CADÊ OS PROFESSORES NEGROS DA EDUCAÇÃO INFANITL?:

INTERSECCIONALIDADES,RESISTÊNCIAS E PRATICAS ANTIRRACISTAS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA (1998-2024)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19711

Resumo

Este artigo, parte integrante de uma dissertação de mestrado, analisa a invisibilidade de professores homens negros na Educação Infantil, destacando as interseções entre raça, gênero e práticas pedagógicas antirracistas. O objetivo é compreender os desafios e significados da presença masculina negra nesse espaço educativo. A pesquisa adota abordagem qualitativa, com base em revisão bibliográfica (1998–2024) e no relato de experiência do autor como homem negro e professor da Educação Infantil. A análise evidencia a escassez de produções acadêmicas sobre o tema e os impactos dessa ausência na formação de uma educação plural, inclusiva e representativa. Os dados revelam que a inserção de professores negros contribui para o enfrentamento do racismo estrutural e para o fortalecimento de práticas pedagógicas voltadas à equidade racial e à valorização das culturas infantis. Conclui-se que ampliar essa representatividade é urgente para a construção de uma educação mais justa e antirracista desde a educação infanfil

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Biografia do Autor

Clecio Leonardo Mendes Araújo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS,UNICAMP

Homem, negro e gay. Professor do anos inicias da Prefeitura Municipal de Teresina, Mestre em Educação (UNICAMP). Especialista em Educação Infantil (UESPI), Ensino da Língua Portuguesa (UENP) e Especialização em Processos Didáticos-Pedagógicos para cursos na modalidade a distância (UNIVESP). Graduado em Pedagogia (UESPI), graduado em Sociologia (UNICESUMAR) e bacharelando em Turismo (UFPI). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural (GEPEDISC - cultura infantis) e participante do Grupo de Estudo do núcleo de estudos Gênero, Educação e Afrodescendência (Roda Griô/GeAfro) e do Grupo de pesquisa Educação Transversal na Linha de Pesquisa Educação para as Relações Étnico-Raciais (IFES). Atuou como membro de bancas de Heteroidentificação do Vestibular da UNICAMP (2023, 2024), da Comissão Organizadora de Concurso COC/UFPI (2022, 2024), do Sistema de Seleção Unificada (SISU) da UFPI (2021, 2022, 2023 e 2024), do Processo Seletivo de Ingresso nos Cursos Técnicos do IFPR (2021) e do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (Mestrado e Doutorado) da UNICAMP (2023). Tem afinidades com os temas: Educação Infantil, Gênero, Raça, Professor Negro, Afrodescendência, Relações étnico-raciais e Literatura Infantil. 

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Publicado

13-12-2025

Como Citar

ARAÚJO, Clecio Leonardo Mendes. CADÊ OS PROFESSORES NEGROS DA EDUCAÇÃO INFANITL?:: INTERSECCIONALIDADES,RESISTÊNCIAS E PRATICAS ANTIRRACISTAS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA (1998-2024). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 102–118, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19711. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19711. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Masculinidades nos espaços-tempos educacionais