DOCÊNCIA E MASCULINIDADES
EXISTE ESPAÇO PARA O PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19994Resumo
O presente estudo aborda os desafios enfrentados por estudantes homens na licenciatura em Pedagogia, com foco na atuação a Educação Infantil, espaço historicamente associado ao feminino. O objetivo é compreender as percepções desses discentes, analisando os obstáculos acadêmicos e profissionais, os estereótipos de gênero e as possíveis contribuições da presença masculina na docência da Educação Infantil. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com sete alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Os dados revelam que o preconceito, o isolamento, as restrições institucionais e os olhares de suspeitas impactam a permanência e a participação desses homens na Educação Infantil. Conclui-se que romper com a masculinidade hegemônica (Connell e Messerschmidt, 2013) e ampliar as discussões de gênero (Scott, 1995; Louro, 1997) são caminhos para uma educação mais inclusiva, sensível e equitativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




