VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO
Resumo
O objetivo deste estudo foi realizar uma pesquisa bibliográfica acerca da violência contra a mulher no contexto universitário para compreender o conceito de gênero e a percepção de estudantes universitários acerca do tema, também, conhecer o fenômeno na universidade. Como resultado desta pesquisa, analisou-se 9 artigos e concluiu que o conceito de gênero é utilizado e compreendido pelos universitários como sinônimo de sexo e a violência contra a mulher tem o seu reconhecimento predominante apenas na configuração do tipo física. A violência do tipo psicológica, por sua vez, é de difícil identificação neste contexto, apesar da sua grande recorrência. Diante disso, evidencia-se a necessidade da compreensão do fenômeno nas universidades para a reflexão de ações e de políticas universitárias, promovendo a qualificação de docentes e a inserção de conteúdos em disciplinas que abordem a sexualidade, os corpos e as relações étnico-raciais alicerçadas na questão de gênero no intuito de enfrentar a violência contra a mulher na universidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.