MASCULINIDADES EM FOCO
NARRATIVAS DE ADOLESCENTES HOMENS SOBRE DESIGUALDADE DE GÊNERO NO CENTRO EDUCA MAIS MOURÃO RANGEL, IMPERATRIZ-MA
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20011Resumo
Esta pesquisa analisa narrativas masculinas sobre desigualdade de gênero, violência contra a mulher e o papel dos homens nesses debates. O objetivo é analisar como adolescentes do sexo masculino expressam suas percepções sobre desigualdade de gênero e violência contra a mulher, identificando, a partir de suas falas, formas de compreender como se posicionam diante dessas questões. Esse recorte faz parte do projeto de extensão “Igualdade de gênero e diversidade na escola”, vinculado ao curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da (UFMA/CCIm) desenvolvido no Centro educa Mais Mourão Rangel em Imperatriz, no Sudoeste maranhense. A metodologia incluiu observação participante, oficinas e dinâmicas, favorecendo expressões espontâneas dos adolescentes. Os resultados evidenciam os desafios e dilemas vividos por esses adolescentes ao se depararem com discussões sobre gênero, apontando a permanência de discursos marcados por estereótipos. A pesquisa contribui com estratégias educacionais que visam promover maior conscientização e engajamento masculino no enfrentamento da violência de gênero.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




