(RE)CONSTRUINDO O CAMPO DE ANÁLISE DAS PESQUISAS COM HOMENS AUTORES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM GRUPOS EDUCATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20015Resumo
Este artigo apresenta a construção teórica e política do campo de análise das pesquisas com homens autores de violência doméstica em grupos educativos. O objetivo é contextualizar historicamente o surgimento desses grupos no Brasil com fins a debater as construções das masculinidades, articulando os marcos legais, institucionais e acadêmicos que sustentam sua implementação. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com revisão bibliográfica e análise documental de legislações, políticas públicas e produções científicas. A análise preliminar evidencia que os grupos educativos emergem como resposta judicial à violência doméstica, mas são atravessados por disputas conceituais e práticas que tensionam sua função pedagógica e de responsabilização. Conclui-se que compreender esse campo exige uma abordagem crítica e interdisciplinar, capaz de problematizar os sentidos atribuídos à responsabilização masculina e à reeducação no contexto da justiça.
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