É BIOLÓGICO OU SOCIAL?
CONTRIBUIÇÕES PARA DESNATURALIZAÇÃO DO GÊNERO E SEXUALIDADE EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
Resumo
É comum que conservadores usem perspectivas biológicas e químicas para justificarem a violência e descriminação da comunidade LGBTQIAPN+. Portanto, esta pesquisa é um estudo de caso em que foram realizados dois grupos focais com professores de ciências/química em formação inicial para discutir como o gênero e a sexualidade foram ganhando contornos científicos ancorados no corpo e como isso molda o imaginário de professores/as de ciências/química, evidenciando como a ciência fracassou nas tentativas de naturalização do gênero e da sexualidade e mesmo assim adquiriu status científico, sendo usada como uns instrumento de dominação masculina. Percebemos que existe muita desinformação relacionadas aos atravessamentos de gênero e a sexualidade no campo das ciências da natureza; as construções bioquímicas do corpo ainda são usadas como base nas diferenciações de gêneros e sexualidades; é necessário repensar a construção bioquímica do corpo para uma perspectiva plural e diversa e investir na formação e capacitação de professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




