Sobre a Revista

          A Revista Diversidade & Educação é uma revista de divulgação científica semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e do  Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola da Universidade Federal do Rio Grande do Rio Grande - FURG. Publica artigos e relatos de experiências educativas nas temáticas de corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais.
          A revista tem como foco textos que tratem dessas temáticas no espaço escolar e em outros espaços educativos.
          Tem como público-alvo estudantes, professores/as, pesquisadores/as da área da educação, além do público interessado na área em geral.
            Qualis A4.
 

DOSSIÊS 2023-2024

 

v. 12, n.1, jan/jun 2024

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gênero e Sexualidade

Carin Klein (ULBRA)

Daniela de Azevedo Prates (IFSul)

Juliana Ribeiro de Vargas (UFRGS)

Prazo  para envio: 30 de maio de 2024

 v. 12, n. 2, jul/dez 2024

Gêneros e sexualidades: práticas e pesquisas desobedientes e libertárias na educação em ciências e na educação matemática

Sandro Prado Santos (UFU)

Bettina Heerdt (UEPG)

Fabiana Aparecida de Carvalho (UEM)

Yonier Alexander Orozco Marin (UFNT)

Prazo  para envio: 30 de julho 2024

 

Anúncios

Novo Prazo para envio de artigos para Dossiê Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gênero e Sexualidade

2024-05-08

Em função do momento que estamos vivenciando no Rio Grande do Sul , o prazo para o envio de artigos para o Dossiê Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gênero e Sexualidade foi ampliado  para o dia 30 de maio de 2024.

Lembramos que a Revista tem envio de artigos  para a demanda contínua para três seções: Diversidade em Debate, Cotidiano da Escola e Espaços Educativos.

Saiba mais sobre Novo Prazo para envio de artigos para Dossiê Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gênero e Sexualidade

Edição Atual

v. 11 n. 2 (2023): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas
					Visualizar v. 11 n. 2 (2023): Dossiê: Diversidade,  gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas

O esporte, impulsionado pela visibilidade midiática dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo de Futebol tem promovido a exibição de corpos e subjetividades performantes. A presença de atletas cujos gêneros e sexualidades não se enquadram nas estéticas vigentes das cis-heteronormatividades têm fissurado discursos e representações que operam no sentido de normalizar os modos pelos quais os sujeitos aderem a sua prática. Considerando a pluralidade das manifestações corporais e esportivas, este dossiê tem por objetivo dar luz às pesquisas que as tematizem exemplificando suas dimensões culturais e identitárias, as relações e hierarquias de poder que as constituem ou que podem contribuir para contestá-las. Ao privilegiar tais estudos o dossiê procura analisar os mecanismos específicos através dos quais as práticas corporais e esportivas produzem e transformam as normas de gênero e sexualidade, assim como as formas em que atuam para construir, e/ou pôr em xeque, noções sobre os corpos, suas aparências e potencialidades. Serão benvindas pesquisas produzidas sob variados enfoques teórico-conceituais que se interseccionalizem com a área dos Estudos de Gênero cujo escopo proponha questões analíticas sobre corporalidades e práticas esportivas, para além das constatações do sexo, do gênero e da sexualidade.

Publicado: 2024-01-26

Expediente

  • Expediente

    Joanalira Corpes Magalhães
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16613

Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas

  • Apresentação Dossiê Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas

    Silvana Vilodre Goellner, André Luiz dos Santos Silva, Angelita Alice Jaeger
    5-6
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16597
  • Entrevista com Bernardo Gonzales

    Silvana Villodre Goellner, Andre Luiz dos Santos Silva, Angelita Alice Jaeger
    7-20
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16588
  • Entre mandatos adultos y patriarcales Prácticas corporales de infancias y adolescencias en un barrio socio segregado de córdoba

    Gisela Fabiana Brochero, Florencia María Páez
    21-49
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16021
  • Sexualidade nas aulas de educação física Percepções de professores/as e alunos/as

    Mareli Eliane Graupe, Joselaine Antunes Pereira, Antonio Celio de Moraes
    50-74
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16027
  • A primeira preparadora física do futebol brasileiro Uma história para ser (re)conhecida

    Leonardo Costa da Cunha, Luiz Carlos Rigo
    75-106
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16049
  • Produção de masculinidades e futebolistas Etnografia da paisagem varzeana de São Paulo (SP)

    Enrico Spaggiari
    107-132
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16097
  • Dança, capoeira e interseccionalidade Relatos autoetnográficos e desafios político-pedagógicos

    Vitor Hugo Marani, Ábia Lima de França
    133-157
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16108
  • Produções e saberes sobre gênero e sexualidade na formação inicial Em discussão o grupo pet educação física

    Matheus Bezerra de Souza, Sandra Novais Sousa
    158-183
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16119
  • Uma atividade constrassexual interdisciplinar Aulas de biologia e educação física como espaços para repensar sexo/gênero

    Carolina Moraes Martins de Barros, Maíra Batistoni e Silva
    184-211
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16121
  • Corpos que performam futebóis “roda de conversa sobre mulheres no futebol e jogos de futebol" com os anos finais do ensino fundamental da Escola Estadual Abya Yala

    Karoline Hachler Ricardo, Ândrea Tragino Plotegher, Andressa Hartmann
    212-238
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16122
  • Os homens no balé clássico profissional capixaba O que podemos falar sobre?

