PENSANDO UM CURRÍCULO ESCOLAR QUEER MESTIÇO

AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA QUEER ARTICULADA A METODOLOGIA INTERSECCIONAL

Autores

  • Rubem Viana de Carvalho Universidade Federal de Pernambuco - UFPE https://orcid.org/0000-0001-5044-6201
  • Luiz Felipe de Oliveira Silva Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Allene Carvalho Lage

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14925

Resumo

Neste trabalho refletimos sobre as contribuições da teoria queer articulada à metodologia interseccional como possibilidade de pensarmos outros currículos escolares que sejam comprometidos com o questionamento e enfrentamento à normatividade, cisheteronormatividade, ao racismo e as LGBTfobias, ou seja, currículos múltiplos e não únicos. Para tanto, levantamos a seguinte questão: como a teoria queer pensada a partir de uma metodologia interseccional pode contribuir para pensarmos currículos escolares antirracistas e anti-LGBTfóbicos comprometidos com a multiplicidade? Para nos ajudar a compreender essas relações utilizamos como referencial teórico ideias de Foucault (1988), Butler (2003), Scott (1975), Rubin (2017), Louro (2001), Miskolci (2017) e Borba (2020), além de autores/as como Crenshaw (2002) e Oliveira e Sabino (2020), propondo implementações à teoria queer a partir da proposição da necessidade de articular às categorias de gênero e sexualidades, a categorias como raça e classe para pensarmos as singularidades do Brasil e da América Latina. Enquanto metodologia a análise é qualitativa feita a partir de uma revisão bibliográfica de caráter exploratória. Enquanto procedimento de análise utilizamos a perspectiva de análise de conteúdo de Bardin (1977).  As conclusões apontam que pensar o currículo escolar a partir de uma perspectiva queer mestiça dentro de uma pluralidade geocultural pode contribuir para a criação de currículos mais próximos as diferenças, assim como com a formação de identidades abertas, que podem desafiar preconceitos como o racismo e as LGBTfobias, questionando os modelos hegemônicos e propondo alternativas criativas a partir da torção das opressões.

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Biografia do Autor

Rubem Viana de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestrando em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGEduC/UFPE/CAA). Psicólogo pelo Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP). Pedagogo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA).

Luiz Felipe de Oliveira Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco - Campus do Agreste (UFPE/CAA).

Allene Carvalho Lage

Pós-doutora em Direitos Humanos pelo PPGDH/UFPE (2016). Pós-doutora em Educação na UFRGS (2012). Doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra (2006). Mestra em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - RJ (2001). Graduada em Administração - Faculdades Integradas Anglo Americano - RJ (1993). Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

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Publicado

25-01-2024

Como Citar

Carvalho, R. V. . de, Silva, L. F. de O., & Lage, A. C. (2024). PENSANDO UM CURRÍCULO ESCOLAR QUEER MESTIÇO: AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA QUEER ARTICULADA A METODOLOGIA INTERSECCIONAL . Diversidade E Educação, 10(2), 186–212. https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14925

Edição

Seção

Dossiê Currículo, Formação de Professores/as e Educação para a Sexualidade