“ISSO É TRABALHO DE HOMEM"?

PERCEPÇÕES DE FAMÍLIAS SOBRE PROFESSORES HOMENS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20000

Resumo

Este artigo analisa as percepções de famílias sobre a presença de professores homens nos anos iniciais do ensino fundamental, campo historicamente marcado pela feminização do magistério. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada na região da AMUREL (Santa Catarina) e envolveu entrevistas com quatro responsáveis por crianças que tiveram um professor homem como regente. As narrativas destacam a ideia de “dom” como justificativa para a docência, naturalizando estereótipos de gênero sobre cuidar e ensinar, além de revelarem tensões entre aceitação e desconfiança: de um lado, a figura do professor é associada à autoridade e ao respeito; de outro, persiste a vigilância sobre suas práticas afetivas, sustentando uma “cultura da suspeita”. Ao problematizar esses discursos, o estudo evidencia tanto a reprodução quanto a contestação de estereótipos, iluminando os desafios e as possibilidades da atuação de homens pedagogos nos anos iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neemias Souza de Oliveira, Secretaria de Estado da Educação - Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2025). Possui graduação em História pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2016). Atualmente é professor - Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina.

Luciano Daudt da Rocha, Universidade do Sul de Santa Catarina

Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (PPGE/UNISUL), na linha de pesquisa "Relações Culturais e Históricas na Educação". Doutor em História Global (2021) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciado em História (2001) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pesquisa temáticas sobre Educação para a Democracia a partir de perspectivas interseccionais e decoloniais.

Downloads

Publicado

13-12-2025

Como Citar

SOUZA DE OLIVEIRA, Neemias; DAUDT DA ROCHA, Luciano. “ISSO É TRABALHO DE HOMEM"? PERCEPÇÕES DE FAMÍLIAS SOBRE PROFESSORES HOMENS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNAMENTAL. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 539–564, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.20000. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20000. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Docência, Formação e Trabalho Educativo de Homens