Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • O texto tem qualidade e relevância em nível consoante ao escopo do periódico.
  • O texto é inédito.
  • O texto submetido está em formato doc (MS-Word) sem anotações.
  • As imagens digitais deverão estar no corpo do texto.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores/as, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • O/a autor/a que publicar na Revista Diversidade e Educação, precisa aguardar, no mínimo, 2 edições (1 ano) para voltar a publicar novamente na revista e ter apenas um artigo sunmetido por edição. Caso contrário, sua submissão será rejeitada.
  • Um/a dos/as autores/as do texto submetido à revista deverá ter, no mínimo, título de mestre.
  • O arquivo anexado possui resumo e título em dois idiomas, espanhol e inglês.
  • O arquivo submetido está livre de plágio e, caso constatada alguma má prática acadêmica, concordo com os procedimentos a serem tomados segundo as orientações do COPE - Comitê para a Ética em Publicações. Ver: https://publicationethics.org/files/retraction%20guidelines.pdf.
  • As minibiografias dos/as autores/as foram devidamente preenchidas no perfil do usuário e estão atualizadas. Lembramos que ao final da aprovação do artigo essas serão incluídas. Além disso, é responsabilidade dos/as autores/as o bom preenchimento dos metadados (nome, instituição, ORCID, dentre outros dados necessários).
  • Caso o manuscrito seja aprovado para publicação, cabe ao/à autor/a à revisão linguística do texto.
  • O número de autores/as por proposta não pode exceder cinco (05).
  • A inclusão do identificador digital Orcid dos/as autores/as é obrigatório.
    Cadastro de ID ORCID pode ser obtido na URL: https://orcid.org/register.

Author Guidelines

A Revista Diversidade e Educação é uma revista de divulgação científica semestral e publica artigos e relatos de experiências educativas nas temáticas de corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais. A revista tem como foco textos que tratem dessas temáticas no espaço escolar e em outros espaços educativos.

Seções:

Dossiê Temático: essa seção é organizada por editores/as convidados/as, que deverão ter um currículo acadêmico de qualidade comprovada no que concerne à temática em causa. O dossiê é composto por uma Entrevista que apresenta uma conversa com pesquisadores/asconvidados/as para dialogar sobre as temáticas que perpassem a discussão proposta em cada dossiê da revista, bem como de Artigos científicos que tratem da temática do mesmo.

Diversidade em Debate: essa seção é destinada a textos que apresentam discussões teóricas acerca das temáticas propostas no escopo da revista e o campo da Educação.

Cotidiano da Escola: essa seção publica relatos de experiências de profissionais da educação, apresentando ações em diferentes espaços educativos com as temáticas relacionadas ao escopo da revista.

Espaços Educativos: nessa seção são publicados textos que relatem as potencialidades pedagógicas do uso de artefatos culturais (revistas, filmes, desenhos animados, livro didático, livros infanto-juvenis, músicas, páginas da internet, vídeos, entre outros) no que tange a discussão dos corpos, dos gêneros, das sexualidades e das relações étnico-raciais nos diferentes espaços educativos. 

Para iniciar a submissão do texto seguir as orientações do Passo 1: Iniciar submissão do tutorial.

Estrutura dos trabalhos:

Os trabalhos devem ser estruturados de acordo com as especificações abaixo.

Os artigos deverão ser redigidos em Times New Roman corpo 12, com espaçamento entre linhas 1,5 cm. Cada seção apresenta normas específicas quanto ao número de caracteres.

É obrigatório que as informações do manuscrito sejam inseridas no template (arquivo padrão) de cada seção da Revista, disponibilizado abaixo: 

Seção Dossiê Temático: CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O TEMPLATE DE FORMATAÇÃO.

Seção Diversidade em Debate: CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O TEMPLATE DE FORMATAÇÃO.

Seção Cotidiano da Escola: CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O TEMPLATE DE FORMATAÇÃO

Seção Espaços Educativos: CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O TEMPLATE DE FORMATAÇÃO.

