UMA CONVERSA COM OSMUNDO PINHO SOBRE MASCULINIDADES NEGRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20193

Resumo

Em nossa conversa com Osmundo Pinho abordamos o quanto os estudos sobre masculinidades têm sido fundamentais para uma melhor compreensão das dinâmicas de gênero, poder e identidade na contemporaneidade. O pioneirismo na discussão das masculinidades negras torna o Professor Osmundo Pinho uma das maiores referências no país, que nos convida neste texto a uma reflexão sobre o quanto o racismo e as normas de gênero atravessam os corpos e as subjetividades dos homens negros. Osmundo Pinho compartilha sua leitura sobre as tensões políticas recentes no Brasil, abordando o papel central dos movimentos sociais na desconstrução das masculinidades hegemônicas. Com foco especial no contexto da educação, o Professor convida-nos a um debate sobre os desafios na formação de meninos, apontando para a centralidade da escola nesse processo. Nossa conversa com Osmundo Pinho é conduzida a várias mãos, contemplando questões pensadas pelos professores Doutores Paulo Melgaço da Silva Junior, Leandro Teófilo Brito e Dilton Ribeiro Couto Junior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Melgaço da Silva Junior, Escola de Dança Maria Olenewa (pertencente ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro), Rede Municipal de Duque de Caxias) e Programa de Pós-graduação em Ensino das Artes Cênicas (ppgeac unirio).

Doutor e pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor e vice-diretor da Escola de Dança Maria Olenewa (pertencente ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro), professor na educação básica (Rede Municipal de Duque de Caxias), professor colaborador no Programa de Pós-graduação em Ensino das Artes Cênicas (ppgeac unirio).

Leandro Teofilo de Brito, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd-UERJ). Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE). Coordenador do Grupo de Estudos sobre Masculinidades e Educação (GEMasc).

Dilton Ribeiro Couto Junior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd-UERJ). Professor Adjunto da Faculdade de Educação da UERJ e do ProPEd/UERJ. Líder do Grupo de Pesquisa Juventude, Educação, Gênero e Sexualidade na Cibercultura (JEGESC). Bolsista do Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística – Prociência UERJ.

Downloads

Publicado

13-12-2025

Como Citar

SILVA JUNIOR, Paulo Melgaço da; BRITO, Leandro Teofilo de; COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro. UMA CONVERSA COM OSMUNDO PINHO SOBRE MASCULINIDADES NEGRAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 8–14, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.20193. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20193. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Masculinidades nos espaços-tempos educacionais