(RE)CONSTRUINDO O CAMPO DE ANÁLISE DAS PESQUISAS COM HOMENS AUTORES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM GRUPOS EDUCATIVOS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20015

Abstract

Este artigo apresenta a construção teórica e política do campo de análise das pesquisas com homens autores de violência doméstica em grupos educativos. O objetivo é contextualizar historicamente o surgimento desses grupos no Brasil com fins a debater as construções das masculinidades, articulando os marcos legais, institucionais e acadêmicos que sustentam sua implementação. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com revisão bibliográfica e análise documental de legislações, políticas públicas e produções científicas. A análise preliminar evidencia que os grupos educativos emergem como resposta judicial à violência doméstica, mas são atravessados por disputas conceituais e práticas que tensionam sua função pedagógica e de responsabilização. Conclui-se que compreender esse campo exige uma abordagem crítica e interdisciplinar, capaz de problematizar os sentidos atribuídos à responsabilização masculina e à reeducação no contexto da justiça.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leandro Rodrigues Nascimento da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Letras (UFRRJ); Graduado em Pedagogia (UVA; Especialista em Gêneros e Sexualidades (FIOCRUZ); Mestre em Educação (UFRRJ); Mestre em Artes (UERJ); Doutorando em Educação (UFRRJ); Professor Assistente na UERJ. 

Joyce Alves da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras (USP) e em Pedagogia (Uninove); Mestrado em Letras pela USP; Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela USP. Professora do Departamento de Educação e Sociedade (DES) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 

Eliezer Gonçalves Cordeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduado em Pedagogia (UNIFACVEST); Mestrando em Educação (UFRRJ).

Published

2025-12-13

How to Cite

RODRIGUES NASCIMENTO DA SILVA, Leandro; ALVES DA SILVA, Joyce; GONÇALVES CORDEIRO, Eliezer. (RE)CONSTRUINDO O CAMPO DE ANÁLISE DAS PESQUISAS COM HOMENS AUTORES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM GRUPOS EDUCATIVOS. Diversity and Education, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1996–2017, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.20015. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20015. Acesso em: 15 dec. 2025.

Issue

Section

Violências, Controle e Intervenções Educativas