CORPOS QUE DESOBEDECEM:

NEY MATOGROSSO, PERFORMANCE E MASCULINIDADES NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19939

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre as performances de gênero do artista Ney Matogrosso, tomando como objeto analítico o filme Homem com H (2025) dirigido e roteirizado por Esmir Filho, que narra a trajetória artística e política do cantor. A partir dos aportes teóricos dos estudos de gênero e masculinidades, com enfoque em perspectivas pós-estruturalistas e decoloniais, investigamos como o corpo e a performance do artista atuam como dispositivos pedagógicos. O objetivo é analisar de que modo essas expressões artísticas tensionam as normas da masculinidade hegemônica e contribuem para repensar processos formativos, tanto escolares quanto não escolares, marcados por corpos dissidentes. A metodologia utilizada é qualitativa, baseada na análise cultural e documental. Os resultados indicam que a arte de Ney Matogrosso provoca uma desestabilização simbólica dos papéis de gênero, sendo potencialmente educativa para a formação das subjetividades contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thicyane Gomes de Oliveira Gonçalves de Lima, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2017) e pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica pelo Instituto Rhema de Educação (2021). Atualmente, atua como professora do Ensino Fundamental na rede privada e cursa o Mestrado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Isaias Batista de Oliveira Júnior, Universidade Estadual de Maringá

Professor Adjunto na Universidade Estadual de Maringá - UEM. Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Estágio de Pós-Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Estágio de Pós-Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional . Especialização em Neuropedagogia na Educação. Especialização em Gestão Escolar. Licenciado em Pedagogia, Educação Física e graduado em Nutrição. Exerceu o cargo de Secretário Municipal de Educação e Cultura no Município de Marilândia do Sul - PR. Áreas de interesse: Cinema e Educação; Saúde na Escola; Família e Escola; Diversidade Sexual na Escola.

Downloads

Publicado

13-12-2025

Como Citar

GOMES DE OLIVEIRA GONÇALVES DE LIMA, Thicyane; BATISTA DE OLIVEIRA JÚNIOR, Isaias. CORPOS QUE DESOBEDECEM:: NEY MATOGROSSO, PERFORMANCE E MASCULINIDADES NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 940–951, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19939. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19939. Acesso em: 14 dez. 2025.