MASCULINIDADES E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

REFLEXÕES A PARTIR DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19941

Resumo

Este artigo busca investigar as representações de masculinidades na Educação Física, a partir de incursões no Programa de Residência Pedagógica (PRP), buscando compreender como esses entendimentos podem contribuir para a subversão das normas de gênero vigentes na área. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, que lançou mão da aplicação de um questionário misto com estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) PRP, campus Pontal do Araguaia, que participavam do PRP. Os resultados do estudo evidenciam a presença de estereótipos de gênero, como a competitividade e a agressividade masculina, fatores que podem colaborar para a criação de um ambiente excludente. A partir disso, foram sugeridas estratégias para tornar as aulas mais acessíveis, de forma a desafiar as normas de gênero e construir uma Educação Física mais justa e acolhedora para as pessoas.

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Biografia do Autor

Kaymmy Taynã Limoeiro Soares, UFMT

Licenciado em Educação Física (UFMT).

Vitor Hugo Marani, UFG

Doutor em Educação Física (UEM), com período sanduíche (PDSE/CAPES) na Universidade de Maryland (EUA), na linha de pesquisa Physical Cultural Studies/PCS. Mestre em Educação Física (UEM), Especialista em Dança (UNIFAMMA) e Licenciado em Educação Física (UEM). É Docente no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), na Universidade Federal de Goiás (UFG) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/UFG), na linha Aspectos socioculturais e pedagógicos da Educação Física e Esporte. É líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Diferença e Educação Física (CODEF/UFG/CNPq), Coordenador do GTT Gênero e Sexualidade do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e Editor da Seção Sociocultural do Journal of Physical Education (DEF/UEM). Suas pesquisas/intervenções focam a cultura corporal a partir de discussões que atravessam o corpo como efeito das relações de gênero/sexualidade, de classe e étnico-raciais, por meio de análises contextuais, políticas e pedagógicas na Educação Física. Para contato: vitor.marani@ufg.br

Vitor Kauê Pereira Filho, UFMT

Graduado no curso de licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA). Integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Diferença e Educação Física (CODEF/UFMT/CNPq). Atualmente é estudante no curso de bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário UniBTA. Realiza pesquisas sobre corpo, masculinidades e cultura física. E-mail para contato: vitor.filho@sou.ufmt.br.

Frederico Jorge Saad Guirra Filho, UFG

Aluno do PPGEF/UFG nível mestrado, licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), participou do Programa Residência Pedagógica (CAPES), na Universidade Federal de Mato Grosso. Integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Diferença e Educação Física (CODEF/UFG). Participou como voluntário do Programa de Iniciação Científica Voluntário da UFMT, sob supervisão da Profa. Dra. Ábia Lima de França.

Abia Lima de frança, UFBA

Pós-doutora em Educação Fìsica pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Prescrição de exercício físico aplicado a reabilitação cardíaca e grupos especiais pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Licenciada em Educação Física pela UFBA. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Batista de Minas Gerais. Professora da Rede Municipal de Educação em Salvador e professora efetiva no Departamento de Educação II da UFBA. É coordenadora adjunta do GTT Gênero e Sexualidade do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE); secretária adjunta do CBCE da Bahia. Integrante da comissão editorial da Revista Íbamo; editora de seção do Journal of Phyysical Education. Integrante do Movimento Karapaça e da Associação Cultural Arte Baiana. Pesquisa no campo da formação inicial, estágio curricular, relações de gênero e sexualidade, interseccionalidade, Educação Física e capoeira.

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Publicado

13-12-2025

Como Citar

TAYNÃ LIMOEIRO SOARES, Kaymmy; HUGO MARANI, Vitor; KAUÊ PEREIRA FILHO, Vitor; JORGE SAAD GUIRRA FILHO, Frederico; LIMA DE FRANÇA, Abia. MASCULINIDADES E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1151–1173, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19941. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19941. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Masculinidades nas Pr´áticas Corporais