EROTIZAÇÃO DE MENINOS
SCRIPTS DE GÊNERO, MASCULINIDADES E VULNERABILIDADES À VIOLÊNCIA/ABUSO SEXUAL
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19958Abstract
A erotização de meninos constitui um fenômeno socialmente invisibilizado, mas com graves consequências para o desenvolvimento infantil e a proteção da infância. Este artigo analisa como scripts de gênero, projetos de masculinização e pedagogias da sexualidade contribuem para a atribuição de sentidos eróticos precoces ao corpo e comportamento da criança, configurando processos de pedofilização. A partir de referenciais dos Estudos de Gênero, da Sexualidade e das Masculinidades, discutem-se práticas cotidianas que naturalizam a erotização de meninos, seus impactos na autoestima, na saúde mental, na aprendizagem e na vulnerabilidade à violência/abuso sexual. Considera-se que enfrentar essa realidade exige ações articuladas entre família, escola, mídia e políticas públicas, além de uma transformação cultural que reconheça meninos como sujeitos de direitos e valorize masculinidades diversas e não violentas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Diversity and Education

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




