ALÉM DA REDE
MASCULINIDADES HEGEMÔNICAS E DISSIDENTES NO VOLEIBOL
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20030Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar, a partir da experiência pessoal no voleibol, como diferentes formas de masculinidade se manifestam, são reguladas ou desafiadas nessa modalidade, considerando suas dimensões pessoal, social e prático-pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada em relato de experiência. As análises demonstram que, embora o voleibol possa ser considerado um espaço potencialmente híbrido e acolhedor, ainda persistem práticas e discursos que reforçam a masculinidade hegemônica, marginalizando expressões dissidentes. Tais discursos são observados entre atletas, comissão técnica e torcedores. Por outro lado, justamente por ser um espaço plural, identifica-se a possibilidade de rupturas e avanços na construção de ambientes mais inclusivos e respeitosos. Nesse sentido, destaca-se a importância de discutir questões relacionadas às temáticas de gênero e sexualidade, em especial, as masculinidades no voleibol, como forma de contribuir para o respeito à diversidade e para o acolhimento no contexto esportivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




