About the Journal

          A Revista Diversidade & Educação é uma revista de divulgação científica semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e do  Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola da Universidade Federal do Rio Grande do Rio Grande - FURG. Publica artigos e relatos de experiências educativas nas temáticas de corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais.
          A revista tem como foco textos que tratem dessas temáticas no espaço escolar e em outros espaços educativos.
          Tem como público-alvo estudantes, professores/as, pesquisadores/as da área da educação, além do público interessado na área em geral.
            Qualis A4.
 

DOSSIÊ 2024

 v. 12, n. 2, jul/dez 2024

Gêneros e sexualidades: práticas e pesquisas desobedientes e libertárias na educação em ciências e na educação matemática

Sandro Prado Santos (UFU)

Bettina Heerdt (UEPG)

Fabiana Aparecida de Carvalho (UEM)

Yonier Alexander Orozco Marin (UFNT)

Prazo  para envio: 30 de setembro de 2024

Dossiês 2025

v. 13, n.1, jan/jum 2025

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários

Na última década, o Brasil vivenciou uma série de ataques sistemáticos a políticas feministas, antirracistas e de promoção aos direitos de pessoas LGBTQIA+, que produziram impacto substantivo tanto nos espaços institucionais quanto no imaginário social, fazendo estagnar ou até mesmo retroagir um conjunto amplo de políticas públicas de direitos humanos que vinham, ainda que precariamente, sendo implementadas no país. Embora tenham tomado corpo em múltiplos espaços sociais, essas ofensivas miraram especialmente a educação, organizando ataques violentos direcionados a professoras, pesquisadoras e gestoras comprometidas com a construção de uma perspectiva crítica e com o enfrentamento às diferentes formas de discriminação e desigualdade que marcam a sociedade brasileira. A despeito do ambiente de censura e terrorismo ideológico que se instalou em escolas e universidades nos últimos anos, um conjunto amplo de profissionais de educação resistiu, insistiu e persistiu, desenvolvendo ações pedagógicas que propunham um debate cientificamente fundamentado e politicamente engajado sobre questões de gênero, sexualidade e raça. Sua resistência corajosa e criativa produziu ricas e potentes práticas educativas, que confrontaram um ambiente político e institucional hostil.

Reconhecendo a importância de visibilizar essas práticas propomos esse dossiê, dedicado especialmente à divulgação de trabalhos que registrem e analisem as múltiplas formas de resistências colocadas em curso por educadoras e educadores em um momento de avanço e consolidação de um ambiente reacionário no Brasil. Se, como campo acadêmico, passamos os últimos anos muito dedicados a investigar as características do reacionarismo brasileiro, parece mais do que nunca necessário voltarmos nosso olhar para aqueles e aquelas que, apesar deste ambiente hostil, resistem na promoção de práticas pedagógicas em gênero, sexualidade e raça que miram uma transformação social através da educação.

O dossiê receberá trabalhos de diferentes áreas, na forma de artigos, ensaios, revisões bibliográficas ou relatos de experiência, que analisem políticas e práticas educacionais em gênero, sexualidade e raça, que considerem o contexto reacionário presente no país nos últimos anos, mas lancem foco nas múltiplas formas de resistência criativa e corajosa promovida pelos sujeitos que constroem a educação brasileira.


Coordenação:

Alexandre Bortolini

Pedagogo e Comunicador Social. Mestre em Educação pela PUC-Rio. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorando do Programa de Pesquisadores Negros e Negras da USP. Certificado em Estudos Afrolatinoamericanos pela Harvard University. Coordenou o projeto Diversidade Sexual na Escola e foi professor do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ. Trabalhou na equipe da Coordenação de Direitos Humanos do Ministério da Educação. Recém aprovado para a cadeira de Políticas Educacionais da Universidade do Distrito Federal. É hoje Presidente da Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura.

