PEDAGOGIAS ARMAMENTISTAS E MASCULINIDADES INFANTIS EM CENÁRIOS NEOCONSERVADORES BOLSONARISTAS NO BRASIL

ENQUADRAMENTOS E SENTIDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20008

Resumo

Este artigo trata das pedagogias armamentistas e da produção de masculinidades infantis em cenários neoconservadores bolsonaristas. Nesse contexto político, representações e discursividades sobre masculinidades, infâncias e suas relações com a violência foram reiteradas por diversos elementos da esfera da violência, sendo a arma um aspecto recorrente nas enunciações produzidas e veiculadas por essa lógica neoconservadora. Para o mapeamento das discursividades sobre masculinidades, infâncias e pedagogias armamentistas, a pesquisa segue o percurso metodológico documental, com enfoque em artefatos imagéticos de meninos posicionados em contextos armamentistas no recorte temporal de 2018 a 2022. A ferramenta teórico-analítica adotada para a leitura das imagens foi a noção de enquadramento proposta por Judith Butler. Os enquadramentos imagéticos analisados possibilitam problematizar as pedagogias armamentistas às quais os meninos são expostos e nas quais são posicionados, reforçando que a arma sustenta um ideal de masculinidade que dialoga com os pressupostos políticos e identitários do neoconservadorismo bolsonarista.

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Biografia do Autor

Edimauro Ramos, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador do Grupo Interdisciplinar em Linguagem, Diferença e Subjetivação (GILDA/CNPq). 

Jamil Cabral Sierra, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná  (UFPR). Coordenador e pesquisador do Grupo Interdisciplinar em Linguagem, Diferença e Subjetivação (GILDA/CNPq).

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Publicado

13-12-2025

Como Citar

RAMOS, Edimauro; CABRAL SIERRA, Jamil. PEDAGOGIAS ARMAMENTISTAS E MASCULINIDADES INFANTIS EM CENÁRIOS NEOCONSERVADORES BOLSONARISTAS NO BRASIL: ENQUADRAMENTOS E SENTIDOS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 2018–2033, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.20008. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20008. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Violências, Controle e Intervenções Educativas