O QUE AS CORES (NÃO) DIZEM SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE?

INFÂNCIAS, IMAGENS E EDUCAÇÃO

Autores

  • Gabriela Narumi Inoue Universidade Estadual de Maringá
  • João Paulo Baliscei Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14635

Resumo

Neste artigo, intenta-se problematizar de que maneiras as construções de gênero e a sexualidade interpelam os artefatos culturais destinados às infâncias e à Educação Infantil, sobretudo no tocante às cores. Utiliza-se da metodologia da pesquisa bibliográfica e debruça-se sobre os aspectos conceituais, históricos e políticos do gênero e da sexualidade, formulados pelos Estudos de Gênero. Também se evidenciam os atravessamentos que gênero e sexualidade promovem nos corpos e, ao mesmo tempo, as resistências que os corpos podem manifestar a tais forças. Por conseguinte, relaciona construção de gênero e sexualidade aos universos e artefatos endereçados às infâncias, recorrendo às bibliografias referentes à temática e aos documentos afetos à Educação Infantil. Compreende-se que as construções de gênero e sexualidade são engendradas social, histórico e culturalmente às infâncias, antes mesmo do nascimento do indivíduo; e delimitam as atuações de masculinidade e feminilidade conforme normatizações específicas, principalmente pelas cores azul e rosa.

Downloads

Biografia do Autor

Gabriela Narumi Inoue, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá (2022)

João Paulo Baliscei, Universidade Estadual de Maringá

<span>Doutor em Educação (2018) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá com estudos na Facultad de Bellas Artes/ Universitat de Barcelona, Espanha. Mestre em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Maringá; Especialista em Arte-Educação (2010) e Educação Especial (2011) pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; e Graduado em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Maringá (2009). É professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá e coordenador do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens - ARTEI. Desenvolve pesquisas sobre Educação, Arte/ Ensino de Arte; Estudos Culturais; Estudos da Cultura Visual; Visualidades; Gênero e Masculinidades.</span>

Downloads

Publicado

25-01-2024

Como Citar

INOUE, Gabriela Narumi; BALISCEI, João Paulo. O QUE AS CORES (NÃO) DIZEM SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE? : INFÂNCIAS, IMAGENS E EDUCAÇÃO. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 294–316, 2024. DOI: 10.14295/de.v10i2.14635. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14635. Acesso em: 25 ago. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Currículo, Formação de Professores/as e Educação para a Sexualidade