Cláudia Vianna
Mestre em Educação pela Puc-SP. Doutora em Educação e Livre Docente pela Universidade de São Paulo. Professora Sênior da Faculdade de Educação da USP. Trabalha na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, Relações de Gênero e Diversidade Sexual, investigando relações de gênero, diversidade sexual, educação, identidade docente e política educacional. Orienta Mestrado e Doutorado na área de concentração Educação e Ciências Sociais: desigualdades e diferenças (FEUSP). É líder do Grupo de Estudos de Gênero Educação e Cultura Sexual (EdGES) e bolsista de produtividade em pesquisa nível 1 D pelo CNPq.

Alexsandro Rodrigues
Pós Doutor em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Associado IV do Centro de Educação da UFES na área de Currículo e Formação docente. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI/UFES). Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisas em Sexualidades (GEPSs/UFES) e do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade (NEPS/UFES). Pesquisa temas como produção de subjetividade, infâncias (des)viadas, crianças dissidentes, gênero, sexualidade e processos formativos de professores.

Prazo para envio:  15 de abril de 2025

 

 

Announcements

Current Issue

Vol. 12 No. 1 (2024): Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gênero e Sexualidade
					View Vol. 12 No. 1 (2024): Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gênero e Sexualidade

Ao partimos da compreensão das juventudes como um construto cultural, histórico, aberto, plural, polissêmico, na medida em que é atravessada por diversos marcadores culturais, no âmbito das relações sociais, interessa-nos congregar nesse dossiê pesquisas sobre as juventudes contemporâneas tendo como áreas de concentração: os Estudos Culturais em Educação, os Estudos de Gênero e Sexualidades, bem como, as análises de autores/as pós-estruturalistas, como Michel Foucault. A fim de contribuir com os estudos nessa área, propomos envolver investigações sobre as juventudes que problematizem as práticas pedagógicas, as instâncias educativas, os artefatos culturais que repercutem e atuam na sua constituição, investindo principalmente, nos ensinamentos produzidos e veiculados sobre corpo, gênero e sexualidade. Compreender e examinar os lugares da cultura, tais como: brinquedos, academias, filmes, séries, músicas, escolas, literatura , revistas, jornais, propagandas, internet, políticas públicas etc. como locais que forjam sujeitos e subjetividades tornam-se interesses desse dossiê: Que saberes e práticas são acionados na produção das juventudes contemporâneas? Quais são os ensinamentos e imperativos que os artefatos analisados buscam constituir para as juventudes? Quais características, comportamentos, habilidades e capacidades esses indivíduos necessitam incorporar? Como o gênero e a sexualidade atravessam e constituem as juventudes? Que atravessamentos e incorporações de gênero e sexualidade estão presentes nas próprias instituições, campos de saber, símbolos e normas relacionadas às juventudes? Quais as implicações do consumo e da cultura do consumo nos processos educativos que formam os sujeitos jovens contemporâneos? Como operam as estratégias biopolíticas e os modos de governar as condutas dos indivíduos interpelados nas sociedades neoliberais? Como gênero e sexualidade, em intersecção com outros marcadores sociais, como raça, escolaridade, religião, pertencimento social, tornam-se centrais nas disputas cotidianas? De que formas podem-se produzir críticas, tensionamentos e intervenções capazes de ampliar compreensões binárias e heteronormativas para as juventudes?

Published: 2024-09-16

Expediente

  • EXPEDIENTE

    Joanalira Corpes Magalhães
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17901

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner

  • APRESENTAÇÃO

    Carin Klein, Daniela de Azevedo Prates, Juliana Ribeiro de Vargas
    5-6
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17906
  • ENTREVISTA VERÓNICA PAZ CENITAGOYA GARÍN

    Carin Klein, Daniela Daniela de Azevedo Prates, Juliana Ribeiro de Vargas
    7-25
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17907
  • “TÁ DE CHICO?” ESTIGMAS DA MENSTRUAÇÃO NA MÍDIA E NO TERRITÓRIO ESCOLAR

    Caroline Luiza Willig, Saraí Patrícia Schmidt
    26-50
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16050
  • O QUE UM FILME PODE FAZER CONOSCO E O QUE PODEMOS FAZER COM UM FILME? PRODUÇÕES DISCURSIVAS DE JOVENS NEGRAS SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL ACIONADAS POR MEIO DO LONGA-METRAGEM “PRECIOSA" UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA

