v. 10 n. 2 (2022): Dossiê Currículo, Formação de Professores/as e Educação para a Sexualidade

					Visualizar v. 10 n. 2 (2022): Dossiê Currículo, Formação de Professores/as e Educação para a Sexualidade
Publicado: 2024-01-25

Expediente

  • Expediente

    Joanalira Corpes Magalhães
    1 - 4
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v10i2.15122

Entrevista

  • Entrevista

    Gisele Ruiz Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz Silva, Juliana Lapa Rizza
    8 - 16
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v10i2.15116

Dossiê Currículo, Formação de Professores/as e Educação para a Sexualidade

  • UNICAMP DE PORTAS ABERTAS 2022: OFICINAS SOBRE GÊNERO MINISTRADAS PARA DISCENTES, DOCENTES E FAMILIARES QUE VISITARAM A UNIVERSIDADE RESUMO

    Hugo Romano Mariano, Helena Altmann, Maria Efigenia Ribeiro Pereira, Pâmela Suelen Gama da Cruz, Deise da Silva Martins; Lucas Fontão Abdalla Coracini
    17 - 46
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14192
  • DEBATES TEÓRICOS SOBRE SEXUALIDAD DESDE LAS NARRATIVAS DOCENTES EN LA FORMACIÓN INICIAL

    Maria Teresa Bejarano Franco, Irene Martínez Martín
    47 - 69
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14874
  • FORMAÇÃO NAS RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES EM CURSOS DE PEDAGOGIA DIALOGANDO COM PERSPECTIVAS FOUCAULTIANAS

    Apolônia de Jerusalém Ferreira Silva, Roney Polato de Castro
    70 - 95
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14751
  • INSTITUIÇÃO ESCOLAR E AS (DES)VIADAS: PODER QUE DELA NÃO SE ESCAPA, NÃO EXISTE E SE RESISTE, DEPORTAM

    Rafael dos Santos Reis, Eliane Rose Maio , Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos
    96 - 123
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14928
  • “LUTE COMO UMA PRINCESA” PEDAGOGIAS FEMINISTAS NA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS

    Daiane Cecília Cagnin, Raquel Baptista Spaziani
    124 - 143
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14888
  • VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO

    Igor Felipe Benatti, Viviane Queiroz, Andreza Marques de Castro Leão
    144 - 159
  • O QUE PODE O CORPO INFANTIL NO AMBIENTE ESCOLAR? POTÊNCIAS E INTENSIDADES POR VIR NA FORMAÇÃO DOCENTE

    Thais Adriane Vieira de Matos, Claudia Madruga Cunha
    160 - 185
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14927
  • PENSANDO UM CURRÍCULO ESCOLAR QUEER MESTIÇO AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA QUEER ARTICULADA A METODOLOGIA INTERSECCIONAL

    Rubem Viana de Carvalho, Luiz Felipe de Oliveira Silva, Allene Carvalho Lage
    186 - 212
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14925
  • AS HIERARQUIAS DE GÊNERO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS OLHARES DE ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

    Tatiana Roberta Medeiros, Marcelo Victor da Rosa, Jeimis Nogueira de Castro
    213 - 242
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14911
  • “MEU ALUNO ME QUESTIONOU SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE, E AGORA, O QUE DEVO FAZER?” NARRATIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Luiz Carlos Marinho de Araújo, Camila Beatriz Kummer Fochezatto , Lourdes Aparecida Della Justina
    243 - 267
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14755
  • “EU NÃO DOU CONTA DISSO” REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ALUNAS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS

    Luiz Paulo Ribeiro, Mariana Esteves da Costa
    268 - 293
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14465
  • O QUE AS CORES (NÃO) DIZEM SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE? INFÂNCIAS, IMAGENS E EDUCAÇÃO

    Gabriela Narumi Inoue, João Paulo Baliscei
    294 - 316
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14635

Diversidade em Debate

  • QUANDO VIVER A UNIVERSIDADE É TAMBÉM REINVENTÁ-LA GÊNERO, SEXUALIDADE E TERRITORIALIZAÇÃO EM NARRATIVAS DE ESTUDANTES LGBTI+

    Júlio César de Oliveira Santos
    317 - 340
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14456
  • SEXUALIDADE E GÊNERO NAS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DISCUTINDO A IGUALDADE E RESPEITO ÀS DIFERENÇAS

    Rita Cássia Petrenas, Gabriela Riva
    341 - 366
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14086
  • QUANDO O CORPO FALA NARRATIVAS DE GÊNERO, IDENTIDADE E DIVERSIDADE NO “CIS”TEMA EDUCACIONAL

    Júnior Leandro Gonçalves
    367 - 390
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14314
  • CONFUSÃO ENTRE GÊNERO E SEXO COMO RECURSO IDEOLÓGICO E DESEDUCATIVO NA FALA DE UMA POLÍTICA-PROFESSORA

    Ana Carolina Alves de Lima, Jeane Felix, Maria Eulina Pessoa de Carvalho
    391 - 417
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14288
  • AS FRONTEIRAS DO CORPO UMA ANÁLISE DO FILME EVERYBODY TALKS ABOUT JAMIE NA PERSPECTIVA DE ALGUMA TEORIA QUEER

    Pedro Araújo
    418 - 428
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14181
  • GÊNERO E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA DA LITERATURA ENTRE 2000 E 2018

    Ester Carolina Martins da Silva, Mariana Esteves da Costa, Luiz Paulo Ribeiro
    429 - 457
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14134

Cotidiano da Escola

  • MULTIVERSAS ABORDAGENS SOBRE IDENTIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Gilson Santos Minichilli Prates , Alessandro de Jesus Santana, Luzia Wilma Santana da Silva, Danilo César Souza Pinto, Ana Angélica Leal Barbosa
    458 - 472
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14328