MASCULINIDADES, EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE:

REFLEXÕES E PROPOSIÇÕES PARA UM AMBIENTE INCLUSIVO E SEGURO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19845

Resumo

O presente ensaio, de caráter teórico e propositivo, tem por objetivo, refletir sobre os Estudos das Masculinidades na Educação Física e no Esporte, oferecendo alternativas que promovam um ambiente inclusivo e seguro. Está organizado a partir de uma revisão da literatura sobre Estudos das Masculinidades na Educação Física e no Esporte; as implicações das representações sobre as masculinidades na Educação Física escolar e no Esporte enquanto instituição reconhecida como espaço de construção de um padrão normativo de masculinidade; e por fim, proposições na direção de mudanças no que se refere à construção de espaços inclusivos e seguros para a adoção de práticas corporais que esgarcem a representação social de uma masculinidade única, normativa e socialmente imposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Devide, UFF

Professor Associado IV do Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense (IEF-UFF); Pós-Doutor em História Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-UFRJ); Líder do Grupo de Pesquisa em Relações de Gênero na Educação Física (GREGEF-CNPq); ex-coordenador do Grupo de Trabalho Temático "Gênero e Sexualidade" do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Downloads

Publicado

13-12-2025

Como Citar

DEVIDE, Fabiano. MASCULINIDADES, EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE: : REFLEXÕES E PROPOSIÇÕES PARA UM AMBIENTE INCLUSIVO E SEGURO. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1040–1058, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19845. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19845. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Masculinidades nas Pr´áticas Corporais