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Diretrizes para Autores

A Revista Diversidade e Educação é uma revista de divulgação científica semestral e publica artigos e relatos de experiências educativas nas temáticas de corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais. A revista tem como foco textos que tratem dessas temáticas no espaço escolar e em outros espaços educativos.

Seções:

Entrevista: essa seção apresenta uma conversa com pesquisadores/as
convidados/as pelo GESE para dialogar sobre as temáticas que perpassem a discussão proposta em cada edição da revista.

Diversidade em Debate: essa seção é destinada a textos que apresentam discussões teóricas acerca das temáticas propostas no escopo da revista e o campo da Educação.

Cotidiano da Escola: essa seção publica relatos de experiências de profissionais da educação, apresentando ações em diferentes espaços educativos com as temáticas relacionadas ao escopo da revista.

Espaços Educativos: nessa seção são publicados textos que relatem as potencialidades pedagógicas do uso de artefatos culturais (revistas, filmes, desenhos animados, livro didático, livros infanto-juvenis, músicas, páginas da internet, vídeos, entre outros) no que tange a discussão dos corpos, dos gêneros, das sexualidades e das relações étnico-raciais nos diferentes espaços educativos.

 

A seção Entrevista não está aberta para submissão de propostas e tem sua publicação conforme decisão da Comissão Editorial.

 

Para iniciar a submissão do texto seguir as orientações do Passo 1: Iniciar submissão do tutorial.

 

Estrutura do trabalhos:

 

Os trabalhos devem ser estruturados de acordo com as especificações abaixo.

Os artigos deverão ser redigidos em Times New Roman corpo 12, com espaçamento entre linhas 1,5 cm. Cada seção apresenta normas específicas quanto ao número de caracteres.

É obrigatório que as informações do manuscrito sejam inseridas no template (arquivo padrão) de cada seção da Revista, disponibilizado abaixo: 

 

Seção Diversidade em Debate: CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O TEMPLATE DE FORMATAÇÃO.

 

Seção Cotidiano da Escola: CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O TEMPLATE DE FORMATAÇÃO.

 

Seção Espaços Educativos: CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O TEMPLATE DE FORMATAÇÃO.


Seção Diversidade em Debate – O texto submetido deverá ter no mínimo 56.000 e no máximo 69.000 caracteres com espaço, incluindo os títulos, resumos, palavras- chave e referências bibliográficas (utilize Ferramentas; contar palavras).

Seção Cotidiano da Escola – O texto submetido deverá ter no mínimo 28.000 e no máximo 42.000 caracteres com espaço, incluindo os títulos, resumos, palavras- chave e referências bibliográficas (utilize Ferramentas; contar palavras).

Seção Espaços Educativos – Os textos submetidos deverão ter no mínimo 28.000 e no máximo 42.000 caracteres com espaço, incluindo os títulos, resumos, palavras- chave e referências bibliográficas (utilize Ferramentas; contar palavras).


A critério da Comissão Editorial, os trabalhos de autores/as convidados/as para a seção Entrevista poderão exceder esse número de palavras.

 

Deve constar na estrutura dos trabalhos:

 

  • Metadados (Autores/as, títulos, resumos, descritores devem ser inseridos no local 'Inclusão de Metadados'; no processo de submissão):
  • Título que identifique o conteúdo;
  •  Nome completo dos/as autores/as: e-mail e o endereço para correspondência.
  •  Afiliação: a afiliação de todos/as os/as autores/as é obrigatória no momento da submissão no Passo 2: Inclusão de Metadados. No campo 'Instituição/Afiliação'; colocar as seguintes informações, nesta ordem:

- Instituição ou Universidade por extenso. Cidade, sigla do Estado, País.
- Resumo informativo em português, espanhol e inglês com até 150 palavras cada;
- Palavras-chave constituídas de até quatro termos que identifiquem o assunto do artigo em português, espanhol e inglês, separados por ponto;
- Utilizar itálico somente para palavras estrangeiras.
- Apoio financeiro: É obrigatório informar no manuscrito, sob a forma de nota de rodapé na primeira página e no Passo 2: Inclusão de Metadados. No campo específico 'Contribuidores e Agências de fomento'; incluir informações de qualquer auxílio financeiro recebido para a elaboração do trabalho, mencionando as agências de fomento.