    Roniel Santos Figueiredo, Marcos Lopes de Souza
    51-77
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17265
  • CARTOGRAFANDO AS JUVENTUDES NA ESCOLA PERSPECTIVAS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES A PARTIR DAS SÉRIES DE STREAMING

    André Luiz Bernardo Storino, Ivan Amaro
    78-97
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17113
  • A SEXUALIDADE NA ESCOLA DISCURSOS VEICULADOS NAS SÉRIES BIG MOUTH E SEX EDUCATION

    Rosiane Orende da Silva, Bárbara Hees Garré, Ana Gabriela da Silva Vieira
    98-116
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17090
  • NAS PRATELEIRAS VIRTUAIS TENDÊNCIAS DE CONSUMO LITERÁRIO NA CATEGORIA JOVENS E ADOLESCENTES DA AMAZON

    Rannyson da Silva Moura, Kaio Gomes Braz, Raquel Assunção Oliveira
    117-143
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17095
  • PEDAGOGIAS DOS ARTEFATOS CULTURAIS NA CONSTITUIÇÃO DE JUVENTUDES, GÊNERO E SEXUALIDADE

    Raquel Guimarães Lins, Roney Polato de Castro
    144-164
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17372
  • POP, FUNK E RAP COMO CONTEÚDOS MUSICAIS PARA OS JOVENS NA ESCOLA REFLEXÕES SOBRE GÊNERO, RAÇA E CLASSE

    Hugo Romano Mariano, Jorge Luiz Schroeder
    165-189
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17268
  • JUVENTUDES PERIFÉRICAS E O HIP HOP ALAGOANO RELAÇÕES DE GÊNERO, POLÍTICAS E SOCIOCULTURAIS

    Pâmela Tamires Bezerra Ferreira da Silva, Rosemeire Reis da Silva
    190- 215
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17273
  • OS EFEITOS DAS REDES SOCIAIS NA SUBJETIVIDADE E NOS MODOS DE RELAÇÃO COM O CORPO ENTRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS

    Andressa Patussi, Anderson Luis Schuck
    216-236
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17203
  • A REPRESENTATIVIDADE DA LITERATURA LGBTQIA+ NAS VIDAS DE JOVENS LEITORES UNIVERSITÁRIOS

    Adria Caroene Queiroz Sabbá, Gisele Cristina Resende
    237-254
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17381
  • POR UMA UNIVERSIDADE EFETIVAMENTE DEMOCRÁTICA DEMANDAS E QUALIDADE DE POLÍTICAS E AÇÕES AFIRMATIVAS NA PERSPECTIVA DA POPULAÇÃO LGBTQIAPN+ DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

    Marcus Vinicius Mazini dos Santos, Leonardo Lemos de Souza, Rafael Paulino Juliani
    255-278
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16986
  • PARA ALÉM DE UMA LIGA ACADÊMICA SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO TECENDO REFLEXÕES A PARTIR DA LACIGS+

    Aline Stefany Queiroz Leite, Rodrigo Leão de Oliveira, Iago Sergio de Castro Farias, Laize da Fonseca Araujo
    279-295
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17388
  • SAÚDE MENTAL E VIVÊNCIAS FORA DOS BINARISMOS DE GÊNERO ENTRE JOVENS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

    Victor Pereira de Souza, Taís Bleicher, Breno de Castro Diniz
    296-321
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17390
  • NARRATIVAS DE VIDA DE ESTUDANTES LGBTQIA+

    Ludymila Nascimento de Souza, Daniela Alves de Alves
    322-347
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17358
  • “PARECE QUE EU TENHO DUAS IDENTIDADES, E É LINDO! IDENTIDADE SURDA E LGBT! EU SINTO ORGULHO”! LÍNGUA DE SINAIS, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA COMUNIDADE SURDA

    Cícera Patrine Cunha Flôr, Rômulo de Lima Sousa, Lucas Romário
    348-370
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17400
  • NAS MINHAS VEIAS ESCORRE O SANGUE HERÓI DO FRACASSO A EXPERIÊNCIA E NARRATIVA DE SI ENQUANTO POSSIBILIDADE DE SOBREVIVÊNCIA DA VIDA QUEER

