILLY ELLIOT PROBLEMATIZANDO SABERES E PODERES RELACIONADOS AO GÊNERO, À SEXUALIDADE E À INFÂNCIA

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18953
    Neil Franco
    1522-1534
Ver Todas as Edições