MASCULINIDADES EM FOCO

NARRATIVAS DE ADOLESCENTES HOMENS SOBRE DESIGUALDADE DE GÊNERO NO CENTRO EDUCA MAIS MOURÃO RANGEL, IMPERATRIZ-MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20011

Resumo

Esta pesquisa analisa narrativas masculinas sobre desigualdade de gênero, violência contra a mulher e o papel dos homens nesses debates. O objetivo é analisar como adolescentes do sexo masculino expressam suas percepções sobre desigualdade de gênero e violência contra a mulher, identificando, a partir de suas falas, formas de compreender como se posicionam diante dessas questões. Esse recorte faz parte do projeto de extensão “Igualdade de gênero e diversidade na escola”, vinculado ao curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da (UFMA/CCIm) desenvolvido no Centro educa Mais Mourão Rangel em Imperatriz, no Sudoeste maranhense. A metodologia incluiu observação participante, oficinas e dinâmicas, favorecendo expressões espontâneas dos adolescentes. Os resultados evidenciam os desafios e dilemas vividos por esses adolescentes ao se depararem com discussões sobre gênero, apontando a permanência de discursos marcados por estereótipos. A pesquisa contribui com estratégias educacionais que visam promover maior conscientização e engajamento masculino no enfrentamento da violência de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wires Costa, Universidade Federal do Maranhão/PPGS

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFMA), graduado em Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com curso técnico/profissional em Magistério (2016) e menção honrosa como aluno destaque. Em 2024, fui aluno especial no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/UFMA). Atuei como bolsista/pesquisador no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-FAPEMA) no período 2022/2023 e no PIBIC-CNPq entre 2023/2024, sendo premiado no SEMIC 2024.Também fui voluntário no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de 2022 a 2024 e sou integrante do grupo de pesquisa Território, Desenvolvimento, Gênero e Modernidade (TDGeM). Além disso, atuo como extensionista voluntário no grupo Igualdade de Gênero e Diversidade na Escola. Tenho experiência e interesse nas áreas de estudos sobre gênero, feminismos, masculinidades, territorialidades, sexualidades e desigualdade de gênero.

Vanda Pantoja, Universidade Federal do Maranhão/PPGS

Docente associada da Universidade Federal do Maranhão/ Campus Imperatriz. Líder do Grupo de Pesquisa Território, Desenvolvimento, Gênero e Modernidade - TDeGeM. Atuo como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia PPGS/UFMA. Possuo Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia (UFPA/2004), sou mestra em Antropologia(UFPA/PPGSA - 2006) e doutora em Ciências Sociais (UFPA/PPGSA-2011) com estágio PROCAD na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Recebi o premio Políticas Públicas para Mulheres Pela FAPEMA em 2021, Menção Honrosa Orientação em Dissertação de Metrado pela FAPEMA em 2022. Premiação no Seminário de Iniciação Científica em 2024. Atuo na área de ensino, pesquisas e extensão desde 2006 com temas voltados para catolicismo, pentecostalismo e Geografia Cultural. Desde 2015 ampliei seus estudos para temáticas sobre Gênero, feminismos, masculinidades, sexualidade, mulheres e trabalho, educação e diversidade, violências e desigualdades de gênero. Minhas pesquisas são desenvolvidas em contexto amazônico.

Downloads

Publicado

13-12-2025

Como Citar

COSTA, Wires; PANTOJA, Vanda. MASCULINIDADES EM FOCO: NARRATIVAS DE ADOLESCENTES HOMENS SOBRE DESIGUALDADE DE GÊNERO NO CENTRO EDUCA MAIS MOURÃO RANGEL, IMPERATRIZ-MA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 779–799, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.20011. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20011. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Juventudes, Escolarização e Experiências Masculinas