    Marluci Meinhart, Saraí Patrícia Schmidt
    371-389
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17056
  • A VIA CRUCIS DO MENOR OU UMA POLÍTICA DO LUTO UMA CRÍTICA DA VIOLÊNCIA NA CAMPANHA DA FRATERNIDADE (BRASIL, 1975-1987)

    José dos Santos Costa Júnior
    390- 416
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16786
  • VIVÊNCIAS DE PESSOAS TRANGÊNERO NA EDUCAÇÃO BÁSICA UMA REVISÃO DA LITERATURA

    Estéfani Barbosa de Oliveira Medeiros, Eliane Cadoná
    417-441
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17108
  • VOCÊ ME VÊ? AS INTERFACES DO CURRÍCULO E DAS TRANSIDENTIDADES NA ESCOLA

    Geilson Pereira Silva, Sirlene Mota Pinheiro da Silva
    442-461
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17042
  • A DESNATURALIZAÇÃO DA IDEIA DE TRANSIÇÃO: DIÁLOGOS ENTRE A PSICOLOGIA E A FILOSOFIA SOBRE A ADOLESCÊNCIA E GÊNERO

    Diogo Fagundes Pereira
    462-477
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16847
  • TIKTOKZAÇÃO DAS MASCULINIDADES ESTUDOS CULTURAIS, QUESTÕES DE GÊNERO E JUVENTUDE CONTEMPOR NEA

    João Paulo Baliscei, Pedro Henrique Decleva Fernandes
    478-497
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16998
  • TEMOS NOSSAS CORES, NOSSAS FORÇAS E NOSSA ARTE UM OLHAR PARA MASCULINIDADES JUVENIS CONTEMPORÂNEAS VISIBILIZADAS EM SEIS VIDEOCLIPES DE ROCK E RAP

    Mauricio Nazarete Lopes, Paula Regina Costa Ribeiro , Juliana Ribeiro de Vargas
    498-523
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17365
  • DEBATE TEÓRICO EM TORNO DA CONSTRUÇÃO DO CABRA-MACHO E DA MASCULINIDADE TÓXICA

    Thatiane Oliveira do Nascimento
    524-548
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17102
  • CRIANÇA VIADA E HETEROTERRORISMO EVIDENCIANDO UMA MASCULINIDADE COLONIAL

    Fernando Ziderich do Amaral
    549-573
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17107
  • OS SENTIDOS DAS JUVENTUDES E MASCULINIDADES NEGRAS NA CONTEMPORANEIDADE ANÁLISES INTERSECCIONAIS

    Luis Paulo Cruz Borges
    574-590
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17322
  • O ENREDO DA FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NOTAS SOBRE MULHERES PROFESSORAS

    Mayra Silva dos Santos
    591-607
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16670
  • A ATUAÇÃO DAS JUVENTUDES FEMINISTAS E ANTIFEMINISTAS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

    Kellen Carvalho de Sousa Brito, Olívia Cristina Perez
    608-625
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17254
  • ENTRE CURADORAS/ES E CURANDEIRAS/OS CENAS-ACONTECIMENTOS-ANALISADORAS DE UMA PESQUISA-INTER(IN)VENÇÃO COM JOVENS PESQUISADORAS/ES DO SEU COTIDIANO ESCOLAR

    Mayara Ruth Nishiyama Soares, Luciana Lobo Miranda, Marta Clarice Nascimento Oliveira, Bruna Ribeiro de Sousa
    626-649
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17198
  • ENTRE MINAS E MANAS EXPERIÊNCIA FEMININA E SUBJETIVAÇÃO POLÍTICA NAS OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS DE 2016 EM MINAS GERAIS

    Karoline Rebecka Siqueira Ferreira, Luís Antonio Groppo
    650-671
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17326
  • O SOFRIMENTO ÉTICO-POLÍTICO E AS RESISTÊNCIAS DE SER MULHER AMAZÔNIDA UMA NARRATIVA DE VIDA DURANTE A TRAJETÓRIA NO ENSINO SUPERIOR

