UMA CONVERSA COM OSMUNDO PINHO SOBRE MASCULINIDADES NEGRAS
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20193Resumo
Em nossa conversa com Osmundo Pinho abordamos o quanto os estudos sobre masculinidades têm sido fundamentais para uma melhor compreensão das dinâmicas de gênero, poder e identidade na contemporaneidade. O pioneirismo na discussão das masculinidades negras torna o Professor Osmundo Pinho uma das maiores referências no país, que nos convida neste texto a uma reflexão sobre o quanto o racismo e as normas de gênero atravessam os corpos e as subjetividades dos homens negros. Osmundo Pinho compartilha sua leitura sobre as tensões políticas recentes no Brasil, abordando o papel central dos movimentos sociais na desconstrução das masculinidades hegemônicas. Com foco especial no contexto da educação, o Professor convida-nos a um debate sobre os desafios na formação de meninos, apontando para a centralidade da escola nesse processo. Nossa conversa com Osmundo Pinho é conduzida a várias mãos, contemplando questões pensadas pelos professores Doutores Paulo Melgaço da Silva Junior, Leandro Teófilo Brito e Dilton Ribeiro Couto Junior.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




