VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar uma pesquisa bibliográfica acerca da violência contra a mulher no contexto universitário para compreender o conceito de gênero e a percepção de estudantes universitários acerca do tema, também, conhecer o fenômeno na universidade. Como resultado desta pesquisa, analisou-se 9 artigos e concluiu que o conceito de gênero é utilizado e compreendido pelos universitários como sinônimo de sexo e a violência contra a mulher tem o seu reconhecimento predominante apenas na configuração do tipo física. A violência do tipo psicológica, por sua vez, é de difícil identificação neste contexto, apesar da sua grande recorrência. Diante disso, evidencia-se a necessidade da compreensão do fenômeno nas universidades para a reflexão de ações e de políticas universitárias, promovendo a qualificação de docentes e a inserção de conteúdos em disciplinas que abordem a sexualidade, os corpos e as relações étnico-raciais alicerçadas na questão de gênero no intuito de enfrentar a violência contra a mulher na universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Felipe Benatti

Graduação em Administração pela Universidade Paulista (2016), e atualmente, graduando de Psicologia pela Universidade de Araraquara (03/2021), Bolsista de Iniciação Científica CNPQ e Pós-Graduando em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara. Tem experiência em Desenvolvimento Humano Organizacional e em Psicologia com projetos sobre o discurso de gênero no contexto universitário. Membro desde 2020 do "Núcleo de Estudos da Sexualidade - NUSEX" - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Araraquara) e membro desde 2020 do "Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Política, Álcool e Drogas - GEPAD" - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Vitória da Conquista).

Viviane Queiroz, Universidade de Araraquara - UNIARA/Docente

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e mestrado em Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de Araraquara (2014). Atualmente é tutor de ensino à distância da Universidade de Araraquara e professor da Universidade de Araraquara. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia social, relacionamento amoroso, trabalho, internet. e estresse ocupacional.

Andreza Marques de Castro Leão , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita - UNESP/Docente

Docente, orientadora e vice-coordenadora dos Programas de Pós-Graduação em Educação Sexual e Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara- UNESP. Coordenadora adjunta da Universidade Aberta do Brasil-Unesp. Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo e Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista-FCLAr- Araraquara, Especialização em Psicopedagogia, Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista e Pós-Doutorado em Sexologia e Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação sexual e prevenção à violência sexual infantojuvenil.

Downloads

Publicado

25-01-2024

Como Citar

Benatti, I. F., Queiroz, V., & Leão , A. M. de C. . (2024). VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO. Diversidade E Educação, 10(2), 144–159. Recuperado de https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14739

Edição

Seção

Dossiê Currículo, Formação de Professores/as e Educação para a Sexualidade