“ISSO É TRABALHO DE HOMEM"?
PERCEPÇÕES DE FAMÍLIAS SOBRE PROFESSORES HOMENS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20000Resumo
Este artigo analisa as percepções de famílias sobre a presença de professores homens nos anos iniciais do ensino fundamental, campo historicamente marcado pela feminização do magistério. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada na região da AMUREL (Santa Catarina) e envolveu entrevistas com quatro responsáveis por crianças que tiveram um professor homem como regente. As narrativas destacam a ideia de “dom” como justificativa para a docência, naturalizando estereótipos de gênero sobre cuidar e ensinar, além de revelarem tensões entre aceitação e desconfiança: de um lado, a figura do professor é associada à autoridade e ao respeito; de outro, persiste a vigilância sobre suas práticas afetivas, sustentando uma “cultura da suspeita”. Ao problematizar esses discursos, o estudo evidencia tanto a reprodução quanto a contestação de estereótipos, iluminando os desafios e as possibilidades da atuação de homens pedagogos nos anos iniciais.
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