Sobre a Revista

          A Revista Diversidade & Educação é uma revista de divulgação científica semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e do  Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola da Universidade Federal do Rio Grande do Rio Grande - FURG. Publica artigos e relatos de experiências educativas nas temáticas de corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais.
          A revista tem como foco textos que tratem dessas temáticas no espaço escolar e em outros espaços educativos.
          Tem como público-alvo estudantes, professores/as, pesquisadores/as da área da educação, além do público interessado na área em geral.
            Qualis A4.
            ISSN 2358-8853
 

Anúncios

Dossiê Estudos culturais e currículo cultural não escolar: múltiplos artefatos em investigação

18-06-2025

Com muita alegria e potência, apresentamos este dossiê, fruto de uma composição acadêmica e afetiva que reúne seis docentes de quatro instituições (FURG, UFMA, UFRGS e IFRS), que se encontraram no desejo de pensar, tensionar e inventar modos de pesquisar com e a partir do conceito de currículo cultural não escolar. A cada texto, um convite: desestabilizar certezas, abrir perguntas, inventar outros modos de pensar, fazer e viver a educação

Acesse:

 v. 13 n. especial (2025): Dossiê Estudos Culturais e Currículo Cultural Não Escolar: múltiplos artefatos em investigação 

Saiba mais sobre Dossiê Estudos culturais e currículo cultural não escolar: múltiplos artefatos em investigação

Edição Atual

v. 13 n. especial (2025): Dossiê Estudos Culturais e Currículo Cultural Não Escolar: múltiplos artefatos em investigação
					Visualizar v. 13 n. especial (2025): Dossiê Estudos Culturais e Currículo Cultural Não Escolar: múltiplos artefatos em investigação
Publicado: 18-06-2025

Expediente

  • Expediente

    Joanalira Corpes Magalhães
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19494

Dossiê Estudos Culturais e Currículo Cultural não Escolar: múltiplos artefatos em investigação

  • Apresentação

    Paula Regina C. Ribeiro; Danilo Araújo de Oliveira, Joanalira Corpes Magalhães, Juliana Ribeiro de Vargas, Carin Klein, Luciano Nascimento Corsino
    5-10
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19495
  • ENTREVISTA MARLÉCIO MAKNAMARA

    Paula Regina C. Ribeiro; Danilo Araújo de Oliveira, Joanalira Corpes Magalhães, Juliana Ribeiro de Vargas, Carin Klein, Luciano Nascimento Corsino
    11-29
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19496
  • CURRÍCULOS CULTURAIS NÃO ESCOLARES O QUE SE APRENDE AO COLECIONAR PARCELAS DO MUNDO?

    Viviane Castro Camozzato
    30-44
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19442
  • ALFORJES, CANGAÇO E BOIADA ZÉ RAMALHO E UM CURRÍCULO PARA HOMENS NORDESTINOS

    Alcidesio Oliveira da Silva Junior
    45-63
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19441
  • O QUE UM CURRÍCULO CELEBRA? PROBLEMATIZAÇÃO, ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS COM MADONNA

    Alison Santos, Carin Klein, Danilo Araujo de Oliveira
    64-84
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19452
  • “TUDO TEM SEU TEMPO”? GÊNERO E SEXUALIDADE NO 1º WEBNÁRIO DA SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

    Jeane Felix, Joseval dos Reis Miranda
    85-102
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19466
  • PALAVRA MULHER VOZES QUE ECOAM O COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES

    Évelin Pellegrinotti rodrigues, Paula Regina Costa Ribeiro
    103-124
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19451
  • O CURRÍCULO CULTURAL DIAGRAMANDO A SAÚDE DOS HOMENS NO JORNAL

    Ariel Meirelles Danzmann, Paula Klauck, Carin Klein, Danilo Araujo de Oliveira
    125-149
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19468
  • ELENA FERRANTE CENAS DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA TETRALOGIA NAPOLITANA

    Clarice Janaína de Oliveira Gonçalves, Joanalira Corpes Magalhães
    150-164
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19463
  • O CONTO DE FADA CHAPEUZINHO VERMELHO COMO ARTEFATO CULTURAL PRECISAMOS DIALOGAR PELA ESTRADA AFORA

    Tina Daniela Kayser, Luciano Nascimento Corsino
    165-179
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19460
  • COMO O DIÁLOGO ENTRE OS CONTOS DO LIVRO “AMORA” (NATÁLIA POLESSO) E A HQ AUTOBIOGRÁFICA “FUN HOME” (ALISON BECHDEL) PRODUZEM MULHERES QUE AMAM MULHERES?

    Julia Ferri Pinto, Camila Corrêa Pierzckalski, Fernando Seffner, Ana Gabriela da Silva Vieira
    180-202
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19458
  • TE PEGUEI, SEXTOU/SEGUNDOU DESEJO E SEXUALIDADE NOS PRIMEIROS EPISÓDIOS DE BOCA A BOCA

    Letiane Oliveira da Fonseca, Paula Regina Costa Ribeiro, Danilo Araujo de Oliveira
    203-228
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19455
  • “CUIDADO, UM ESTUPRADOR ESTÁ ESCONDIDO AÍ!” UM CURRÍCULO CULTURAL NÃO ESCOLAR A NOS FAZER PENSAR SOBRE OS ENFRENTAMENTOS ÀS VIOLÊNCIAS SEXUAIS

    Katiele Hundertmarck, Betina Hillesheim
    229-247
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19433
  • “SUA VIDA É DEFINIDA PELO SISTEMA… OU PELA FORMA COMO VOCÊ DESAFIA O SISTEMA” EM FOCO QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA SÉRIE SENSE8

    Willame Anderson Simões Rebouças, Lara Torrada Pereira, Luis Felipe Hatje
    248-270
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19457
  • DISCUTINDO GÊNERO A PARTIR DO CURRÍCULO DA SÉRIE ANNE COM UM E

    Karina da Silva Figueiredo, Luíza Cristina Silva Silva
    271-293
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19370
  • ARTEFATOS CULTURAIS, GÊNERO, SEXUALIDADE E PEDAGOGIAS FORA DAS ESCOLAS

    Agenor Geovani Lopes, Luciana Kornatzki
    294-318
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19445
  • BUBA E O RENASCER DE IDEIAS O REMAKE DA NOVELA RENASCER COMO CURRÍCULO CULTURAL NÃO ESCOLAR

    Tainá dos Reis Garcia, Mauricio Nazarete Lopes , Jonatan Farias Farias
    319-336
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19467
  • ANALISANDO DISCURSOS CONFIGURADOS POR RELAÇÕES DE GÊNERO A SÉRIE "SEGUNDA CHAMADA" COMO CURRÍCULO CULTURAL NÃO ESCOLAR

    Sarah Menezes, Maria Camila Castillo Cabezas
    337-352
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19493
  • FILHAS DE EVA, SERVAS DO DIABO DIÁLOGOS ENTRE CINEMA E CRRÍCULO CULTURAL NÃ O-ESCOLAR EM UMA ANÁLISE DO FILME “A BRUXA”

    Mariana de Mello Rodrigues, Luciana Kornatzki, Fabiani Figueiredo Caseira
    353-376
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19469
  • ANDY WARHOL A MÍDIA, A SUBJETIVIDADE NA ERA DIGITAL

    Sara Wagner York
    377-403
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19453
  • NOME SOCIAL COMO ARTEFATO CULTURAL HISTÓRIA, CULTURA E POLÍTICA TRANS-EDUCACIONAL NO BRASIL

    Sophia Caroline Samenezes de Jesus, Luciano Corsino
    404-419
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19471
Ver Todas as Edições