IDENTIDADE DOCENTE, GÊNERO E MASCULINIDADES

O QUE REVELAM AS PESQUISAS ACADÊMICAS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19889

Resumo

Este artigo intenta apresentar os resultados de uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento que objetivou analisar as produções científicas relacionadas à identidade docente de professores homens na educação infantil. Para tanto, a seleção dos materiais iniciou-se a partir do “Dossiê Professores Homens na Educação Infantil: dilemas, tensões, disputas e confluências”, publicado no periódico Zero-a-seis (NUPEIN-CED-UFSC), que levou a novas pesquisas a partir da leitura dos artigos. Ao todo foram analisados 26 trabalhos entre artigos, teses e dissertações. A análise das produções selecionadas revelou que grande parte dos estudos se concentram em questões como a marginalização e os preconceitos enfrentados por esses professores, conjuntamente com a resistência institucional, as dificuldades de construção de identidade profissional e a falta de formação adequada que aborde as questões de gênero e sexualidade. Da mesma forma, observa-se uma lacuna significativa em estudos que tratem da valorização do trabalho docente masculino na educação infantil.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iuri Mailo Parisotto, Universidade Comunitária da região de chapecó- UNOCHAPECÓ

Doutorando (2024) e Mestre (2021-2023) em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Graduado em Pedagogia pela mesma universidade (2015-2018). Integrante do NIEPED - Núcleo Interáreas de Estudos e Pesquisas em Práticas Pedagógicas (CNPq - Unochapecó), inserido no Projeto de Pesquisa - Os sentidos atribuídos às práticas pedagógicas em contextos de inclusão, coordenado pela Profa. Dra. Daniela Leal e também integro o grupo Políticas educacionais, currículo e formação de professores. Participante do grupo de estudos Gênero, Sexualidade e Psicologia MHD. Atualmente sou professor do ensino fundamental I da Prefeitura Municipal de Chapecó, atuando como professor Alfabetizador. Dedico-me a pesquisas que transitam sobre as temáticas: Educação Infantil, Infância, Gênero, Sexualidade, Masculinidade e Identidade Docente.

Daniela Leal, Universidade comunitária da região de Chapecó- UNOCHAPECÓ

Doutora e Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Pós-doutora em Psicologia pela FFCLRP-USP. Especialista em Educação Inclusiva e Deficiência Mental (PUC-SP) e Psicopedagogia (UniSantAnna). Graduada em Pedagogia (UniSantAnna). Atualmente é Professora Titular e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e na Graduação em Psicologia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Editora-chefe da Revista Pedagógica (PPGE-Unochapecó). Líder do NIEPED - Núcleo Interáreas de Estudos de Pesquisas em Práticas Pedagógicas (CNPq). Integrante do LAEDI - Laboratório de Estudos em Educação, Diferenças e Inclusão (CNPq-FURB). Dedica seus estudos e pesquisas aos processos de ensino e aprendizagem das crianças com deficiência e/ou dificuldades no processo de escolarização, bem como a construção de práticas pedagógicas para espaços escolares mais inclusivos, a partir da teoria histórico-cultural de Lev S. Vigotski. Filiada à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), à Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) e à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

Downloads

Publicado

13-12-2025

Como Citar

PARISOTTO, Iuri Mailo; LEAL, Daniela. IDENTIDADE DOCENTE, GÊNERO E MASCULINIDADES: O QUE REVELAM AS PESQUISAS ACADÊMICAS?. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 396–422, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19889. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19889. Acesso em: 15 dez. 2025.

Edição

Seção

Docência, Formação e Trabalho Educativo de Homens