IDENTIDADE DOCENTE, GÊNERO E MASCULINIDADES

O QUE REVELAM AS PESQUISAS ACADÊMICAS?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19889

Resumen

Este artigo intenta apresentar os resultados de uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento que objetivou analisar as produções científicas relacionadas à identidade docente de professores homens na educação infantil. Para tanto, a seleção dos materiais iniciou-se a partir do “Dossiê Professores Homens na Educação Infantil: dilemas, tensões, disputas e confluências”, publicado no periódico Zero-a-seis (NUPEIN-CED-UFSC), que levou a novas pesquisas a partir da leitura dos artigos. Ao todo foram analisados 26 trabalhos entre artigos, teses e dissertações. A análise das produções selecionadas revelou que grande parte dos estudos se concentram em questões como a marginalização e os preconceitos enfrentados por esses professores, conjuntamente com a resistência institucional, as dificuldades de construção de identidade profissional e a falta de formação adequada que aborde as questões de gênero e sexualidade. Da mesma forma, observa-se uma lacuna significativa em estudos que tratem da valorização do trabalho docente masculino na educação infantil.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Iuri Mailo Parisotto, Universidade Comunitária da região de chapecó- UNOCHAPECÓ

Doutorando (2024) e Mestre (2021-2023) em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Graduado em Pedagogia pela mesma universidade (2015-2018). Integrante do NIEPED - Núcleo Interáreas de Estudos e Pesquisas em Práticas Pedagógicas (CNPq - Unochapecó), inserido no Projeto de Pesquisa - Os sentidos atribuídos às práticas pedagógicas em contextos de inclusão, coordenado pela Profa. Dra. Daniela Leal e também integro o grupo Políticas educacionais, currículo e formação de professores. Participante do grupo de estudos Gênero, Sexualidade e Psicologia MHD. Atualmente sou professor do ensino fundamental I da Prefeitura Municipal de Chapecó, atuando como professor Alfabetizador. Dedico-me a pesquisas que transitam sobre as temáticas: Educação Infantil, Infância, Gênero, Sexualidade, Masculinidade e Identidade Docente.

Daniela Leal, Universidade comunitária da região de Chapecó- UNOCHAPECÓ

Doutora e Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Pós-doutora em Psicologia pela FFCLRP-USP. Especialista em Educação Inclusiva e Deficiência Mental (PUC-SP) e Psicopedagogia (UniSantAnna). Graduada em Pedagogia (UniSantAnna). Atualmente é Professora Titular e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e na Graduação em Psicologia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Editora-chefe da Revista Pedagógica (PPGE-Unochapecó). Líder do NIEPED - Núcleo Interáreas de Estudos de Pesquisas em Práticas Pedagógicas (CNPq). Integrante do LAEDI - Laboratório de Estudos em Educação, Diferenças e Inclusão (CNPq-FURB). Dedica seus estudos e pesquisas aos processos de ensino e aprendizagem das crianças com deficiência e/ou dificuldades no processo de escolarização, bem como a construção de práticas pedagógicas para espaços escolares mais inclusivos, a partir da teoria histórico-cultural de Lev S. Vigotski. Filiada à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), à Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) e à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

Publicado

2025-12-13

Cómo citar

PARISOTTO, Iuri Mailo; LEAL, Daniela. IDENTIDADE DOCENTE, GÊNERO E MASCULINIDADES: O QUE REVELAM AS PESQUISAS ACADÊMICAS?. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 396–422, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19889. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19889. Acesso em: 15 dic. 2025.

Número

Sección

Docência, Formação e Trabalho Educativo de Homens