EDUCAÇÃO “PARA” E “COM” OS HOMENS
DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA UMA (DES)CONSTRUÇÃO DA “CASA DOS HOMENS”
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19696Resumen
O artigo discute os desafios e possibilidades de uma educação crítica voltada a homens, a partir de experiências formativas de dois pesquisadores no campo dos estudos sobre masculinidades. Tem como objetivo analisar como práticas educativas podem tensionar discursos hegemônicos de masculinidade e favorecer relações mais equitativas. A metodologia é qualitativa, de inspiração etnográfica, baseada na análise de situações vividas pelos autores em diferentes contextos de atuação docente. Os resultados evidenciam que os espaços formativos “para” e “com” homens, embora marcados por resistências e pactos de silêncio, também abrem brechas para práticas pedagógicas de escuta, cuidado e questionamento das cumplicidades machistas. Conclui-se que tais espaços, quando orientados por perspectivas críticas e dialógicas, tornam-se férteis para a desconstrução da masculinidade hegemônica e para a promoção da equidade de gênero.
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