ENTRE NORMAS E TRANSGRESSÕES:

MASCULINIDADES ADOLESCENTES EM CONTEXTOS DE ENSINO A PARTIR DO CINEMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20064

Resumo

Este artigo analisa a construção das masculinidades adolescentes em contextos educacionais a partir do filme As Melhores Coisas do Mundo (2010), de Laís Bodanzky. Com base em aportes dos estudos de gênero, pós-críticos e interseccionais, problematiza como a escola, a família e as pedagogias culturais atuam na regulação e normalização dos corpos e subjetividades juvenis. A narrativa cinematográfica evidencia conflitos vividos por adolescentes diante das normas de gênero, especialmente quando a masculinidade hegemônica é questionada. Por intermédio de uma metodologia fundamentada na análise fílmica, identifica-se que, ao não problematizar corpo, sexualidade, raça, subjetividade e gênero, a escola tende a reproduzir discriminações, hierarquizações e exclusões, reforçando desigualdades. Argumenta-se que os processos de ensino, ao privilegiar práticas biológicas, quantificáveis e comparativas, contribuem para a naturalização das desigualdades. Conclui-se pela necessidade de alternativas pedagógicas que promovam equidade de gênero, respeito às diferenças e valorização das subjetividades, destacando o cinema como recurso formativo potente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeimis Castro, CEFET/RJ

Doutor em Ensino em Biociências e Saúde - FIOCRUZ (2019). Mestre na área de Educação - UFRRJ (2011). Possui Licenciatura Plena em Pedagogia - UERJ (2011) e em Educação Física - UFRRJ (2007). É especialista em Gênero e Sexualidade - UERJ (2011); Educação e Reeducação Psicomotora - UERJ (2008); e em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a distância - UFF (2013). Atua como Docente no CEFET/RJ Campus Valença na educação básica e nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Temas e Perspectivas Contemporânea em Educação e Ensino e no Mestrado em Perspectivas Contemporâneas em Ensino (Coordenador do Curso). Atuou como Coordenador Pedagógico e Professor de Educação Física, Filosofia e Sociologia na Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro e de Educação Física no Município de Itaboraí. Atuou como Professor Substituto no Colégio Técnico da UFRRJ, nas disciplinas de Educação Física (Ensino Médio) e Lazer e Entretenimento (Técnico em Hospedagem). Atualmente desenvolve pesquisas sobre corpo, identidade, diferença e cinema na escola. Tem experiência no ensino de Educação Física; Psicomotricidade; Corpo; Identidade; Diferença; Gênero e Sexualidade na escola. 

Downloads

Publicado

13-12-2025

Como Citar

CASTRO, Jeimis. ENTRE NORMAS E TRANSGRESSÕES: : MASCULINIDADES ADOLESCENTES EM CONTEXTOS DE ENSINO A PARTIR DO CINEMA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 2192–2193, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.20064. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20064. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Tecnologias digitais, Mídias e Cibercultura