AS HIERARQUIAS DE GÊNERO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS OLHARES DE ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14911Resumo
O presente artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que procurou investigar as práticas pedagógicas e as hierarquias de gêneros de discentes do nono ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Quatis (RJ). Foi realizado um estudo com 96 alunos/as do nono ano do Ensino Fundamental com idade média de 15 a 17 anos e três professores/as de Educação Física, todos de escolas públicas da rede municipal de Quatis (RJ). Em vista disso, o estudo foi submetido a uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa e usou uma entrevista semiestruturada para obtenção dos dados empíricos, que foram trabalhados através da análise do conteúdo. A partir dos dados encontrados, verificamos que, apesar de os docentes trabalhem com aulas coparticipativas e os alunos e alunas gostarem de realizá-las, ainda é notória a hierarquia de gênero nas aulas de Educação Física; esse fator é percebido tanto pelos/as professores/as quanto por alunos e alunas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.