AS HIERARQUIAS DE GÊNERO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS OLHARES DE ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14911

Resumo

O presente artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que procurou investigar as práticas pedagógicas e as hierarquias de gêneros de discentes do nono ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Quatis (RJ). Foi realizado um estudo com 96 alunos/as do nono ano do Ensino Fundamental com idade média de 15 a 17 anos e três professores/as de Educação Física, todos de escolas públicas da rede municipal de Quatis (RJ). Em vista disso, o estudo foi submetido a uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa e usou uma entrevista semiestruturada para obtenção dos dados empíricos, que foram trabalhados através da análise do conteúdo. A partir dos dados encontrados, verificamos que, apesar de os docentes trabalhem com aulas coparticipativas e os alunos e alunas gostarem de realizá-las, ainda é notória a hierarquia de gênero nas aulas de Educação Física; esse fator é percebido tanto pelos/as professores/as quanto por alunos e alunas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Roberta Medeiros, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Possui Licenciatura em Educação Física pela FAMINAS -Faculdade de Minas (2009), Licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). É especialista em Atividade Física em Saúde e Reabilitação Cardíaca pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012) e Temas e Perspectivas Contemporâneas em Educação e Ensino pelo CEFET/RJ (2017). Atuou como Professora temporária de Educação Física na Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro, de 2013 a 2015. Concursada e efetiva como docente na disciplina de Educação Física, no município de Quatis/RJ, desde 2016. Mestranda no programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - PPGCult/CPAQ (2021). Tem experiência na área do ensino de Educação Física com ênfase em ensino-aprendizagem, corpo e movimento. Pesquisa nas áreas de gênero e de sexualidade.

Marcelo Victor da Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação (UFMS). Professor nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Culturais (PPGCult) e Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Líder do Núcleo de Estudos Néstor Perlongher.

Jeimis Nogueira de Castro, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca- RJ

Doutor em Ensino em Biociências e Saúde na FIOCRUZ (2019). Mestre em Ciências, com área de concentração em Educação Agrícola UFRRJ (2011). Possui Licenciatura Plena em Pedagogia UERJ (2011) e em Educação Física UFRRJ (2007). É especialista em Gênero e Sexualidade UERJ (2011); Educação e Reeducação Psicomotora UERJ (2008); e em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a distância UFF (2013). Atua como Docente no CEFET/RJ Campus Valença e coordena o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Temas e Perspectivas Contemporânea em Educação e Ensino. Atuou como Coordenador Pedagógico e Professor de Educação Física, Filosofia e Sociologia na Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro e de Educação Física no Município de Itaboraí. Atuou como Professor Substituto no Colégio Técnico da UFRRJ, nas disciplinas de Educação Física (Ensino Médio) e Lazer e Entretenimento (Técnico em Hospedagem). Atualmente desenvolve pesquisas sobre corpo, identidade e gênero na escola.Tem experiência no ensino de Educação Física; Psicomotricidade; Corpo; Identidade; Diferença; Gênero e Sexualidade na escola.

Downloads

Publicado

25-01-2024

Como Citar

Roberta Medeiros, T., Victor da Rosa, M. ., & Nogueira de Castro, J. (2024). AS HIERARQUIAS DE GÊNERO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA : A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS OLHARES DE ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Diversidade E Educação, 10(2), 213–242. https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14911

Edição

Seção

Dossiê Currículo, Formação de Professores/as e Educação para a Sexualidade