“A BONECA DOS MENINOS”:

A RESISTÊNCIA DE MÃES DE CRIANÇAS DO SEXO MASCULINO AOS USOS DE UMA BONECA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19900

Resumo

O artigo objetiva refletir sobre os preconceitos de gênero advindos de mães crianças do sexo masculino, aos usos de uma boneca negra utilizada como ferramenta pedagógica em aulas de inglês. O comportamento dos genitores foi acompanhado pela pesquisadora, por meio de mensagens em um grupo de whatsapp, comunicados, em uma reunião de pais, e por diálogos com a gestão de uma escola privada de educação infantil, localizada no município de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará. Adotou-se como metodologia a observação participante, e os métodos de análise de conteúdo e documental. Diante das evidências encontradas constatou-se que, a resistência de mães de crianças do sexo masculino quanto aos usos das bonecas por seus filhos, originava-se no temor de que os meninos vivenciassem papéis que os aproximassem do feminino, bem como, do que uma minoria denominou de ideologia de gênero.

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Biografia do Autor

Nilene Matos Trigueiro Marinho, Instituto Federal do Ceará, campus Juazeiro

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (2007), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2014) e doutorado (2020) em Educação, também pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora do curso de graduação em Educação Física e do Mestrado Interdisciplinar em Meio Ambiente, do Instituto Federal do Ceará, campus Juazeiro do Norte. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia do esporte e lazer, lutas e capoeira, com aprofundamento em questões étnico-raciais e de gênero.

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Publicado

13-12-2025

Como Citar

MATOS TRIGUEIRO MARINHO, Nilene. “A BONECA DOS MENINOS”: : A RESISTÊNCIA DE MÃES DE CRIANÇAS DO SEXO MASCULINO AOS USOS DE UMA BONECA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM . Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 2455–2476, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19900. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19900. Acesso em: 14 dez. 2025.