CADÊ OS PROFESSORES NEGROS DA EDUCAÇÃO INFANITL?:
INTERSECCIONALIDADES,RESISTÊNCIAS E PRATICAS ANTIRRACISTAS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA (1998-2024)
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19711Resumo
Este artigo, parte integrante de uma dissertação de mestrado, analisa a invisibilidade de professores homens negros na Educação Infantil, destacando as interseções entre raça, gênero e práticas pedagógicas antirracistas. O objetivo é compreender os desafios e significados da presença masculina negra nesse espaço educativo. A pesquisa adota abordagem qualitativa, com base em revisão bibliográfica (1998–2024) e no relato de experiência do autor como homem negro e professor da Educação Infantil. A análise evidencia a escassez de produções acadêmicas sobre o tema e os impactos dessa ausência na formação de uma educação plural, inclusiva e representativa. Os dados revelam que a inserção de professores negros contribui para o enfrentamento do racismo estrutural e para o fortalecimento de práticas pedagógicas voltadas à equidade racial e à valorização das culturas infantis. Conclui-se que ampliar essa representatividade é urgente para a construção de uma educação mais justa e antirracista desde a educação infanfil
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