    JANAINA LEIA PASSOS DA SILVA, Breno de Oliveira Ferreira, Adria de Lima Sousa, Iolete Ribeiro da Silva
    672-696
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17403
  • CORPO-MANIFESTO E ARTE PERFORMATIVA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO

    José Valdinei Albuquerque Miranda, Caroline do Socorro Freitas Maciel Maciel, Gilcilene Dias da Costa Costa
    697-720
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17135
  • (DES)SEXUALIZANDO AGENCIAMENTOS DESEJANTES EM UMA PESQUISA COM JOVENS

    Simone Cristina de Amorim, Marcos Roberto Vieira Garcia
    721-744
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17252
  • CONEXÕES LIBERDADE DE ENSINAR, DEMOCRACIA E CULTURAS JUVENIS

    Fernando Seffner, Juliana Ribeiro de Vargas
    745-766
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17267
  • JUVENTUDES, RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS E DE GÊNERO (DES)CONSTRUÇÕES A PARTIR DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

    Adriano Gonçalves da Silva, Marie Luce Tavares
    767-789
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17293
  • IGUALDADE DE OPORTUNIDADES? RACISMO E DESIGUALDADES SOCIAIS NO CONTEXTO NEOLIBERAL

    Simone Gomes Firmino, Agustina Rosa Echeverría
    790-815
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17460
  • A URGÊNCIA DO DEBATE GÊNERO E DIVERSIDADE EM UM PROJETO PARA ADOLESCENTES

    Renata Porcellis, André Nogueira Alves, Marcia Rostas
    816-832
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17324
  • BULLYING HOMOFÓBICO E O DESENVOLVIMENTO DO SELF DIALÓGICO

    Francisco Neves, Angela Uchoa Branco
    833-853
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17340
  • MAPEANDO CONHECIMENTOS E REALIZANDO ETNOGRAFIAS GÊNERO, SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA EM PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR

    Aldo Cativo da Silva Filho, Lucélia de Moraes Braga Bassalo
    854-879
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17361
  • PROJETO DIREITOS HUMANOS E IGUALDADE DE GÊNERO NA ESCOLA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM JOVENS NA CIDADE DE BOA VISTA-RR

    Gilmara Pinheiro de Andrade
    880-899
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17451
  • DIVERSIDADE E FRONTEIRA UMA PROPOSTA DIDÁTICA INTERCULTURAL, ANTIMACHISTA E ANTIRRACISTA PARA O ENSINO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO

    Eliane da Silva, Júlia Batista Alves
    900-925
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17377
  • ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE SEXUALIDADE E GÊNERO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE DOCENTES DO ENSINO MÉDIO UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DURANTE O PERÍODO DE 2018 A 2023

    Raynna Paiva, Lívia de Rezende Cardoso
    926-950
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17404
  • A (R)EXISTÊNCIA DE PESSOAS TRANSEXUAIS E TRAVESTIS NA DISPUTA PELO PODER LOCAL

    Bruno Almeida Silva, Patricia Ketzer
    951-973
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16880

Diversidade em Debate

  • POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL PARA MÃES UNIVERSITÁRIAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP)

    Ananda Raquel de Souza Joaquim, José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
    974-998
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16260
  • PAULO FREIRE E BELL HOOKS CONVERGÊNCIAS PARA UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL

    Ludmila Jardim da Conceição, Rita Tatiana Cardoso Erbs
    999-1012
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16246
  • GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL E VALORES FAMILIARES IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO

    Larissa Scotta
    1013-1036
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16289
  • A LUTA POR UM ESPAÇO NA ESCOLA ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E VIVÊNCIAS DE PESSOAS TRANS/TRAVESTIS/NÃO BINÁRIE NOS CONTEXTOS ESCOLARES

    D'Angelles Vieira, Áurea Augusta Rodrigues da Mata
    1037-1060
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16303
  • GÊNERO E PODER NO SUBCAMPO ESPORTIVO DO XADREZ RELAÇÕES ENTRE A GEOGRAFIA E AS TITULAÇÕES DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE XADREZ

