POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA COMO POLÍTICA DE EXTERMÍNIO DE HOMENS NEGROS NA “CIDADE MARAVILHOSA”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20104

Resumo

O artigo discute como a política de segurança pública no Rio de Janeiro opera historicamente como um mecanismo de extermínio de homens negros. Desde o período colonial, esses homens foram associados ao perigo e à desordem, estigma reforçado pela eugenia republicana e pelas políticas de branqueamento. A criminalização da cultura negra e a repressão a práticas como a capoeira e os bailes soul exemplificam essa lógica. No período democrático, a violência policial manteve-se como prática cotidiana, sobretudo nas periferias e favelas majoritariamente negras. Operações com armamento pesado transformam bairros em “territórios inimigos”, produzindo chacinas como a do Jacarezinho em 2021. Dados comprovam que homens negros são as principais vítimas, evidenciando o caráter genocida dessas políticas. Assim, a segurança pública não se apresenta como proteção, mas como continuação de estratégias de controle racial, configurando uma batalha desigual em que a masculinidade negra é permanentemente alvo do Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rolf Malungo de Souza, - Univresidade Federal Fluminense UFF

Professor da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2010), Pós-Doutorado pelo Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos, INCT-INEAC/UFF (2012 2013). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Antropologia, Etnografia, Gênero, Masculinidade, Sociabilidade, Antropologia Urbana, Direito à Cidade e Direito à Moradia, Relações de Gênero e Raça/Etnia.

 

Downloads

Publicado

13-12-2025

Como Citar

MALUNGO DE SOUZA, Rolf. POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA COMO POLÍTICA DE EXTERMÍNIO DE HOMENS NEGROS NA “CIDADE MARAVILHOSA”. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 332–348, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.20104. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20104. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Masculinidades nos espaços-tempos educacionais