Sobre la revista

La revista Diversidade e Educação (Diversidad y Educación) es una publicación científica semestral del Programa de Posgrado en Educación en Ciencias y del Grupo de Investigación Sexualidad y Escuela de la Universidad Federal do Rio Grande (FURG). La revista tiene como objetivo divulgar investigaciones e informes de experiencias educativas inéditas sobre temas relacionados con el cuerpo, el género, la sexualidad y las relaciones étnico-raciales. Se centra en textos que tratan estos temas en el ámbito escolar y en otros espacios educativos. Acepta artículos para dossiers y flujo continuo para las tres secciones de la revista: Diversidad en debate, Cotidiano escolar y Espacios educativos. El público objetivo son estudiantes, profesores, investigadores del área de la educación, además del público interesado en el tema. La revista tiene la calificación Qualis A4 de Capes.

Avisos

Número actual

Vol. 13 Núm. 1 (2025): Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários
Publicado: 2025-08-16

Expediente

  • Expediente

    Joanalira Corpes Magalhães
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19818

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários

Diversidade em Debate

  • PERSPECTIVAS E EXPERIÊNCIAS DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

    Leticia Marques Valli, Sabrina Mazo D'Affoseca, Maria Beatriz Reis Dionísio
    1149-1175
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.17244
  • EDUCAÇÃO POPULAR, LEGADO FREIREANO E INDÍCIOS DE UMA EDUCAÇÃO SEXUAL TRANSGRESSORA

    Fabiana Rodrigues de Sousa, Julio Cesar Souto Silva
    1176-1191
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.17542
  • CÂNCER NA COMUNIDADE LGBTQ+ UMA REVISÃO DE ESCOPO E ANÁLISE DE MANEJOS, PREVALÊNCIA E DESAFIOS

    Thiago Ferreira Abreu, Clarice Alves Bonow, Luciano Silveira Pacheco de Medeiros, Paula Regina Humbelino de Melo, Tatiana Souza de Camargo
    1192-1213
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18037
  • “DIZEM QUE LÁ É MELHOR” LUTO E RESISTÊNCIA NO FILME “MULHER DO PAI” DE CRISTIANE OLIVEIRA

    Héctor Luis Baz Reyes, Augusto Claudio Andrés Obando Cid
    1214-1236
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18028
  • TEMÁTICAS SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA OBTIDAS POR MEIO DE GRUPOS FOCAIS UMA REVISÃO INTEGRATIVA

    Beatriz Sousa da Fonseca, Mayara Almeida Martins, Guilherme Malaquias Silva, Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic, Maria de Fátima Garcia Lopes Merino
    1237-1259
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18302
  • EXPLORANDO FRONTEIRAS UMA ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL

    Uanderson da Silva Lima, Morgana Domênica Hattge
    1260-1280
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18521
  • SANGRAR É VERBO NARRATIVAS MENSTRUAIS E OS SILÊNCIOS ROMPIDOS NA LITERATURA INFANTOJUVENIL

    Michelle Brugnera Cruz Cechin, Cristianne Maria Famer da Rocha
    1281-1305
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18432
  • AÇÕES E POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA DE GÊNERO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

    Giordana Rodrigues Chaves, Yáscara Koga, Evandro Guindani
    1306-1330
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18554
  • AS VOZES DAS FILÓSOFAS O SILENCIAMENTO DAS MULHERES EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA COMO FORMA DE VIOLÊNCIA EPISTEMOLÓGICA

    Carolina Romanazzi
    1331-1345
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18602
  • A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NO PROCESSO TRANSEXUALIZADOR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Amanda Neves da Costa, Gabriel Felipe da Silva Tardin Alves, Débora Andrade Caetano
    1346-1368
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18694
  • A EDUCAÇÃO FÍSICA E DIVERSIDADES OS ESPORTES NAS FRONTEIRAS DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL QUEER

    Rafael Santiago de Souza
    1369-1395
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19001
  • PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL NAS SALAS DE REFERÊNCIA RELATOS E REFLEXÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Leandro Antunes
    1396-1418
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18739
  • SEXO COMO FALSO OBJETO EMPÍRICO UMA CRÍTICA A PARTIR DO CONCEITO DE GÊNERO COMO PRÁTICA DISCURSIVA E CORPORAL

    Juliane Priscila Diniz Sachs, Clair de Luma Capiberibe Nunes, Denise Caroline de Souza, Irinea de Lourdes Batista
    1419-1443
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19061
  • A TRANSVERSALIDADE DO TRANSFEMINISMO NAS CIÊNCIAS

    Isabela Figueiredo da Rosa, Janes Specht Marchand da Silva, Angélica Conceição Dias Miranda
    1444-1465
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18532
  • ENSINO RELIGIOSO NÃO CONFESSIONAL E ORIENTADO POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA IMPRESCINDIBILIDADE, DOCUMENTOS E EXPERIÊNCIAS

    Elen Sabrina Assis Costa, Heiberle Hirsgberg Horácio
    1466-1490
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.16930

Cotidiano da Escola

  • O PAPEL DO DOCENTE NO ENFRENTAMENTO DO BULLYING LGBTFÓBICO

    Samuel Santos da Silva, Daniel Silva Alvarenga Costa , Daniara Rayane e Silva, Fausto de Melo Faria Filho
    1491-1505
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.17185
  • POR UM CURRÍCULO INTERCULTURAL NOS ANOS INICIAIS A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 11.645/08 NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UMA ESCOLA DE JUARA-MT

    Amanda Pereira da Silva Azinari, Waldineia Antunes de Alcântara Ferreira, Andresa Fernanda Almeida de Oliveira
    1506-1521
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.16770

Espaços Educativos

Ver todos los números