PEDAGOGIAS CULTURAIS E MÍDIA

UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES DOS HOMENS GAYS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19930

Abstract

O presente artigo consiste em uma revisão bibliográfica vinculada à tese de doutorado na área de Educação. De perspectiva pós-estruturalista, no campo dos Estudos Culturais em Educação, fundamenta-se nos estudos foucaultianos, fazendo uso de alguns conceitos como discurso, relações de poder e norma. A tese objetiva problematizar como a telenovela Terra e Paixão opera na fabricação de discursos sobre os homens gays, destacando a operação de uma matriz heteronormativa e seus efeitos na construção das normas de gênero e sexualidade. Para realizar tal estudo, investiu-se em uma pesquisa no Portal Capes de Periódicos, em que foram selecionados quatorze artigos, os quais compõem esta escrita. Assim, observa-se de que modo vem sendo construído e reverberado discursivamente o homem gay, a partir das pedagogias culturais que compõem o material de análises dos artigos investigados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Diego Viana Borges, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSUL

Diego Viana Borges, Doutorando do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Estudos Foucaultianos em Educação (GEFE) do IFSUL.

Bárbara Garré, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSUL

Bárbara Hees Garré, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutora em Educação Ambiental (FURG). Pedagoga (UCPEL). Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Foucaultianos em Educação (GEFE) do IFSUL.

Published

2025-12-13

How to Cite

VIANA BORGES, Diego; GARRÉ, Bárbara. PEDAGOGIAS CULTURAIS E MÍDIA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES DOS HOMENS GAYS . Diversity and Education, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 2599–2613, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19930. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19930. Acesso em: 15 dec. 2025.