Sobre la revista

A Revista Diversidade & Educação é um periódico de divulgação científica, semestral, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola, da Universidade Federal do Rio Grande do Rio Grande - FURG. A revista tem por objetivo divulgar pesquisas e relatos de experiências educativas inéditos, nas temáticas de corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais. Tem como foco textos que tratem dessas temáticas, no espaço escolar e em outros espaços educativos. Recebe artigos para dossiês e fluxo contínuo para as 03 seções da Revista: Diversidade em Debate, Cotidiano da Escola e Espaços Educativos. O público-alvo são estudantes, professores/as, pesquisadores/as da área da educação, além do público interessado na área. A Revista é Qualis A4 da Capes.

Avisos

PRAZO PRORROGADO - Dossiê: Masculinidades nos espaços-tempos educacionais estende seu prazo para 31/08/2025

2025-08-08
Dossiê: Masculinidades nos espaços-tempos educacionais  Prazo 31/08/2025   No dossiê intitulado Masculinidades nos espaços-tempos educacionais, nos interessa pensar em que medida os processos formativos escolares e não escolares, participam da circulação dos sentidos atribuídos às masculinidades na contemporaneidade. Destacamos que, no campo da educação, as pesquisas sobre masculinidades se encontram em desenvolvimento e em busca de consolidação na sua vasta produção acadêmica sobre gênero e sexualidade. Suas interlocuções têm buscado diálogo com as vertentes teóricas críticas e pós-críticas, problematizando a multiplicidade de sentidos atribuídos ao masculino nas instituições educacionais, nos cotidianos escolares, nas práticas pedagógicas, nas políticas públicas de educação, nas pedagogias culturais, além do próprio atravessamento das tecnologias digitais em rede na constituição de diferentes saberes-poderes. Assim sendo, o presente número da revista almeja reunir trabalhos que analisem e problematizem a produção social, histórica, política e cultural dos estudos sobre homens e masculinidades no campo da educação, por meio de contribuições que dialoguem com as perspectivas epistemológicas críticas, pós-estruturalistas, pós-coloniais e decoloniais.    Proponentes/Organizadores:    Leandro Teófilo de Brito (PPGE-UFRJ) Paulo Melgaço da Silva Junior (PPGEAC - UNIRIO) Dilton Ribeiro Couto Junior (UERJ) Leer más acerca de PRAZO PRORROGADO - Dossiê: Masculinidades nos espaços-tempos educacionais estende seu prazo para 31/08/2025

Número actual

Vol. 13 Núm. especial (2025): Dossiê Estudos Culturais e Currículo Cultural Não Escolar: múltiplos artefatos em investigação
					Ver Vol. 13 Núm. especial (2025): Dossiê Estudos Culturais e Currículo Cultural Não Escolar: múltiplos artefatos em investigação
Publicado: 2025-06-18

Expediente

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19494
    Joanalira Corpes Magalhães
    1-4

Dossiê Estudos Culturais e Currículo Cultural não Escolar: múltiplos artefatos em investigação

  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19495
    Paula Regina C. Ribeiro; Danilo Araújo de Oliveira, Joanalira Corpes Magalhães, Juliana Ribeiro de Vargas, Carin Klein, Luciano Nascimento Corsino
    5-10
  • ENTREVISTA MARLÉCIO MAKNAMARA

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19496
    Paula Regina C. Ribeiro; Danilo Araújo de Oliveira, Joanalira Corpes Magalhães, Juliana Ribeiro de Vargas, Carin Klein, Luciano Nascimento Corsino
    11-29
  • CURRÍCULOS CULTURAIS NÃO ESCOLARES O QUE SE APRENDE AO COLECIONAR PARCELAS DO MUNDO?

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19442
    Viviane Castro Camozzato
    30-44
  • ALFORJES, CANGAÇO E BOIADA ZÉ RAMALHO E UM CURRÍCULO PARA HOMENS NORDESTINOS

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19441
    Alcidesio Oliveira da Silva Junior
    45-63
  • O QUE UM CURRÍCULO CELEBRA? PROBLEMATIZAÇÃO, ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS COM MADONNA