- Os/As autores/as são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, bem como pela correção ortográfica e gramatical do texto.


Observação: os trabalhos que não atenderem a essa estrutura serão devolvidos aos/as autores/as, sem avaliação de mérito.


Texto propriamente dito:

Recomenda-se que se observem as normas da ABNT referentes a
apresentação de artigos em publicações periódicas (NBR 6023/2018),apresentação de citações em documentos (NBR10.520/2002), apresentação de originais (NBR 12256), norma para datar (NBR 5892), numeração progressiva das seções de um documento (6024/2012) e resumos (NBR 6028/2003), bem como a norma de apresentação tabular do IBGE.

 

CITAÇÕES DEVEM SEGUIR AS NORMAS DA ABNT 10520/2002


As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.

Ex:

Para Vigevani et al. (2008, p. 6), em meados dos anos 80, “quando a política brasileira empreendeu o caminho do estreitamento das relações com a Argentina, a idéia do universalismo não foi abandonada, mas ganhou novo significado”.

Para citações com mais de 3 linhas, há uma regra específica determinada pelas normas ABNT: é preciso reduzir o tamanho da fonte (de 10 ou 11 pt) aplicando recuo de 4 cm em relação à margem esquerda.

 

Ex: Na tradição ocidental, a atitude imperial de permanente conquista de novos mercados e territórios impulsiona a descoberta científica – com aplicações nas comunicações, na indústria e na guerra – e contribui para a formação de uma elite empreendedora capaz de formular estratégias de expansão de alcance mundial (AYERBE, 2003, p. 15).

           

Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição, responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser letras maiúsculas. 

 

Ex: Analisando a rotação do osso sobre a base pode-se descobrir até que ponto haverá o desenvolvimento do paciente (KAPAN, 2001).

 

Ex: “Obviamente, essa é a função da economia: ela busca desenvolver modelos simples e facilmente compreensíveis que descrevam os fenômenos do mundo real” (ANDERSON, 2006, p. 19).

 

Ex: Segundo Anderson (2006, p. 19) “obviamente, essa é a função da economia: ela busca desenvolver modelos simples e facilmente compreensíveis que descrevam os fenômenos do mundo real”.

 

Referência

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520:2002: Informação e documentação. Citações em documentos. Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 07 p.

 

Referência

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724:2011: Informação e documentação. Trabalhos acadêmicos. Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 15 p.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DEVEM SEGUIR AS NORMAS DA ABNT 6023/2018

- Todas as linhas de cada referência deverão ser alinhadas à margem esquerda do texto.

- As referências deverão ser digitadas em espaço simples, separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples.

 - Os recursos tipográficos (negrito, grifo ou itálico) utilizados para destacar o título, devem ser uniformes em todas as referências de um mesmo documento.

- Dar um espaço após o uso das pontuações.

- Para documentos online, além dos elementos essenciais e complementares, deve-se registrar o endereço eletrônico, precedido da expressão Disponível em:, e a data de acesso, precedida da expressão Acesso em:.

 

LIVRO NO TODO

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra. número de páginas ou volume. (Coleção ou série).


Ex: GOMES, Elisabeth; BRAGA, Fabiane. Inteligência Competitiva: como transformar informação em um negócio lucrativo. 2. ed. São Paulo: Editora Campus, 2007. 142 p.

 

Ex:  UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Relatório de atividades Pró-reitoria de pósgraduação. Florianópolis: UFSC, 2012. Disponível em: http://propg.ufsc.br/files/2013/08/Relatório-de-Atividades-PROPG-2012.pdf. Acesso em: 26 fev. 2015.


