“A BONECA DOS MENINOS”:
A RESISTÊNCIA DE MÃES DE CRIANÇAS DO SEXO MASCULINO AOS USOS DE UMA BONECA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI :
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19900Résumé
O artigo objetiva refletir sobre os preconceitos de gênero advindos de mães crianças do sexo masculino, aos usos de uma boneca negra utilizada como ferramenta pedagógica em aulas de inglês. O comportamento dos genitores foi acompanhado pela pesquisadora, por meio de mensagens em um grupo de whatsapp, comunicados, em uma reunião de pais, e por diálogos com a gestão de uma escola privada de educação infantil, localizada no município de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará. Adotou-se como metodologia a observação participante, e os métodos de análise de conteúdo e documental. Diante das evidências encontradas constatou-se que, a resistência de mães de crianças do sexo masculino quanto aos usos das bonecas por seus filhos, originava-se no temor de que os meninos vivenciassem papéis que os aproximassem do feminino, bem como, do que uma minoria denominou de ideologia de gênero.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Diversidade e Educação 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




