PERSPECTIVAS DE GÊNERO NA POLÍTICA EDUCACIONAL DA BAHIA
MAPEANDO O DEBATE NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO GONÇALO DOS CAMPOS (2015-2025)
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19174Resumo
O debate de gênero enquanto categoria histórica e social tem se estabelecido como uma possibilidade que permite produzir distintos conhecimentos sobre práticas humanas, enfatizando várias desigualdades e violências atravessadas pelas questões de gênero aprendidas e reproduzidas entre os sujeitos na sociedade. O presente artigo teve como objetivo analisar a partir das políticas educacionais, o lugar agenciado à categoria gênero no Plano Municipal de Educação (PME) de São Gonçalo dos Campos Bahia. Também foi feita uma aproximação com algumas atribuições de gênero abordada no Plano Nacional de Educação (PNE). A metodologia adotada foi a pesquisa documental com análise de conteúdo de Bardin (1997). Os resultados apontaram a presença de gênero em algumas partes do documento e na meta “formação de professores”. Todavia, o estudo elucidou disputas, desafio e um distanciamento em políticas educacionais que garantam um projeto de sociedade democrático e com garantias de direitos para com todas as pessoas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




