Edições anteriores

  • Dossiê Gêneros e sexualidades: práticas e pesquisas desobedientes e libertárias na educação em ciências e na educação matemática
    v. 12 n. 2 (2024)

    Abordar e construir práticas relacionadas com as diversidades sexuais e de gênero nos contextos educativos implica desobediências, resistências e luta por liberdade. Nos últimos anos, intensificaram-se os discursos de perseguição e censura a essas pautas nas escolas, ao mesmo tempo que as violências contra as mulheres, LGBTIAPNB e outros grupos minorizados socialmente também se avolumaram. Tais discursos interseccionam-se com outros fenômenos atuais como o negacionismo científico, a desvalorização da ciência, a pós-verdade, o fomento à disseminação de fake news e de conspirações pseudocientíficas, ou seja, as práticas que conformam ataques às conquistas das classes menos favorecidas e aos meios que elas possuem para denunciar as desigualdades e violências vivenciadas. Nesse sentido, pautas em discursos conservadores e neoliberais se articulam para esvaziar a educação de seus sentidos de justiça social e de seu compromisso com a verdade.

    Neste dossiê, propomos esperançar e apontar caminhos e possibilidades construídas em diversos cenários para (d)enunciar, compreender, questionar, superar e transformar as investidas necrófilas na educação, como, também, para enunciar as estratégias e produções que pluralizam práticas libertárias, inventivas e desobedientes das convenções, padronizações e da lógica fascistóide do poder. 

    Propomos essa discussão em Educação em/nas Ciências e na Educação Matemática, por serem esses campos sobre os quais se colocam as expectativas de que as aprendizagens construídas pelas/os sujeitos contribuam para a formação cidadã e política, mas, concomitantemente, por serem essas as frentes mais afetadas pelas recentes políticas educativas.

    Assim, este dossiê busca reunir trabalhos que se propõem transgredir as fronteiras sexuais, raciais, de gênero e de classe em diferentes níveis e modalidades da Educação das/nas Ciências e na Educação Matemática, sob variados enfoques teóricos e metodológicos. São bem-vindas contribuições ao dossiê relacionadas com as seguintes temáticas:

    • Gênero(s) e Educação em Ciências e Educação Matemática;
    • Sexualidade(s) e diversidade sexual e de Gênero na Educação em Ciências e Educação Matemática;
    • Feminismos e Educação em Ciências e Educação Matemática;
    • Educação antirracista e educação das relações etnicorraciais e a Educação em Ciências e Educação Matemática;
    • Decolonialidade na Educação em Ciências e na Educação Matemática.

     

  • Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gênero e Sexualidade
    v. 12 n. 1 (2024)

    Ao partimos da compreensão das juventudes como um construto cultural, histórico, aberto, plural, polissêmico, na medida em que é atravessada por diversos marcadores culturais, no âmbito das relações sociais, interessa-nos congregar nesse dossiê pesquisas sobre as juventudes contemporâneas tendo como áreas de concentração: os Estudos Culturais em Educação, os Estudos de Gênero e Sexualidades, bem como, as análises de autores/as pós-estruturalistas, como Michel Foucault. A fim de contribuir com os estudos nessa área, propomos envolver investigações sobre as juventudes que problematizem as práticas pedagógicas, as instâncias educativas, os artefatos culturais que repercutem e atuam na sua constituição, investindo principalmente, nos ensinamentos produzidos e veiculados sobre corpo, gênero e sexualidade. Compreender e examinar os lugares da cultura, tais como: brinquedos, academias, filmes, séries, músicas, escolas, literatura , revistas, jornais, propagandas, internet, políticas públicas etc. como locais que forjam sujeitos e subjetividades tornam-se interesses desse dossiê: Que saberes e práticas são acionados na produção das juventudes contemporâneas? Quais são os ensinamentos e imperativos que os artefatos analisados buscam constituir para as juventudes? Quais características, comportamentos, habilidades e capacidades esses indivíduos necessitam incorporar? Como o gênero e a sexualidade atravessam e constituem as juventudes? Que atravessamentos e incorporações de gênero e sexualidade estão presentes nas próprias instituições, campos de saber, símbolos e normas relacionadas às juventudes? Quais as implicações do consumo e da cultura do consumo nos processos educativos que formam os sujeitos jovens contemporâneos? Como operam as estratégias biopolíticas e os modos de governar as condutas dos indivíduos interpelados nas sociedades neoliberais? Como gênero e sexualidade, em intersecção com outros marcadores sociais, como raça, escolaridade, religião, pertencimento social, tornam-se centrais nas disputas cotidianas? De que formas podem-se produzir críticas, tensionamentos e intervenções capazes de ampliar compreensões binárias e heteronormativas para as juventudes?

  • Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas
    v. 11 n. 2 (2023)

    O esporte, impulsionado pela visibilidade midiática dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo de Futebol tem promovido a exibição de corpos e subjetividades performantes. A presença de atletas cujos gêneros e sexualidades não se enquadram nas estéticas vigentes das cis-heteronormatividades têm fissurado discursos e representações que operam no sentido de normalizar os modos pelos quais os sujeitos aderem a sua prática. Considerando a pluralidade das manifestações corporais e esportivas, este dossiê tem por objetivo dar luz às pesquisas que as tematizem exemplificando suas dimensões culturais e identitárias, as relações e hierarquias de poder que as constituem ou que podem contribuir para contestá-las. Ao privilegiar tais estudos o dossiê procura analisar os mecanismos específicos através dos quais as práticas corporais e esportivas produzem e transformam as normas de gênero e sexualidade, assim como as formas em que atuam para construir, e/ou pôr em xeque, noções sobre os corpos, suas aparências e potencialidades. Serão benvindas pesquisas produzidas sob variados enfoques teórico-conceituais que se interseccionalizem com a área dos Estudos de Gênero cujo escopo proponha questões analíticas sobre corporalidades e práticas esportivas, para além das constatações do sexo, do gênero e da sexualidade.

  • Dossiê: Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio
    v. 9 n. 2 (2021)

     

    Organizadoras: Vilma Nonato de Brício/UFP e Joyce Otânia Seixas Ribeiro/UFPA

  • v.7, n.especial (2019)

    Número especial sobre as mulheres do Campo, das águas, florestas e cidades: Diversidade, Educação e Feminismos
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