DOCÊNCIA E MASCULINIDADES

EXISTE ESPAÇO PARA O PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19994

Resumo

O presente estudo aborda os desafios enfrentados por estudantes homens na licenciatura em Pedagogia, com foco na atuação a Educação Infantil, espaço historicamente associado ao feminino. O objetivo é compreender as percepções desses discentes, analisando os obstáculos acadêmicos e profissionais, os estereótipos de gênero e as possíveis contribuições da presença masculina na docência da Educação Infantil. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com sete alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Os dados revelam que o preconceito, o isolamento, as restrições institucionais e os olhares de suspeitas impactam a permanência e a participação desses homens na Educação Infantil. Conclui-se que romper com a masculinidade hegemônica (Connell e Messerschmidt, 2013) e ampliar as discussões de gênero (Scott, 1995; Louro, 1997) são caminhos para uma educação mais inclusiva, sensível e equitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadson Nascimento Martins, UFMA

Acadêmico de licenciatura na Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Sirlene Mota Pinheiro da Silva, Universidade Federal do maranhão - UFMA

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP (2015). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2009). Especialista em Metodologia do Ensino Superior - CEMES/UFMA (2005) . Licenciada em Pedagogia pela UFMA (2003). Docente do Departamento de Educação I e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFMA. Pesquisadora e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade nas Práticas Educativas - GESEPE/UFMA. Coordenadora dos Projetos de Pesquisa "Corpos e Diversidade na Formação Docente Continuada e nas Práticas Educativas". Coordenadora do Curso de Extensão/Aperfeiçoamento Corpos de Diversidade na Educação - CDE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres e Relação de Gênero - GEMGe/UFMA. Foi membro e presidente do Conselho Curador da Fundação Sousândrade de Apoio à UFMA. Foi Coordenadora do Curso de Especialização e de Aperfeiçoamento Gênero e Diversidade na Escola - GDE/UFMA, do Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça - GPP-GeR/UFMA e do curso de Extensão Gênero e Sexualidade na Escola - GSE. Atua como professora de Pesquisa Educacional, Didática e Estágio. Estuda questões relacionadas à Formação e Prática Docente, Sexualidade, Relações de Gênero, Mulheres e Educação à Distância.

Downloads

Publicado

13-12-2025

Como Citar

NASCIMENTO MARTINS, Nadson; MOTA PINHEIRO DA SILVA, Sirlene. DOCÊNCIA E MASCULINIDADES: EXISTE ESPAÇO PARA O PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL?. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 439–462, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19994. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19994. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Docência, Formação e Trabalho Educativo de Homens