“A BONECA DOS MENINOS”:
A RESISTÊNCIA DE MÃES DE CRIANÇAS DO SEXO MASCULINO AOS USOS DE UMA BONECA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19900Resumo
O artigo objetiva refletir sobre os preconceitos de gênero advindos de mães crianças do sexo masculino, aos usos de uma boneca negra utilizada como ferramenta pedagógica em aulas de inglês. O comportamento dos genitores foi acompanhado pela pesquisadora, por meio de mensagens em um grupo de whatsapp, comunicados, em uma reunião de pais, e por diálogos com a gestão de uma escola privada de educação infantil, localizada no município de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará. Adotou-se como metodologia a observação participante, e os métodos de análise de conteúdo e documental. Diante das evidências encontradas constatou-se que, a resistência de mães de crianças do sexo masculino quanto aos usos das bonecas por seus filhos, originava-se no temor de que os meninos vivenciassem papéis que os aproximassem do feminino, bem como, do que uma minoria denominou de ideologia de gênero.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




