NÃO PODIA FAZER MAGISTÉRIO, ERA COISA DE FLORZINHA”

MASCULINIDADES DOCENTES NOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20126

Resumo

Este trabalho discute as masculinidades plurais na docência a partir das trajetórias de homens cisgênero que atuam na Educação Infantil e nos Anos Iniciais da Rede Municipal de Itabuna–BA. O objetivo é compreender como esses profissionais vivenciam a docência em um espaço historicamente marcado como feminino. A pesquisa, de caráter intervenção, envolveu trocas e vivências com os participantes e utilizou entrevistas semiestruturadas como técnica principal. A análise aponta que escola e sociedade produzem barreiras simbólicas e práticas, criando estereótipos de gênero e sexualidade que dificultam a permanência e o reconhecimento desses professores. Observamos que a masculinidade hegemônica, associada a homens brancos, cis e heterossexuais, estabelece lugares de poder em profissões valorizadas, mas não inclui a docência dos primeiros anos como um campo legítimo “para homens”. Concluímos que repensar tais representações é fundamental para ampliar a diversidade e legitimar diferentes masculinidades no magistério.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luan Menezes Dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Doutorando em Educação na Universidade Federal de Itabuna

Rafael Siqueira De Guimarães, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Doutor em Ciências Sociais. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação - Universidade Federal da Bahia.  Programa de Pós Graduação em Psicologia - Universidade Estadual Paulista/Campus Assis.

Downloads

Publicado

13-12-2025

Como Citar

MENEZES DOS SANTOS, Luan; SIQUEIRA DE GUIMARÃES, Rafael. NÃO PODIA FAZER MAGISTÉRIO, ERA COISA DE FLORZINHA”: MASCULINIDADES DOCENTES NOS ANOS INICIAIS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 519–538, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.20126. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20126. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Docência, Formação e Trabalho Educativo de Homens