PEDAGOGIAS CULTURAIS E MÍDIA
UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES DOS HOMENS GAYS
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19930Resumo
O presente artigo consiste em uma revisão bibliográfica vinculada à tese de doutorado na área de Educação. De perspectiva pós-estruturalista, no campo dos Estudos Culturais em Educação, fundamenta-se nos estudos foucaultianos, fazendo uso de alguns conceitos como discurso, relações de poder e norma. A tese objetiva problematizar como a telenovela Terra e Paixão opera na fabricação de discursos sobre os homens gays, destacando a operação de uma matriz heteronormativa e seus efeitos na construção das normas de gênero e sexualidade. Para realizar tal estudo, investiu-se em uma pesquisa no Portal Capes de Periódicos, em que foram selecionados quatorze artigos, os quais compõem esta escrita. Assim, observa-se de que modo vem sendo construído e reverberado discursivamente o homem gay, a partir das pedagogias culturais que compõem o material de análises dos artigos investigados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




