EDUCAÇÃO “PARA” E “COM” OS HOMENS

DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA UMA (DES)CONSTRUÇÃO DA “CASA DOS HOMENS”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19696

Resumo

O artigo discute os desafios e possibilidades de uma educação crítica voltada a homens, a partir de experiências formativas de dois pesquisadores no campo dos estudos sobre masculinidades. Tem como objetivo analisar como práticas educativas podem tensionar discursos hegemônicos de masculinidade e favorecer relações mais equitativas. A metodologia é qualitativa, de inspiração etnográfica, baseada na análise de situações vividas pelos autores em diferentes contextos de atuação docente. Os resultados evidenciam que os espaços formativos “para” e “com” homens, embora marcados por resistências e pactos de silêncio, também abrem brechas para práticas pedagógicas de escuta, cuidado e questionamento das cumplicidades machistas. Conclui-se que tais espaços, quando orientados por perspectivas críticas e dialógicas, tornam-se férteis para a desconstrução da masculinidade hegemônica e para a promoção da equidade de gênero.

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Biografia do Autor

Esmael Alves de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Professor Adjunto, em regime de dedicação exclusiva, do curso de Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (FCH/UFGD). Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2007); Especialização em Antropologia -UFAM (2008); Mestrado em Antropologia Social - PPGAS/UFAM (2009); Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina - PPGAS/UFSC (2014), com estágio doutoral na Universidade Eduardo Mondlane (UEM/Moçambique). Pesquisador vinculado ao Impróprias - Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças (UFMS/CNPq), ao DiVerso: pesquis(ações) sob(re) resistências sociais (UFGD/CNPq), ao Grupo de Pesquisa Diálogos Psicológicos na Fronteira (UFGD/CNPq) e ao Grupo de Pesquisa Políticas do Corpo e Diferenças ? POC?s (UFPel/CNPq). Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS/UFRGS) junto ao Núcleo de Pesquisa em Antropologia do Corpo e da Saúde (Nupacs) - 2018/2019. É associado a ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, e a ABRASME - Associação Brasileira de Saúde Mental. Áreas de interesse: Antropologia do Corpo e da Saúde, Saúde mental, Gênero e Sexualidade, Marcadores Sociais de Diferença.

Marcos Antonio Ferreira do Nascimento, Instituto Fernandes Figueira/Fundação Oswaldo Cruz

Possui graduação Psicologia (1996) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado (2001) e doutorado (2011) em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), coordenador do grupo de pesquisa do CNPq, Gensex - Núcleo de estudos sobre gênero, sexualidade e saúde. Orientador de mestrado e doutorado em saúde coletiva no Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher do Instituto Fernandes Figueira da Fiocruz, nas linhas de pesquisa (1) Gênero, Sexualidade, Reprodução e Saúde e (2) Violência e Saúde. Suas áreas de interesse incluem temas relacionados a gênero, sexualidades, masculinidades, violência e saúde. 

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Publicado

13-12-2025

Como Citar

ALVES DE OLIVEIRA, Esmael; FERREIRA DO NASCIMENTO, Marcos Antonio. EDUCAÇÃO “PARA” E “COM” OS HOMENS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA UMA (DES)CONSTRUÇÃO DA “CASA DOS HOMENS”. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 587–604, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19696. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19696. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Juventudes, Escolarização e Experiências Masculinas