IDENTIDADE DOCENTE, GÊNERO E MASCULINIDADES
O QUE REVELAM AS PESQUISAS ACADÊMICAS?
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19889Resumo
Este artigo intenta apresentar os resultados de uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento que objetivou analisar as produções científicas relacionadas à identidade docente de professores homens na educação infantil. Para tanto, a seleção dos materiais iniciou-se a partir do “Dossiê Professores Homens na Educação Infantil: dilemas, tensões, disputas e confluências”, publicado no periódico Zero-a-seis (NUPEIN-CED-UFSC), que levou a novas pesquisas a partir da leitura dos artigos. Ao todo foram analisados 26 trabalhos entre artigos, teses e dissertações. A análise das produções selecionadas revelou que grande parte dos estudos se concentram em questões como a marginalização e os preconceitos enfrentados por esses professores, conjuntamente com a resistência institucional, as dificuldades de construção de identidade profissional e a falta de formação adequada que aborde as questões de gênero e sexualidade. Da mesma forma, observa-se uma lacuna significativa em estudos que tratem da valorização do trabalho docente masculino na educação infantil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




