ALÉM DA REDE

MASCULINIDADES HEGEMÔNICAS E DISSIDENTES NO VOLEIBOL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20030

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar, a partir da experiência pessoal no voleibol, como diferentes formas de masculinidade se manifestam, são reguladas ou desafiadas nessa modalidade, considerando suas dimensões pessoal, social e prático-pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada em relato de experiência. As análises demonstram que, embora o voleibol possa ser considerado um espaço potencialmente híbrido e acolhedor, ainda persistem práticas e discursos que reforçam a masculinidade hegemônica, marginalizando expressões dissidentes. Tais discursos são observados entre atletas, comissão técnica e torcedores. Por outro lado, justamente por ser um espaço plural, identifica-se a possibilidade de rupturas e avanços na construção de ambientes mais inclusivos e respeitosos. Nesse sentido, destaca-se a importância de discutir questões relacionadas às temáticas de gênero e sexualidade, em especial, as masculinidades no voleibol, como forma de contribuir para o respeito à diversidade e para o acolhimento no contexto esportivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Camargo Iwamoto, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutor em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Graduado em Educação Física pela mesma instituição (2007) e em Pedagogia pela Faculdade Intervale (2021). Atualmente, é docente no curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás (UEG - UnU Itumbiara) e coordenador do Núcleo de Estudos em Diversidades e Identidades (NuDIs/UEG), além de atuar como Pesquisador no Núcleo de Estudos do Corpo e Natureza (NECON) da Universidade de Brasília (UnB). Associado e membro do Comitê Científico do Grupo de Trabalho Temático Gênero e Sexualidade (GTT 7) do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Mickaell Fellype Azevedo Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Graduando em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG - UnU Itumbiara). Bolsista de Iniciação Científica  (PBIC/UEG).

Anário Dornelles Rocha Júnior, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE-UFG); Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FE-UFU). Pós-graduado em Direito Público pela da Universidade Anhanguera do Mato Grosso (UNIDERP). Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (FEFD-UFG). Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás (UEG - UnU Itumbiara).

Downloads

Publicado

13-12-2025

Como Citar

IWAMOTO, Thiago Camargo; AZEVEDO SILVA, Mickaell Fellype; ROCHA JÚNIOR, Anário Dornelles. ALÉM DA REDE: MASCULINIDADES HEGEMÔNICAS E DISSIDENTES NO VOLEIBOL. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1198–1218, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.20030. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20030. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Masculinidades nas Pr´áticas Corporais