O QUE AS CORES (NÃO) DIZEM SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE?

INFÂNCIAS, IMAGENS E EDUCAÇÃO

Autores

  • Gabriela Narumi Inoue Universidade Estadual de Maringá
  • João Paulo Baliscei Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14635

Resumo

Neste artigo, intenta-se problematizar de que maneiras as construções de gênero e a sexualidade interpelam os artefatos culturais destinados às infâncias e à Educação Infantil, sobretudo no tocante às cores. Utiliza-se da metodologia da pesquisa bibliográfica e debruça-se sobre os aspectos conceituais, históricos e políticos do gênero e da sexualidade, formulados pelos Estudos de Gênero. Também se evidenciam os atravessamentos que gênero e sexualidade promovem nos corpos e, ao mesmo tempo, as resistências que os corpos podem manifestar a tais forças. Por conseguinte, relaciona construção de gênero e sexualidade aos universos e artefatos endereçados às infâncias, recorrendo às bibliografias referentes à temática e aos documentos afetos à Educação Infantil. Compreende-se que as construções de gênero e sexualidade são engendradas social, histórico e culturalmente às infâncias, antes mesmo do nascimento do indivíduo; e delimitam as atuações de masculinidade e feminilidade conforme normatizações específicas, principalmente pelas cores azul e rosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Narumi Inoue, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá (2022)

João Paulo Baliscei, Universidade Estadual de Maringá

<span>Doutor em Educação (2018) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá com estudos na Facultad de Bellas Artes/ Universitat de Barcelona, Espanha. Mestre em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Maringá; Especialista em Arte-Educação (2010) e Educação Especial (2011) pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; e Graduado em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Maringá (2009). É professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá e coordenador do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens - ARTEI. Desenvolve pesquisas sobre Educação, Arte/ Ensino de Arte; Estudos Culturais; Estudos da Cultura Visual; Visualidades; Gênero e Masculinidades.</span>

Downloads

Publicado

25-01-2024

Como Citar

INOUE, Gabriela Narumi; BALISCEI, João Paulo. O QUE AS CORES (NÃO) DIZEM SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE? : INFÂNCIAS, IMAGENS E EDUCAÇÃO. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 294–316, 2024. DOI: 10.14295/de.v10i2.14635. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14635. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Currículo, Formação de Professores/as e Educação para a Sexualidade