MASCULINIDADES EM FOCO

GRUPO OPERATIVO DE DISCUSSÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO TÉCNICO COM JOVENS APRENDIZES

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19923

Résumé

Este relato de experiência descreve um projeto que teve como objetivo fomentar a reflexão sobre as masculinidades em adolescentes e jovens aprendizes em uma fundação de ensino técnico em Minas Gerais. A metodologia consistiu em dois ciclos de encontros semanais, em formato de grupos operativos, baseado nos ideais de Pichon-Riviére, com o uso de materiais artísticos para disparar discussões. A análise dos dados, a partir dos encontros realizados e os diários de campo produzidos, revelou a prevalência de ideais da masculinidade hegemônica (como a força, responsabilidade, provedor, entre outros), mas também a emergência de discussões sobre masculinidades plurais e a intercorrência do trabalho, evidenciando a necessidade de desconstrução de padrões rígidos de gênero. Conclui-se que a abordagem grupal é potente para promover a consciência crítica e a ressignificação do "ser homem" na contemporaneidade, apesar dos desafios em lidar com resistências a identidades não-hegemônicas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Gabriel Andrade de Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Graduando em Psicologia na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, monitor bolsista na disciplina de Teorias e Práticas Grupo, e atual vice-coordenador geral da Liga de Sexualidade, em sua segunda gestão.  Foi bolsista e coordenador do Projeto de Extensão “Masculinidades em foco: grupo operativo de discussão em uma instituição de ensino técnico com jovens aprendizes”.

Romildo Aparecido da Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Psicólogo pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Fernando Grossi Crema, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Tales Vilela Santeiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Professor Associado do Departamento de Psicologia e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Vitor Hugo de Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Doutorado em Psicologia, Docente do Departamento de Saúde Coletiva do Instituto de Ciências da Saúde.

Téléchargements

Publié-e

2025-12-13

Comment citer

ANDRADE DE OLIVEIRA, Gabriel; APARECIDO DA SILVA, Romildo; GROSSI CREMA, Fernando; VILELA SANTEIRO, Tales; DE OLIVEIRA, Vitor Hugo. MASCULINIDADES EM FOCO: GRUPO OPERATIVO DE DISCUSSÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO TÉCNICO COM JOVENS APRENDIZES. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 626–649, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19923. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19923. Acesso em: 15 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Juventudes, Escolarização e Experiências Masculinas