    Taru Souza de Oliveira, Ileana Wenetz
    239-265
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16123
  • Corpo-território, gênero e deficiência Experiências e atravessamentos na campanha #écapacitismoquando...”

    Layla Gabriele Shasta Rodrigues de Oliveira, Renata Pitombo
    266-294
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16127
  • Diferentes sentidos para uma mesma paixão Negociações de gênero das mulheres no skate

    Silvia Urra, Bruna Saurin Silva, Mariana Zuaneti Martins
    295-327
  • Entre o silêncio e a fala Ex-atletas não heteronormativos e o currículo de masculinidade do futebol

    Gustavo Andrada Bandeira
    328-351
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16133
  • Corpo, gênero e agência Uma análise a partir do skate e do surfe femininos em Aracaju, Sergipe

    Letícia Oliveira Feijão Galvão
    352-379
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16177
  • Violência doméstica contra lutadoras Uma análise das discussões públicas do caso Mackenzie Dern

    Fernanda Mudesto Passos, Ana Carolina Vimieiro
    380-411
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16138
  • Performatizações da linguagem para queer(cuir)izar as masculinidades no voleibol

    Leandro Teofilo de Brito
    412-434
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16141
  • Desestabilização da configuração esportiva contemporânea relacionada à participação de atletas transgênero O ‘caso tifanny’ e suas tensões

    Flávio Py Mariante Neto, Ariane Corrêa Pacheco, Adrielle Chiesa Gaio, Daniel Giordani Vasques
    435-457
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15899
  • Educação física e gênero Algumas reflexões a partir do discurso das crianças

    Vandelma Silva Oliveira Rios, Christiane Garcia Macedo, Bruno de Oliveira e Silva
    458-482
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15849
  • Dança, gênero e sexualidade Integrantes do grupo Brabies constituindo suas subjetividades

    Jeanne Corrêa Vieira, Anderson Ferrari, Roney Polato de Castro
    483-505
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15839

Diversidade em Debate

  • Profissionais da psicologia no acolhimento de mulheres em situação de violência Estudo de revisão sistemática

    Milena Cianci Buck, Isabela Tamaki Otani, Brenda Sayuri Tanaka, Ana Claudia Bortolozzi
    506-534
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.14957
  • Joana e Sofia resistem às normas de gênero A literatura infantil como um currículo para fabulação, criação de possíveis e sujeitos outros

    Anália da Silva Vieira, Danilo Araújo de Oliveira
    535-559
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16074
  • Educação inclusiva e a relação família-escola Um panorama de duas décadas de produção de conhecimento

    Adonis da Silva Tomé, Ida Carneiro Martins, Roberto Gimenez
    560-588
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15737
  • ‘Q’ de quilombola? Negação simbólica na escola dos remanescentes do quilombo morro alto (RS)?

    Ana Rita Machado dos Santos, Maria Cristina Schefer
    589-612
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15786
  • Avanço e radicalização de projetos homotransfóbicos no congresso nacional brasileiro O cis-hétero-terrorismo na educação escolar e familiar de crianças e adolescentes

    Vitor Nunes Lages
    613-644
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15897
  • O papel da psicologia no processo transexualizador do sus Desafios e impactos sofridos por pessoas transexuais

    Diogo Fagundes Pereira, Lais Ferreira Simas
    645-668
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15923
  • Mulheres e sociobiodiversidade do cerrado mato-grossense Raízes que sustentam a vida e o modo de ser e viver de um povo

    Ana de Campos, Maria Aparecida Rezende
    669-688
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15945
  • Os pré-vestibulares para pessoas trans* e a construção de um espaço seguro

    Jeferson Reis Santos
    689-716
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15950
  • Repercussões no curso de vida de mulheres adultas que vivenciaram o abuso sexual na infância

    Maria de Nazare Sousa Gomes Castro, Joaquim Ribeiro
    717-739
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16013
  • A veiculação e produção de informações sobre violência sexual contra crianças em jornais digitais de mato grosso do sul

    Gislaine Domingos da Silva, Constantina Xavier Filha
    740-770
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.12682

Espaços Educativos

  • Diversidade de gênero e presença do tema em animes: relatos de estudantes do interior do amazonas

    Fernando Albuquerque Luz, Nelcilane Nogueira da Silva
    771-787
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15794
  • Histórias, memórias e inquietações que transformam O empoderamento feminino de um grupo de mulheres

    Roberta Soares Cornely, Sandra Monteiro Lemos
    788-805
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15832
  • Racismo na literatura infantil A representação da história e cultura afro-brasileira no livro abecê da liberdade

    Larissa Borges dos Santos Correia, Lucas Ribeiro Campos
    806-824
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15369
Ver Todas as Edições