MASCULINIDADES E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
REFLEXÕES A PARTIR DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19941Resumo
Este artigo busca investigar as representações de masculinidades na Educação Física, a partir de incursões no Programa de Residência Pedagógica (PRP), buscando compreender como esses entendimentos podem contribuir para a subversão das normas de gênero vigentes na área. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, que lançou mão da aplicação de um questionário misto com estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) PRP, campus Pontal do Araguaia, que participavam do PRP. Os resultados do estudo evidenciam a presença de estereótipos de gênero, como a competitividade e a agressividade masculina, fatores que podem colaborar para a criação de um ambiente excludente. A partir disso, foram sugeridas estratégias para tornar as aulas mais acessíveis, de forma a desafiar as normas de gênero e construir uma Educação Física mais justa e acolhedora para as pessoas.
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