MASCULINIDADES EM FOCO
GRUPO OPERATIVO DE DISCUSSÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO TÉCNICO COM JOVENS APRENDIZES
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19923Resumo
Este relato de experiência descreve um projeto que teve como objetivo fomentar a reflexão sobre as masculinidades em adolescentes e jovens aprendizes em uma fundação de ensino técnico em Minas Gerais. A metodologia consistiu em dois ciclos de encontros semanais, em formato de grupos operativos, baseado nos ideais de Pichon-Riviére, com o uso de materiais artísticos para disparar discussões. A análise dos dados, a partir dos encontros realizados e os diários de campo produzidos, revelou a prevalência de ideais da masculinidade hegemônica (como a força, responsabilidade, provedor, entre outros), mas também a emergência de discussões sobre masculinidades plurais e a intercorrência do trabalho, evidenciando a necessidade de desconstrução de padrões rígidos de gênero. Conclui-se que a abordagem grupal é potente para promover a consciência crítica e a ressignificação do "ser homem" na contemporaneidade, apesar dos desafios em lidar com resistências a identidades não-hegemônicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




