EROTIZAÇÃO DE MENINOS

SCRIPTS DE GÊNERO, MASCULINIDADES E VULNERABILIDADES À VIOLÊNCIA/ABUSO SEXUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19958

Resumo

A erotização de meninos constitui um fenômeno socialmente invisibilizado, mas com graves consequências para o desenvolvimento infantil e a proteção da infância. Este artigo analisa como scripts de gênero, projetos de masculinização e pedagogias da sexualidade contribuem para a atribuição de sentidos eróticos precoces ao corpo e comportamento da criança, configurando processos de pedofilização. A partir de referenciais dos Estudos de Gênero, da Sexualidade e das Masculinidades, discutem-se práticas cotidianas que naturalizam a erotização de meninos, seus impactos na autoestima, na saúde mental, na aprendizagem e na vulnerabilidade à violência/abuso sexual. Considera-se que enfrentar essa realidade exige ações articuladas entre família, escola, mídia e políticas públicas, além de uma transformação cultural que reconheça meninos como sujeitos de direitos e valorize masculinidades diversas e não violentas.

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Biografia do Autor

Cristiano Eduardo da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Orientador Pedagógico na Escola SESI de Ensino Médio Albino Marques Gomes em Gravataí-RS. E-mail: cristiano1105@hotmail.com.

Jane Felipe, Instituto Federal Catarinense

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora visitante do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Camboriú-SC. E-mail: janefelipe.souza@gmail.com.

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Publicado

13-12-2025

Como Citar

ROSA, Cristiano Eduardo da; FELIPE, Jane. EROTIZAÇÃO DE MENINOS: SCRIPTS DE GÊNERO, MASCULINIDADES E VULNERABILIDADES À VIOLÊNCIA/ABUSO SEXUAL. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 698–713, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19958. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19958. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Juventudes, Escolarização e Experiências Masculinas