    Jéssica dos Anjos Januário, Taís Sandrim Julião, Liziane Nathália Vicenzi, Ana Vitória de Paula Rothebarth
    1061-1090
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16381
  • RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DECOLONIALIDADE E A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS CONTRIBUIÇÕES DE UMA PESQUISA-FORMAÇÃO

    Rafael Casaes de Brito, Benedito Gonçalves Eugênio, Catiana Nery Leal, Ramon Alves dos Santos
    1091-1116
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16410
  • UM BINÔMIO E UMA DICOTOMIA A NARRATIVA DE UM PROFESSOR HOMEM DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Julio Cesar Floriano Dos Santos, Josiane Peres Gonçalves, Raquel Quintina Pereira Bard
    1117-1143
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16116
  • AS DIFERENÇAS E DESIGUALDADES DE GÊNERO NAS PRÁTICAS SOCIAIS DA JUVENTUDE

    Angela Maria Corso
    1144-1165
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16068
  • EDUCAÇÃO TRANSDEFIÇA REFLEXÕES SOBRE CORPONORMATIVIDADE, EXCLUSÃO E SILENCIAMENTO DE PESSOAS TRANS COM DEFICIÊNCIA EM ESPAÇOS FORMAIS DE EDUCAÇÃO

    Leila Antoniassi Sassine, Suelen Soares Barcelo de Miranda, Eliane Rose Maio
    1166-1187
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16662
  • EXCLUSÃO DE CORPOS E CORPOREIDADES DISSIDENTES ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A TRANSEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

    Tayron Gabriel Pereira da Silva, Estêvão Maya de Moura Pereira, Thiago Camargo Iwamoto, Dulce Filgueira de Almeida
    1188-1209
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16697
  • EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA AS DIFERENÇAS CULTURAIS EM DEBATE

    Ana Paula da Silva Santos, Vera Maria Candau
    1210-1230
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16730
  • NARRATIVAS DE DOCENTES LGBTIA+ CURRÍCULOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM GÊNEROS E SEXUALIDADES

    John Jamerson da Silva Brito, Witembergue Gomes Zaparoli
    1231-1245
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16755
  • PIERRE BOURDIEU E A QUESTÃO DE GÊNERO A PARTIR DA OBRA A DOMINAÇÃO MASCULINA

    Valeria Soares de Lima, Josiane Peres Gonçalves, Elaine Ferreira de Oliveira, Gislene Lisboa de Oliveira
    1246-1263
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16796
  • INVESTIGAÇÕES HISTÓRICAS E ESCOLARIZADAS DOS ASPECTOS SOCIOCULTURAIS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA DANÇA

    Eliaquim de Sousa Lima, Patrícia Ribeiro Feitosa Lima, Nilson Vieira Pinto
    1264-1286
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16817
  • CURSO DIVERSIDADE, GÊNERO E SEXUALIDADE: COMO ABORDAR EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE NA ESCOLA?

    Daniela Oliveira Ramos dos Passos, Antônio Rodrigues Neto, Juliana Cristina Martins de Souza
    1287-1310
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16969

Cotidiano da Escola

  • DESCONSTRUINDO GÊNERO JOGANDO COM TEATRO E SOCIOLOGIA PARA PROBLEMATIZAR PERFORMANCES DE GÊNERO JUNTO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

    Suélen Pinheiro Freire Acosta, Marlise
    1311-1328
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16221
  • DIALOGANDO COM ADOLESCENTES SOBRE DIFERENÇAS, IDENTIDADES E BEM-ESTAR NA ESCOLA E NA VIDA

    Liliana Raphaela Brandim Goergen, Fúlvia da Silva Spohr, Cleidilene Ramos Magalhães
    1329-1343
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17484
  • ALÉM DOS RÓTULOS UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA A PARTIR DAS MENSAGENS DE ÂNGELO

    Cinthia de Liz, Vinicius Bertoncini Vicenzi
    1344-1357
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.15970

Espaços Educativos

View All Issues