QUANDO O CORPO NÃO CABE EM UM ÚNICO MODELO DE MASCULINO:

ESCOLA, DESEJO E DEVIRES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20013

Resumo

Este artigo discute a produção das masculinidades dissidentes no contexto escolar, problematizando corpos e desejos que não cabem no modelo normativo de masculino. O objetivo é compreender como jovens estudantes experienciam tensões entre corpo, desejo e normas de gênero, revelando estratégias de resistência e invenção de si. A metodologia se fundamenta na montagem de uma entrevista realizada no âmbito de uma pesquisa de doutorado em diálogos ao vivenciado-vivido por dois dos autores, inspirada em Didi-Huberman, Benjamin e Brecht, na qual fragmentos narrativos operam como imagens de pensamento. A análise evidencia que a escola funciona como espaço de disciplinamento, mas também de fissuras onde emergem desejos, expressões corporais e afetivas que desafiam a cisheteronormatividade. Os resultados preliminares indicam que o corpo é simultaneamente campo de opressão e de liberdade, território de disputas e de criação de novos modos de existir. Conclui-se pela urgência de práticas educativas comprometidas com a pluralidade de masculinidades.

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Biografia do Autor

Kylderi Domingos, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Graduando em Psicologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e licenciado em Ciências Biológicas (UFRRJ/UNESA). Possui experiência como estagiário docente na disciplina de Educação Prisional na UFRRJ, atuando nos cursos de graduação em licenciaturas. Foi bolsista CAPES/PIBID/UFRRJ e docente bolsista no NAPE/CAP UERJ.Autor do livro didático Saúde, Bem-estar e Juventude pela editora Espro e criador do podcast Além do Arco-Íris: Cores da Educação, disponível no Spotify. Tem experiência em ensino de Ciências, educação inclusiva e cursos preparatórios para o ENEM, incluindo participações no programa televisivo Hora do Enem.Atualmente, é pesquisador do GAP(E) - Grupo Alteridade Psicanálise e Educação. Foi professor de Ciências da Natureza no Colégio Notre Dame Ipanema, além de ter atuado como professor de Biologia e Física na Diretoria Regional Pedagógica de Unidades Escolares Prisionais e Socioeducativas (DIESP). Também lecionou Letramento Digital Crítico e Vertentes Sociológicas do Currículo Educacional no curso de extensão NAPCC/PUC-Rio.Principais temas de interesse: Educação, sistema prisional, sexualidade e gênero.Atualmente, é professor vinculado ao Departamento de Educação e Saúde da Uniasselvi e Professor Associado da Universidade Castelo Branco para os cursos de Medicina, psicologia e Biomedicina e dos Programas de Pós graduação - Curso de Mestrado Profissional em Gestão de saúde e atenção primária e Pós graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica

Dagmar de Mello e Silva, Universidade Federal Fluminense - UFF

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002), Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), Pós-Doutorado em Filosofia da Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014) e Pós-Doutorado em Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. É Professora Associada da Universidade Federal Fluminense - Faculdade de Educação. Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão - Doutorado (PGCTIn) e Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF (PPGE/UFF). Atua em pesquisas que relacionam questões éticas e estéticas entre Educação e Imagens em processos de ensino e aprendizagem e afirmação das diferenças em políticas de inclusão. Desenvolve atividades de extensão e ensino voltadas a formação continuada de professores tendo como temáticas questões relacionadas a inclusão e diversidade, cultura audiovisual, imagens e mídias. Coordena no Laboratório de audiodescrição de imagens e é uma das coordenadoras da RIA - Rede internacional de ações coletiva, além de ser associada da AIIIIPE - Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica e uma das responsáveis pelo GT de Direitos Humanos.

Suhender Ribeiro, Universidade Federal Fluminense - UFF

Mestre em Educação, professor de Matemática no Colégio La Salle Abel e Centro Educacional Alzira Bittencourt - JMA. Pesquisador na área de Educação, com ênfase em livros didáticos de Matemática do século XIX.

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Publicado

13-12-2025

Como Citar

DOMINGOS, Kylderi; DE MELLO E SILVA, Dagmar; RIBEIRO, Suhender. QUANDO O CORPO NÃO CABE EM UM ÚNICO MODELO DE MASCULINO:: ESCOLA, DESEJO E DEVIRES. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 924–939, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.20013. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20013. Acesso em: 14 dez. 2025.