EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS

A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA SOCIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v14i1.19096

Resumo

Neste trabalho, fruto da disciplina de Educação e Diversidade do programa de pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá, exploramos o papel transformador da Pedagogia Social na preparação de educadores para promover uma educação inclusiva e orientada pelos princípios dos direitos humanos. Através de uma revisão de literatura, o estudo analisa como essa abordagem pedagógica, que enfatiza a justiça social e o desenvolvimento integral do indivíduo, pode enriquecer a formação docente. Os achados revelam que a Pedagogia Social capacita professores a lidar com desigualdades sociais e culturais, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e equitativo. O artigo também destaca a necessidade de integrar a Pedagogia Social nos currículos de formação de professores e sugere direções para futuras pesquisas, como a implementação prática em diferentes contextos educacionais. A conclusão reforça a importância de políticas públicas que apoiem essa integração para maximizar o impacto positivo na educação pública brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Bezerra Pinto Júnior, Universidade Estadual de Maringá

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) da Universidade Estadual do Paraná, na linha de Formação humana, processos socioculturais e instituições. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Pós graduado em Neuropsicopedagogia (2018). Pós graduado em Psicoterapia Psicanalítica Contemporanea (2019). Pós graduado em Sexologia Humana e Terapia Sexual (2022). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Infância, Desenvolvimento e Vulnerabilidade. É membro do grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação e do Ensino da Leitura e da Escrita - GEPHEELE; bem como do Laboratório de Estudos em Psicologia Sociohistórica - LAEPSO da Universidade Estadual de Maringá e Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC), da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão. Coordenador e Professor do curso de Psicologia da Universidade Paranaense - UNIPAR, unidade de Cianorte-PR.

Fabiane Freire França, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2005), mestrado (2009) e doutorado (2014) em Educação por esta mesma instituição, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM). Atualmente é docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá e do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná. Dedica-se ao estudo e pesquisa na área de Educação, Gênero, Formação docente e Inovação, Formação Humana, Direitos Humanos e Tecnologias da Informação e Comunicação. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura - GEPEDIC. No campo da gestão acadêmica, atuou como assessora da Seção de Ensino da Unespar de Campo Mourão (2014-2021), foi coordenadora do Núcleo de Educação para as Relações de Gênero (NERG, 2016-2018), do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NERA, 2019-2020), do Centro de Educação em Direitos Humanos do Campus de Campo Mourão (CEDH-LOCAL, 2020-2021) e do CEDH Unespar (2021-2022). Foi vice diretora da Editora Fecilcam (2017-2024). Exerceu a função de Diretora de Direitos Humanos (DDH) da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos da UNESPAR (2022-2024). Atualmente está como Diretora do Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UEM).

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1984), Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis (2002), Doutorado em Educação Escolar - UNESP/Araraquara (2008), Pós-doutorado em Educação Escolar na UNESP/Araraquara, com a temática da Trajetória da Educação Sexual no Brasil. É professora da Universidade Estadual de Maringá, no Programa de Pós-graduação em Educação (PPE), Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicopedagogia, aprendizagem, sexualidade, gênero, diversidade sexual e educação em sexualidade. Realizou um estágio na Universidade de Alcalá, em Guadalajara - Espanha, como bolsista da Fundación Carolina, com um projeto sobre Formação Docente e Gênero. É Coordenadora do GT23: Gênero, Sexualidade e Educação, da ANPEd (2024-2026). É líder do grupo de pesquisa CNPq, intitulado Núcleo de Pesquisa e Estudo em Diversidade Sexual - NUDISEX. Autora dos livros: 1) O NOME DA COISA, fruto da tese de Doutorado, 2) VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇA: contributos para a formação docente. 3) GÊNERO, DIREITOS E DIVERSIDADE SEXUAL: trajetórias escolares (Org.); 4) OBSERVATÓRIO DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO: entre políticas públicas e práticas pedagógicas (Org.), 5) Educação, saúde, gênero e sexualidade: diálogos possíveis (Org.), 6) Educação, gênero e feminismos: resistências bordadas com fios de luta (Org.). 7. Gênero e Sexualidade; interfaces educativas (Org.) 8) Gênero, sexualidades e diferenças: categorias de análises, (des)territórios de disputas e 9) Gêneros e Sexualidades: 10 anos de luta do NUDISEX (Org.). 10) Gênero, Sexualidade e Religião: diálogos em Espaços Plurais (Org.); 11) Diversidade Sexual e Identidade de Gênero: direitos e Disputas; 12) Empoderamento de meninas e para meninos (Org.). 13) Corpos em Dissidências a diferença nas educ(ações) democráticas (Org.)

Downloads

Publicado

13-12-2025

Como Citar

BEZERRA PINTO JÚNIOR, Sérgio; FREIRE FRANÇA, Fabiane; ROSE MAIO, Eliane. EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS: A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA SOCIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 2353–2377, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v14i1.19096. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19096. Acesso em: 14 dez. 2025.