“TENTARAM ME FAZER MUDAR”

EXPERIÊNCIAS DE JOVENS NEGROS GAYS NO CONTEXTO DA FAMÍLIA E ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19300

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação acerca das experiências familiares e escolares de jovens negros gays, à luz das interseccionalidades entre raça, sexualidade e educação. A pesquisa teve como objetivo compreender os desafios enfrentados por esses sujeitos na construção de suas identidades e as estratégias de resistência desenvolvidas no contexto escolar. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas junto a estudantes de escolas públicas da região metropolitana de São Paulo. A análise dos dados evidencia um cenário marcado por processos de exclusão e discriminação, concomitantes à emergência de formas de resiliência e afirmação identitária. Os resultados indicam que a família e a escola ainda configuram espaços de coerção e silenciamento em relação a essas temáticas, reforçando a urgência da implementação de políticas públicas que promovam a diversidade e a inclusão social no ambiente educacional.

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Biografia do Autor

Gabriel da Silva Brito, Universidade Federal de São Paulo/ Mestre em Educação

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (2025). Licenciado em Filosofia pela mesma instituição (2022). Pesquisador no campo da Educação, com ênfase nas relações étnico-raciais e na interseccionalidade entre raça e gênero. Integra o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia Histórico-Cultural (LAPSIHC/Unifesp) e o Grupo Uhayele de Estudo e Pesquisa em Equidade Social, Racial e de Gênero na Saúde (UNICAMP). Participa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/Unifesp) e do projeto "UNIFESP Negra: uma cartografia étnico-racial" (2023). Colaborou com o Projeto de Mapeamento das Comunidades Tradicionais de Matriz Bantu na cidade de São Paulo, contribuindo para a produção de conhecimento sobre a diversidade cultural e histórica dessas comunidades. 

Edna Martins, Universidade Federal de São Paulo/ Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo

Psicóloga, Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC/SP. Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação. Desenvolve pesquisas no campo da Psicologia da Educação, nos temas: Formação de professores, Práticas educativas, Família, Inclusão escolar e Relações étnico-raciais. Membro do NEAB/Unifesp.

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Publicado

13-12-2025

Como Citar

DA SILVA BRITO, Gabriel; MARTINS, Edna. “TENTARAM ME FAZER MUDAR”: EXPERIÊNCIAS DE JOVENS NEGROS GAYS NO CONTEXTO DA FAMÍLIA E ESCOLA . Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 57–83, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19300. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19300. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Masculinidades nos espaços-tempos educacionais