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19452
    Alison Santos, Carin Klein, Danilo Araujo de Oliveira
    64-84
  • “TUDO TEM SEU TEMPO”? GÊNERO E SEXUALIDADE NO 1º WEBNÁRIO DA SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19466
    Jeane Felix, Joseval dos Reis Miranda
    85-102
  • PALAVRA MULHER VOZES QUE ECOAM O COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19451
    Évelin Pellegrinotti rodrigues, Paula Regina Costa Ribeiro
    103-124
  • O CURRÍCULO CULTURAL DIAGRAMANDO A SAÚDE DOS HOMENS NO JORNAL

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19468
    Ariel Meirelles Danzmann, Paula Klauck, Carin Klein, Danilo Araujo de Oliveira
    125-149
  • ELENA FERRANTE CENAS DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA TETRALOGIA NAPOLITANA

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19463
    Clarice Janaína de Oliveira Gonçalves, Joanalira Corpes Magalhães
    150-164
  • O CONTO DE FADA CHAPEUZINHO VERMELHO COMO ARTEFATO CULTURAL PRECISAMOS DIALOGAR PELA ESTRADA AFORA

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19460
    Tina Daniela Kayser, Luciano Nascimento Corsino
    165-179
  • COMO O DIÁLOGO ENTRE OS CONTOS DO LIVRO “AMORA” (NATÁLIA POLESSO) E A HQ AUTOBIOGRÁFICA “FUN HOME” (ALISON BECHDEL) PRODUZEM MULHERES QUE AMAM MULHERES?

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19458
    Julia Ferri Pinto, Camila Corrêa Pierzckalski, Fernando Seffner, Ana Gabriela da Silva Vieira
    180-202
  • TE PEGUEI, SEXTOU/SEGUNDOU DESEJO E SEXUALIDADE NOS PRIMEIROS EPISÓDIOS DE BOCA A BOCA

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19455
    Letiane Oliveira da Fonseca, Paula Regina Costa Ribeiro, Danilo Araujo de Oliveira
    203-228
  • “CUIDADO, UM ESTUPRADOR ESTÁ ESCONDIDO AÍ!” UM CURRÍCULO CULTURAL NÃO ESCOLAR A NOS FAZER PENSAR SOBRE OS ENFRENTAMENTOS ÀS VIOLÊNCIAS SEXUAIS

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19433
    Katiele Hundertmarck, Betina Hillesheim
    229-247
  • “SUA VIDA É DEFINIDA PELO SISTEMA… OU PELA FORMA COMO VOCÊ DESAFIA O SISTEMA” EM FOCO QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA SÉRIE SENSE8

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19457
    Willame Anderson Simões Rebouças, Lara Torrada Pereira, Luis Felipe Hatje
    248-270
  • DISCUTINDO GÊNERO A PARTIR DO CURRÍCULO DA SÉRIE ANNE COM UM E

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19370
    Karina da Silva Figueiredo, Luíza Cristina Silva Silva
    271-293
  • ARTEFATOS CULTURAIS, GÊNERO, SEXUALIDADE E PEDAGOGIAS FORA DAS ESCOLAS

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19445
    Agenor Geovani Lopes, Luciana Kornatzki
    294-318
  • BUBA E O RENASCER DE IDEIAS O REMAKE DA NOVELA RENASCER COMO CURRÍCULO CULTURAL NÃO ESCOLAR

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19467
    Tainá dos Reis Garcia, Mauricio Nazarete Lopes , Jonatan Farias Farias
    319-336
  • ANALISANDO DISCURSOS CONFIGURADOS POR RELAÇÕES DE GÊNERO A SÉRIE "SEGUNDA CHAMADA" COMO CURRÍCULO CULTURAL NÃO ESCOLAR

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19493
    Sarah Menezes, Maria Camila Castillo Cabezas
    337-352
  • FILHAS DE EVA, SERVAS DO DIABO DIÁLOGOS ENTRE CINEMA E CRRÍCULO CULTURAL NÃ O-ESCOLAR EM UMA ANÁLISE DO FILME “A BRUXA”

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19469
    Mariana de Mello Rodrigues, Luciana Kornatzki, Fabiani Figueiredo Caseira
    353-376
  • ANDY WARHOL A MÍDIA, A SUBJETIVIDADE NA ERA DIGITAL

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19453
    Sara Wagner York
    377-403
  • NOME SOCIAL COMO ARTEFATO CULTURAL HISTÓRIA, CULTURA E POLÍTICA TRANS-EDUCACIONAL NO BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19471
    Sophia Caroline Samenezes de Jesus, Luciano Nascimento Corsino
    404-419
Ver todos los números