SOBRENOME, Nome do autor do capítulo. Título: subtítulo (se houver) do capítulo. In: SOBRENOME, Nome. (tipo de participação do autor na obra, org., ed., coord. etc. se houver). Título do livro: subtítulo do livro (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação. Paginação inicial e final referente ao capítulo.

Ex: GRIZE, Jean-Blaise. Psicologia genética e lógica. In: BANKS-LEITE, Luci. (org.). Percursos piagetianos. São Paulo: Cortez, 1997. p. 63-76.

 

ARTIGO DE PERIÓDICO


SOBRENOME, Nome.; SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Nome do periódico, Local de publicação, volume, número ou fascículo, paginação, data de publicação do periódico.

Ex: LUDWIG, F. et al. Macronutrientes em cultivares de gérbera sob dois níveis de fertirrigação. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 26, n. 1, p. 68-73, jan./mar. 2008.

 

ARTIGO PUBLICADO EM ANAIS DE CONGRESSO


SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). In: NOME DO EVENTO,
número, ano. Local de realização do evento. Anais [...] Local de publicação dos resumos: Editora, ano. paginação inicial e final.

Ex: MAGALHÃES, Antônio Fernando. Manejo da fertilidade dos solos irrigados: produtividade, degradação e correção. In: REUNIÃO BRASILEIRA EM FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 21., 1995. Anais [...] Pernambuco: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1995. p. 72-115.

 

ARTIGO PUBLICADO EM PERIÓDICO ELETRÔNICO


SOBRENOME, Nome(s). Título: subtítulo (se houver). Nome do periódico, local de publicação, volume, número ou fascículo, mês(s) abreviado. ano. Disponível em: endereço da URL. Acesso em: data de acesso.

Ex: PAIVA, Geraldo José de. Dante Moreira Leite: um pioneiro da psicologia social no Brasil. Psicologia USP, São Paulo, v. 11, n. 2, jul./ago. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/. Acesso em: 12 mar. 2001.

 

DISSERTAÇÃO OU TESE


SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Data de defesa. Total de folhas. Tese (Doutorado) ou Dissertação (Mestrado) - Instituição onde a Tese ou Dissertação foi defendida. Local e data de defesa.

Ex: GOMES, Pedro Souza. Impacto de um programa estruturado de linguística de corpus. 2007. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal dos Montes, Belo Horizonte, 2007.

DOCUMENTO PUBLICADO NA INTERNET

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Disponível em: endereço da URL. Acesso em: data de acesso

Ex: AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUA (Brasil); COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Guia nacional de coleta de preservação de amostras: água, sedimento, comunidades aquáticas e efluentes líquidos. Brasília, DF: ANA; São Paulo: CETESB, 2011. 327 p. Disponível em: http://www.cetesb.sp.gpv.br/userfiles/file/laboratorios/publicacoes/guia-nacional-coleta-2012.pdf. Acesso em: 26 fev. 2015.


DOCUMENTOS LEGISLATIVOS


JURISDIÇÃO. (ou cabeçalho da entidade no caso de se tratar de normas), título. Edição. Local: Editora, ano. Total de páginas.

Ex: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

Ex: BRASIL. Ministério da Justiça. Relatório de atividades. Brasília, DF: Ministério da Justiça, 1993. 28 p.

Referência

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023:2018: Informação e documentação. Referências. Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 07 p.

 

Forma de Encaminhamento


Os artigos devem ser enviados em formato digital através da página: https://www.seer.furg.br/divedu. Qualquer dúvida, entrar em contato através do e-mail: diversidadeeducacao@furg.br ou pelo telefone (53) 3233-6709 ou (53) 3233-6674.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O texto tem qualidade e relevância em nível consoante ao do periódico.
  2. O texto é inédito.
  3. O texto submetido está em formato .doc (MS-Word) sem anotações.
  4. As imagens digitais deverão ser encaminhadas no corpo do texto.
 

Declaração de Direito Autoral

Os trabalhos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores/as são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Diversidade e Educação.

 

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