RAÇA, CLASSE E MASCULINIDADE NA REPRESENTAÇÃO DO PERSONAGEM JULIUS, NO SERIADO TODO MUNDO ODEIA O CHRIS
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.18811Resumo
Everybody Hates Chris é uma black sitcom norte-americana que retrata os dramas vividos por uma família negra no Brooklyn na década de 1980. Tomando a produção como objeto de análise, este artigo pretende investigar a representação social que o seriado constrói sobre o pai da Família Rock, Julius – um homem negro, pobre, trabalhador, chefe de família e pai três filhos. A pesquisa acompanhou o seriado da primeira à última temporada, mas focou em dois episódios selecionados, transcritos e analisados pela metodologia qualitativa de análise do discurso. Os resultados mostram que Julius é atravessado por questões relacionadas à raça, classe, escolaridade, papéis de gênero e uma masculinidade negra marginalizada. Essas questões são interpretadas à luz do arcabouço teórico de autoras como Butler (2024), Connell (2005), Scott (1995) e Bourdieu (2012), evidenciando como o personagem reflete disparidades sociais e culturais, contribuindo para a compreensão da representação interseccional de raça e masculinidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




