DOCÊNCIA E MASCULINIDADES

EXISTE ESPAÇO PARA O PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19994

Abstract

O presente estudo aborda os desafios enfrentados por estudantes homens na licenciatura em Pedagogia, com foco na atuação a Educação Infantil, espaço historicamente associado ao feminino. O objetivo é compreender as percepções desses discentes, analisando os obstáculos acadêmicos e profissionais, os estereótipos de gênero e as possíveis contribuições da presença masculina na docência da Educação Infantil. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com sete alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Os dados revelam que o preconceito, o isolamento, as restrições institucionais e os olhares de suspeitas impactam a permanência e a participação desses homens na Educação Infantil. Conclui-se que romper com a masculinidade hegemônica (Connell e Messerschmidt, 2013) e ampliar as discussões de gênero (Scott, 1995; Louro, 1997) são caminhos para uma educação mais inclusiva, sensível e equitativa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Nadson Nascimento Martins, UFMA

Acadêmico de licenciatura na Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Sirlene Mota Pinheiro da Silva, Universidade Federal do maranhão - UFMA

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP (2015). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2009). Especialista em Metodologia do Ensino Superior - CEMES/UFMA (2005) . Licenciada em Pedagogia pela UFMA (2003). Docente do Departamento de Educação I e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFMA. Pesquisadora e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade nas Práticas Educativas - GESEPE/UFMA. Coordenadora dos Projetos de Pesquisa "Corpos e Diversidade na Formação Docente Continuada e nas Práticas Educativas". Coordenadora do Curso de Extensão/Aperfeiçoamento Corpos de Diversidade na Educação - CDE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres e Relação de Gênero - GEMGe/UFMA. Foi membro e presidente do Conselho Curador da Fundação Sousândrade de Apoio à UFMA. Foi Coordenadora do Curso de Especialização e de Aperfeiçoamento Gênero e Diversidade na Escola - GDE/UFMA, do Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça - GPP-GeR/UFMA e do curso de Extensão Gênero e Sexualidade na Escola - GSE. Atua como professora de Pesquisa Educacional, Didática e Estágio. Estuda questões relacionadas à Formação e Prática Docente, Sexualidade, Relações de Gênero, Mulheres e Educação à Distância.

Published

2025-12-13

How to Cite

NASCIMENTO MARTINS, Nadson; MOTA PINHEIRO DA SILVA, Sirlene. DOCÊNCIA E MASCULINIDADES: EXISTE ESPAÇO PARA O PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL?. Diversity and Education, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 439–462, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19994. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19994. Acesso em: 15 dec. 2025.

Issue

Section

Docência, Formação e Trabalho Educativo de Homens