À propos de cette revue

A Revista Diversidade & Educação é um periódico de divulgação científica, semestral, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola, da Universidade Federal do Rio Grande do Rio Grande - FURG. A revista tem por objetivo divulgar pesquisas e relatos de experiências educativas inéditos, nas temáticas de corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais. Tem como foco textos que tratem dessas temáticas, no espaço escolar e em outros espaços educativos. Recebe artigos para dossiês e fluxo contínuo para as 03 seções da Revista: Diversidade em Debate, Cotidiano da Escola e Espaços Educativos. O público-alvo são estudantes, professores/as, pesquisadores/as da área da educação, além do público interessado na área. A Revista é Qualis A4 da Capes.

Annonces

Novo número publicado!! Dossiê Resistências criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários

2025-08-18

Foi publicado o volume 13, número 1 de 2025 que apresenta textos e uma entrevista com a Profa. Dra. Nilma Lino Gomes no Dossiê Resistências criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários. Também foram publicados textos da demanda contínua nas 3 seções da revista: Diversidade em Debate, Cotidiano da Escola e Espaços Educativos.

En lire davantage à propos de Novo número publicado!! Dossiê Resistências criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários

Numéro courant

Vol. 13 No. 1 (2025): Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários
Publié-e: 2025-08-16

Expediente

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19818
    Joanalira Corpes Magalhães
    1-4

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários

Diversidade em Debate

  • PERSPECTIVAS E EXPERIÊNCIAS DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.17244
    Leticia Marques Valli, Sabrina Mazo D'Affoseca, Maria Beatriz Reis Dionísio
    1149-1175
  • EDUCAÇÃO POPULAR, LEGADO FREIREANO E INDÍCIOS DE UMA EDUCAÇÃO SEXUAL TRANSGRESSORA

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.17542
    Fabiana Rodrigues de Sousa, Julio Cesar Souto Silva
    1176-1191
  • CÂNCER NA COMUNIDADE LGBTQ+ UMA REVISÃO DE ESCOPO E ANÁLISE DE MANEJOS, PREVALÊNCIA E DESAFIOS

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18037
    Thiago Ferreira Abreu, Clarice Alves Bonow, Luciano Silveira Pacheco de Medeiros, Paula Regina Humbelino de Melo, Tatiana Souza de Camargo
    1192-1213
  • “DIZEM QUE LÁ É MELHOR” LUTO E RESISTÊNCIA NO FILME “MULHER DO PAI” DE CRISTIANE OLIVEIRA

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18028
    Héctor Luis Baz Reyes, Augusto Claudio Andrés Obando Cid
    1214-1236
  • TEMÁTICAS SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA OBTIDAS POR MEIO DE GRUPOS FOCAIS UMA REVISÃO INTEGRATIVA

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18302
    Beatriz Sousa da Fonseca, Mayara Almeida Martins, Guilherme Malaquias Silva, Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic, Maria de Fátima Garcia Lopes Merino
    1237-1259
  • EXPLORANDO FRONTEIRAS UMA ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18521
    Uanderson da Silva Lima, Morgana Domênica Hattge
    1260-1280
  • SANGRAR É VERBO NARRATIVAS MENSTRUAIS E OS SILÊNCIOS ROMPIDOS NA LITERATURA INFANTOJUVENIL

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18432
    Michelle Brugnera Cruz Cechin, Cristianne Maria Famer da Rocha
    1281-1305
  • AÇÕES E POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA DE GÊNERO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18554
    Giordana Rodrigues Chaves, Yáscara Koga, Evandro Guindani
    1306-1330
  • AS VOZES DAS FILÓSOFAS O SILENCIAMENTO DAS MULHERES EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA COMO FORMA DE VIOLÊNCIA EPISTEMOLÓGICA

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18602
    Carolina Romanazzi
    1331-1345
  • A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NO PROCESSO TRANSEXUALIZADOR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18694
    Amanda Neves da Costa, Gabriel Felipe da Silva Tardin Alves, Débora Andrade Caetano
    1346-1368
  • A EDUCAÇÃO FÍSICA E DIVERSIDADES OS ESPORTES NAS FRONTEIRAS DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL QUEER

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19001
    Rafael Santiago de Souza
    1369-1395
  • PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL NAS SALAS DE REFERÊNCIA RELATOS E REFLEXÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18739
    Leandro Antunes
    1396-1418
  • SEXO COMO FALSO OBJETO EMPÍRICO UMA CRÍTICA A PARTIR DO CONCEITO DE GÊNERO COMO PRÁTICA DISCURSIVA E CORPORAL

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19061
    Juliane Priscila Diniz Sachs, Clair de Luma Capiberibe Nunes, Denise Caroline de Souza, Irinea de Lourdes Batista
    1419-1443
  • A TRANSVERSALIDADE DO TRANSFEMINISMO NAS CIÊNCIAS

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18532
    Isabela Figueiredo da Rosa, Janes Specht Marchand da Silva, Angélica Conceição Dias Miranda
    1444-1465
  • ENSINO RELIGIOSO NÃO CONFESSIONAL E ORIENTADO POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA IMPRESCINDIBILIDADE, DOCUMENTOS E EXPERIÊNCIAS

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.16930
    Elen Sabrina Assis Costa, Heiberle Hirsgberg Horácio
    1466-1490

Cotidiano da Escola

  • O PAPEL DO DOCENTE NO ENFRENTAMENTO DO BULLYING LGBTFÓBICO

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.17185
    Samuel Santos da Silva, Daniel Silva Alvarenga Costa , Daniara Rayane e Silva, Fausto de Melo Faria Filho
    1491-1505
  • POR UM CURRÍCULO INTERCULTURAL NOS ANOS INICIAIS A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 11.645/08 NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UMA ESCOLA DE JUARA-MT

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.16770
    Amanda Pereira da Silva Azinari, Waldineia Antunes de Alcântara Ferreira, Andresa Fernanda Almeida de Oliveira
    1506-1521

Espaços Educativos

Voir tous les numéros