Seção Dossiê Temático: O texto submetido deverá ter de 15 a 25 páginas, incluindo os títulos, resumos, palavras- chave e referências bibliográficas .

Seção Diversidade em Debate – O texto submetido deverá ter 15 a 25 páginas incluindo os títulos, resumos, palavras- chave e referências bibliográficas.

Seção Cotidiano da Escola – O texto submetido deverá ter de 10 a 15 páginas, incluindo os títulos, resumos, palavras- chave e referências bibliográficas.

Seção Espaços Educativos – Os textos submetidos deverão ter de 10 a 15 páginas, incluindo os títulos, resumos, palavras- chave e referências bibliográficas.

Deve constar na estrutura dos trabalhos:

  • Metadados (Autores/as, títulos, resumos, descritores devem ser inseridos no local 'Inclusão de Metadados', no processo de submissão, em caixa baixa);
  • Título que identifique o conteúdo;
  • Nome completo dos/as autores/as: e-mail e o endereço para correspondência.
  • Afiliação: a afiliação de todos/as os/as autores/as é obrigatória no momento da submissão no Passo 2: Inclusão de Metadados. No campo 'Instituição/Afiliação'; colocar as seguintes informações, nesta ordem:

- Instituição ou Universidade por extenso e sua sigla.

- Resumo informativo em português, espanhol e inglês com até 150 palavras cada;

- Palavras-chave constituídas de até quatro termos que identifiquem o assunto do artigo em português, espanhol e inglês, separados por ponto;

- Utilizar itálico somente para palavras estrangeiras.

- Apoio financeiro: É obrigatório informar no manuscrito, sob a forma de nota de rodapé na primeira página e no Passo 2: Inclusão de Metadados. No campo específico 'Contribuidores e Agências de fomento'; incluir informações de qualquer auxílio financeiro recebido para a elaboração do trabalho, mencionando as agências de fomento.

- Os/As autores/as são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, bem como pela correção ortográfica e gramatical do texto.

Observação: os trabalhos que não atenderem a essa estrutura serão devolvidos aos/as autores/as, sem avaliação de mérito.

 

Importante: o arquivo de submissão deve ser anônimo, a fim de assegurar a avaliação cega pelos pares. Remova os nomes dos/as autores/as e as marcas inteligentes que permitem identificação. Pede-se também a eliminação de trechos que prejudiquem a garantia de anonimato na avaliação. Essas informações serão inseridas posteriormente.

Recomenda-se que se observem as normas da ABNT referentes a apresentação de artigos: referência bibliográfica - NBR 6023/2018. A lista de referências bibliográficas, com nome e prenome completos de autoras/es deve ser apresentada ao final do texto, sendo que deve conter apenas as referências efetivamente citadas no corpo do texto. 

A Revista tem como prática a inclusão, na primeira entrada de citação ou paráfrase de cada autor/a, o prenome completo. 

Exemplo de primeira citação: 

“Xxxxxxxx xxxxxxx” (Judith Butler 2003, p. xx). 

Exemplo de segunda citação em diante: 

“XXXXXXXXXX” (Butler, 2003, p. xx). 

Os trabalhos que não estiverem de acordo com as normas  estabelecidas para as referências e notas, serão devolvidos às/os autoras/es para ajuste.

Diversidade em Debate

Essa seção é destinada a textos que apresentam
discussões teóricas acerca das temáticas propostas no escopo da revista e o campo da Educação.

Cotidiano da Escola

Essa seção publica relatos de experiências de profissionais da educação, apresentando ações em diferentes espaços educativos com as temáticas relacionadas ao escopo da revista.

Espaços Educativos

Nessa seção são publicados textos que relatem as potencialidades pedagógicas do uso de artefatos culturais (revistas, filmes, desenhos animados, livro didático, livros infanto-juvenis, músicas, páginas da internet, vídeos, entre outros) no que tange a discussão dos corpos, dos gêneros, das sexualidades e das relações étnico-raciais nos diferentes espaços educativos.

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