PERSPECTIVAS DE GÊNERO NA POLÍTICA EDUCACIONAL DA BAHIA

MAPEANDO O DEBATE NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO GONÇALO DOS CAMPOS (2015-2025)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19174

Resumo

O debate de gênero enquanto categoria histórica e social tem se estabelecido como uma possibilidade que permite produzir distintos conhecimentos sobre práticas humanas, enfatizando várias desigualdades e violências atravessadas pelas questões de gênero aprendidas e reproduzidas entre os sujeitos na sociedade. O presente artigo teve como objetivo analisar a partir das políticas educacionais, o lugar agenciado à categoria gênero no Plano Municipal de Educação (PME) de São Gonçalo dos Campos Bahia. Também foi feita uma aproximação com algumas atribuições de gênero abordada no Plano Nacional de Educação (PNE). A metodologia adotada foi a pesquisa documental com análise de conteúdo de Bardin (1997). Os resultados apontaram a presença de gênero em algumas partes do documento e na meta “formação de professores”. Todavia, o estudo elucidou disputas, desafio e um distanciamento em políticas educacionais que garantam um projeto de sociedade democrático e com garantias de direitos para com todas as pessoas.

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Biografia do Autor

Laiane Menezes, UEFS

Mestra em Educação pela UEFS, possui especialização nas áreas de Gênero, Raça, Etnia e Sexualidade na Formação de Educadoras (es), Psicologia Educacional e Psicopedagogia.

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Publicado

13-12-2025

Como Citar

MENEZES, Laiane. PERSPECTIVAS DE GÊNERO NA POLÍTICA EDUCACIONAL DA BAHIA: MAPEANDO O DEBATE NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO GONÇALO DOS CAMPOS (2015-2025). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 2394–2417, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19174. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19174. Acesso em: 14 dez. 2025.