DESCOMPASSOS ENTRE PROTEÇÃO E EXCLUSÃO
A CONTRADIÇÃO ENTRE O DIREITO À MATERNIDADE E À EDUCAÇÃO ESCOLAR NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19683Resumo
O artigo analisa a relação entre o direito à educação e o direito à maternidade na legislação brasileira. Parte do reconhecimento de que, embora o acesso à educação seja constitucionalmente assegurado, as políticas públicas ainda falham em garantir a permanência escolar de mulheres mães. Adota-se uma abordagem qualitativa, com estudo documental de dispositivos legais e propostas normativas disponíveis no acervo da Câmara dos Deputados. A análise evidencia a estagnação da legislação que prevê exercícios domiciliares para gestantes e o viés excludente da facultatividade da participação de estudantes com filhos em disciplinas como Educação Física, o que reforça estereótipos e ignora as exigências de uma educação inclusiva. Diante desse cenário, propõem-se estratégias como atendimento psicológico, investimento em creches, concessão de apoio financeiro e garantia de acessibilidade. Tais medidas devem ser compreendidas como deveres do Estado, essenciais à promoção da equidade de gênero e da justiça socioeducacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




